Situada no Lumiar, em Lisboa, a PMR Imobiliária tem quatro anos de existência, mas conta com uma equipa com duas décadas de experiência na mediação imobiliária, cuja qualidade é amplamente reconhecida por aqueles com quem tem trabalhado ao longo dos tempos, sejam os clientes ou outros players do setor. Reconhece que cada cliente tem diferentes necessidades e objetivos, apostando, por isso, no acompanhamento personalizado, assente na prestação de serviços diferenciados e adequados à especificidade de cada desafio que por ali passa diariamente. Paula Moreira, Gerente e Diretora Comercial da marca, é a «voz» e a «alma» dedicada que procura inspirar todos os intervenientes para a arte do bem-fazer, não se acomodando aos seus largos anos de vivência neste meio. “A nossa atuação hoje é muito orientada para aquilo que o cliente pretende, para a missão pela qual nos contacta, para o que quer que o ajudemos a cumprir. Assim, a nossa estratégia passa muito mais por irmos à procura das melhores soluções e, felizmente, temos o orgulho de afirmar que hoje muitos dos nossos clientes chegam até nós através de referenciação”, começa por desvendar a nossa entrevistada. Muitos são também os clientes que voltam. E a palavra «voltar», neste meio, tem um significado especial. Exprime a satisfação dos mesmos num processo que pode ser complexo uma vez que implica não só a gestão dos bens materiais mais valiosos, mas também dos bens imateriais, que se traduzem em emoções e em sentimentos profundos ou até mesmo em sonhos que muitos tendem a adiar por circunstâncias inerentes às suas vidas. Por este motivo, o Consultor Imobiliário da PMR, não é apenas um comercial mas sim um consultor ao longo de todo o processo.
A formação como forma de adaptação e diferenciação constante no mercado
A verdade é que, embora esta proximidade que tanto se fala impulsione (e muito) as relações duradouras de confiança com os clientes, esta pode não ser suficiente num setor cada vez mais competitivo. Em função disto, a formação ganhou hoje em dia uma nova e poderosa forma, não só de conhecimento, mas também de distinção. “A aposta na formação, a meu ver, é fundamental para continuarmos a crescer em todas as vertentes. Há sempre novas metodologias, temáticas e conteúdos a desenvolver”, sustenta Paula Moreira. Dessa forma, a PMR Imobiliária dedica grande parte do seu tempo a apostar na formação interna e externa da sua equipa. Tal como a nossa entrevistada refere: “Apostamos em formações internas e fazemos com muita regularidade também formações externas com entidades de referência nas suas áreas, com as mais diversas temáticas: comunicação, negociação, prospeção, avaliação imobiliária, marketing de conteúdo, posicionamento online, fotografia & vídeo, fiscalidade, legislação, entre muitas outras. Na PMR todas estas formações são dinamizadas e custeadas pela empresa, facilitando assim o acesso de toda a equipa. O nosso objetivo é dar aos nossos consultores todas as ferramentas de aprendizagem que lhes permitam alcançar os melhores resultados, com um serviço de excelência ao cliente”. O plano anual de formação da PMR permite que os consultores elejam trimestralmente as formações que pretendem frequentar, analisando com a sua direção comercial as opções que melhor se enquadram no seu desenvolvimento profissional. Além das formações teóricas, o acompanhamento prático que as direções comerciais prestam aos consultores torna-se essencial não só no seu dia a dia, mas sobretudo no momento de integração de novos consultores na empresa.
Credibilidade do setor imobiliário em Portugal
Nos diversos desafios que o setor imobiliário tem vindo a enfrentar, a formação pode ser encarada como um pilar fundamental, uma vez que oferece aos colaboradores a oportunidade de explorarem o seu potencial e desenvolverem as suas competências de forma eficaz. Contudo, não é só ao nível dos Recursos Humanos que a formação se mostra ser uma peça essencial – também é importante para o crescimento do próprio mercado. “Quando eu me iniciei no setor imobiliário, em 2008, existia muito a mentalidade, já na altura errada, que enveredar por este setor era uma segunda opção, normalmente uma alternativa depois de outras não terem corrido bem, e hoje felizmente já não é essa a mentalidade. A formação que existe atualmente, em comparação com aquela que existia há dez anos, é completamente diferente, não só na quantidade, nas temáticas, como na qualidade dos formadores. Penso que esta evolução tem dado credibilidade ao setor, até mesmo além-fronteiras”, confessa Paula Moreira. Assim, além da formação impulsionar o crescimento do setor em Portugal, gera valor para o negócio e rima com ética e credibilidade. Certo é que este mercado tem, por isso, sofrido transformações nos últimos anos e temos vindo a assistir a uma crescente profissionalização. Estamos, contudo, perto de chegar a uma verdadeira cultura do imobiliário? A nossa interlocutora garante que “algo muito importante que se diz que irá acontecer este ano é a profissionalização do setor. Há muito que se fala da necessidade de uma carteira profissional para desenvolver esta atividade e muitas Associações do setor lutam por essa realidade. Se pensarmos bem sobre o assunto, percebemos que, se para irmos a Tribunal precisamos de um Advogado, então para vender uma casa, com toda a complexidade do processo, não faria sentido estarmos acompanhados de um profissional da área? Acredito que, mesmo em centros urbanos onde há muita mediação imobiliária, o cliente ainda nos vê como um custo e a profissionalização poderia ajudar a colmatar esta mentalidade”.
Os próximos passos a dar
A paixão que circula na PMR Imobiliária é (quase) palpável. Isto porque, além do olhar atento e dedicado de Paula Moreira, existe uma equipa incansável no que ao seu conhecimento profissional diz respeito. Apesar de serem apenas quatro anos de história com a marca PMR, são muitos mais os de experiência e inúmeros os casos de sucesso. Os meses que se seguem já estão planeados e não há margem para dúvidas em relação à certeza que paira sobre a sua evolução. “Para que consigamos dar resposta a todas as pessoas que nos chegam e porque queremos crescer enquanto marca, estamos de momento num processo de recrutamento de um(a) Diretor(a) Comercial, que irá constituir uma nova equipa. Temos mercado, temos estrutura, temos espaço físico, portanto esta parece-nos a altura ideal para concretizar este projeto”, sustenta a nossa entrevistada, acrescentando ainda que “no que concerne à equipa atual, temos em desenvolvimento a figura do Top Producer – um comercial que tem outros a trabalhar com ele”. Para terminar, e não menos importante, a pedra basilar continuará, no futuro, a reger-se pela proximidade. Apesar de os meios digitais terem chegado para facilitar os processos e a inovação passe por isso mesmo, a PMR Imobiliária prima pelo contacto presencial com os seus clientes, uma vez que este negócio, mais uma vez, é muito mais do que isso: é, muitas vezes, uma relação eterna.