Cascais tem o primeiro Centro de Proteção Animal do país a promover Curso de Tratadores de Animais em Cativeiro

O Centro de Proteção Animal de Cascais, que integra a Associação São Francisco de Assis – Cascais e o Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Cascais promove pela primeira vez em Portugal, em conjunto com o Instituto para o Emprego e Formação Profissional (IEFP), um Curso de Tratadores de Animais em Cativeiro.

216

O Município pretende capacitar profissionais que, de acordo com as normas de higiene, segurança, controlo ambiental, preservação e direitos dos animais, executam as atividades relativas à higiene, alimentação, sanidade, reprodução e maneio dos animais em cativeiro, bem como, ao acolhimento e relacionamento com o público, as situações de stress ou inadaptação.

O curso confere o 9º ano e a qualificação profissional de nível 2, com a designação de Tratador de Animais em Cativeiro, do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). De entre as várias saídas possíveis, no final do curso, os formandos estarão aptos a trabalhar em Centros de Recolha Oficial de Animais, bem como no tratamento de animais exóticos em zoológicos, aquários e lojas de animais.

Para Nuno Piteira Lopes, Vereador da Câmara Municipal de Cascais, “a abertura deste curso junta duas necessidades, pois ajuda a uma maior empregabilidade jovem e dinamiza e qualifica o tratamento e bem-estar animal”, acrescentando que estes “são dois vetores muito importantes no projeto que a autarquia tem para o concelho”.

Para João Salgado, “O Município de Cascais tem sido pioneiro em matéria de saúde, proteção e bem-estar animal e, como tal, pensámos que faria todo o sentido abrir um curso que permita dotar profissionais capazes de trabalhar nesta área, com um quadro de formadores de referência nestas matérias”, descreve o Vice-Presidente Executivo da Associação São Francisco de Assis – Cascais.

A formação terá lugar no Centro de Proteção Animal de Cascais e é dirigido a maiores de 18 anos com o 6º ano de escolaridade. As inscrições podem ser feitas para o cfrp.alcoitao@iefp.pt ou através do site do IEFP. O curso arranca a 31 de maio de 2021 e decorrerá entre as 8h e as 14h.