Início Atualidade BL Consulting na Vanguarda de Soluções orientadas para o Futuro

BL Consulting na Vanguarda de Soluções orientadas para o Futuro

0
BL Consulting na Vanguarda de Soluções orientadas para o Futuro

Com sede na Covilhã, é desde 2014 que o Grupo BLC deu início à sua atividade, com o principal objetivo de promover a empregabilidade e a competitividade das empresas do interior de Portugal, através de seis unidades estratégicas de negócio: Consultoria em Gestão de Talento (BL Consulting), Recrutamento & Seleção (BL Recruitment), Formação Profissional (BL Training), Outsourcing de Serviços Especializados (BL Outsourcing), Trabalho Temporário (BL Staffing) e, por fim, Integração Social (BL Integra). Hoje, fruto do seu crescimento, a recentemente transformada BL Consulting nasceu com o intuito de alargar e crescer para um âmbito nacional e assim atingir novos targets, através daquele que é o seu know-how.
Know-how esse que se traduz em conhecimento profundo de cada setor de atividade aliado à capacidade de análise de tendências de mercado, para estimular, partilhar e potenciar a criação de talento em rede e assim desenhar as soluções de valorização que melhor se adaptam à cultura organizacional, à estrutura de capital intelectual, ao perfil de negócio e às necessidades sociais das comunidades onde a BL Consulting se insere.

De que forma a BL Consulting se destaca no mercado?

Miguel Luís, Community Manager ou Gestor de Pessoas (Recursos Humanos), com mais de 16 anos de experiência na área, afirma que “o mercado é altamente competitivo e as organizações, para terem sucesso, têm de ter uma proposta de valor que seja diferenciadora. Além da nossa equipa, que é muito transversal e multidisciplinar, temos uma componente que vai ao encontro dos novos desafios do mundo dos Recursos Humanos por via de estratégias de Employer Branding – uma área muito importante, que começa a ter alguma visibilidade e expressão, mas cujo know-how ainda é escasso”. Assim, é possível verificar que, sendo uma marca recente, é também no sentido da modernidade e da diferenciação que, a mesma, tenta (e consegue) destacar-se no mercado.
Mas o objetivo não é só diferenciar-se no mercado. A BL Consulting pretende também colmatar algumas lacunas que, na sua perspetiva, estancam aquele que poderá ser o crescimento do setor dos Recursos Humanos em Portugal. Para o nosso entrevistado, “o binómio candidato/empresa tem de evoluir, apesar de estar já a dar largos passos. Ainda estamos numa lógica de uma entrevista unidirecional, ou seja, quando um candidato vai a uma entrevista de emprego, a mesma ainda é totalmente conduzida pelo entrevistador da organização. Os candidatos ainda se sentem muito pouco disponíveis para eles próprios, participarem de forma ativa no processo”, acrescentando ainda que “neste sentido, diria que estamos num momento-chave daquilo que será uma mudança das práticas entre o entrevistador e o candidato. O entrevistador começa a perceber que «vender o sonho» já não funciona, acabando, assim, por se diminuir o gap de expetativas através da transparência”.
É também através da transparência, excelência e integração que, a BL Consulting, tem desenvolvido no mercado de trabalho um melhor e mais poderoso fluxo de boas contratações.

A transformação digital no setor

Sabe-se que a pandemia que vivemos impulsionou diretamente a transformação digital de vários setores de atividade – se antes era apenas uma tendência, hoje é uma realidade efetiva.
Se falamos em transformação digital, falamos também de inovação e tecnologia. Neste campo, a BL Consulting, através da sua rede de parceiros tecnológicos desenvolve, customiza e transfere ferramentas tecnológicas com programas inovadores para apoiar os gestores de pessoas a desenvolver, com mais eficiência, o ciclo de gestão de talento da sua organização.
“O desenvolvimento cada vez maior de aplicações e de softwares de apoio aos Recursos Humanos é uma área de serviço que estamos a desenvolver e onde queremos, sobretudo, aportar valor aos nossos clientes. Já há muitos softwares excelentes no mercado, mas temos de perceber que, por vezes, um software não é útil para todas as organizações. A ferramenta que diria ser perfeita, é aquela que é ajustável à realidade de cada empresa”, assegura Miguel Luís.

Plataforma de Gestão de Talento – PeopleHum

Foi precisamente para colmatar essa falha no mercado que a BL Consulting se tornou parceira estratégica para o mercado de língua portuguesa da multinacional PeopleHum – uma plataforma integrada de gestão de capital humano que conta com um interface ágil, eficaz e de fácil utilização, com o poder da Inteligência Artificial e de Insights de forma a apoiar cada organização a ter um melhor desempenho na gestão de talento integrando quatro áreas estratégicas: Employer Branding, Employee Experience, Learning & Development e Balance Score Card.
“É uma plataforma totalmente flexível e ajustável às necessidades de cada empresa. Por exemplo, dentro da PeopleHum podemos ter formação, ter feedback automático, avaliações de desempenho, controlo de assiduidade, entre outras vertentes. Uma das áreas que eu julgo que será mais relevante dentro destas soluções de Recursos Humanos é o trabalho colaborativo – na pandemia desenvolveu-se bastante essa parte. Desenvolveram-se plataformas de trabalho colaborativo, mas, na maior parte das organizações tinham de ter três, quatro ou cinco soluções para conseguirem desempenhar todas as suas atividades. Na PeopleHum, conseguimos conciliar tudo dentro de um único ambiente de trabalho”, clarifica o nosso entrevistado.
Atualmente, esta plataforma de gestão de talento está presente em 37 países e a BL Consulting garante que Portugal será mais um caso de sucesso.
Já totalmente customizada para o mercado nacional tendo em conta tudo o que a legislação indica, é no próximo mês de outubro que a PeopleHum estará pronta a utilizar.
É desta forma que a BL Consulting olha para o presente – com soluções orientadas para o futuro.