FCT e PlanAPP lançam 2.ª edição do concurso Science4Policy para estudos de ciência para as políticas públicas

Financiamento visa estimular produção de conhecimento científico para apoio à decisão e definição de políticas.

228

O aviso de abertura da segunda edição do concurso Science4Policy (S4P-24): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas já foi publicado. A apresentação de candidaturas decorrerá entre o dia 29 de fevereiro de 2024 e as 17h00 de 2 de abril de 2024 (horário de Portugal Continental).

Lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP), o concurso visa apoiar a produção de conhecimento científico que responda às necessidades específicas associadas a várias áreas de política pública. O objetivo é facultar evidências que contribuam para o apoio à decisão e à definição e implementação de políticas, envolvendo, em cada projeto, diferentes áreas governativas.

Com uma dotação orçamental de um milhão trezentos e cinquenta mil euros, é destinado a investigadores afetos a Unidades de Investigação, Laboratórios do Estado e Laboratórios Associados, entre outros organismos do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Os estudos terão uma duração máxima de 12 meses. O valor máximo a atribuir a cada equipa de investigação varia entre os 35 e os 50 mil euros, consoante a linha temática.

No quadro da RePLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, foram definidas 32 linhas temáticas, cada uma apoiada por, pelo menos, duas áreas governativas e inserida numa das Agendas Temáticas da Estratégia Portugal 2030: Agenda 1 – as pessoas primeiro: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade; Agenda 2 – digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento; Agenda 3 – transição climática e sustentabilidade dos recursos; e Agenda 4 – um país competitivo externamente e coeso internamente.

Para mais informações, consulte a página do concurso.