i-Memorial perpetua memórias no virtual 

Plataforma digital para partilha de memórias de entes queridos tem como objetivo perpetuar a recordação de familiares e amigos, para além das homenagens em formato tradicional. O i-Memorial chega ao mercado para manter vivas as memórias familiares e ser um elo entre distintas gerações.

293

O i-Memorial é uma plataforma digital para a criação de memoriais póstumos, que pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira prestar uma homenagem a familiares e amigos e partilhar recordações, mantendo viva a memória da família, transmitindo aos seus descendentes conhecimentos herdados e recordando os antepassados.

Um QR Code instalado numa campa ou lápide torna-se o ponto de acesso a informação guardada virtualmente, que pode ser gerida pelos clientes do serviço.

Perante as habituais formas de homenagear alguém que já partiu, nomeadamente através da deposição de flores e velas presencialmente em cemitérios, o i-Memorial ajuda a perpetuar gestos de homenagem colmatando a distância e a falta de disponibilidade, e o consequente abandono destas tradições, com um serviço inovador, de baixo custo e fácil utilização.

”Queremos manter vivas as memórias familiares e criar uma ligação entre gerações através de um repositório de informação, imagens e vídeo, homenageando antepassados e pessoas relevantes na vida de cada um”, explica Pedro Andrade, responsável pelo projeto. “Esta é uma forma de manter viva a história familiar, partilhá-la com outros e tornar visível um gesto de homenagem que vai para além dos formatos tradicionais a que estamos acostumados”, acrescenta.

O i-Memorial foi desenvolvido a pensar na divulgação das fotografias e vídeos “perdidos” em álbuns e gavetas e pretende ser uma resposta a quem conhece, e quer dar a conhecer, as histórias e momentos vividos com os seus entes queridos.

Tal como tantos outros serviços que migraram do espaço físico para o virtual, o i-Memorial procura, com respeito pelos clientes e homenageados, ocupar uma lacuna nos tributos familiares, através da inovação.

Informações adicionais e aquisição do serviço disponíveis no website da plataforma, em www.i-memorial.pt.