“Acreditamos que Juntos vamos construir um Futuro cada vez Melhor”

Nas linhas seguintes falamos sobre a história de uma marca que completa, agora, 12 anos de brilho e conquista. Falamos da rede Aqui é Fresco e do caminho que traçou para que os consumidores voltassem a valorizar o comércio de proximidade. Do futuro que se avizinha e dos pilares fundamentais que farão parte dele. Tudo isto, pela «voz» de Carla Esteves, Diretora Executiva UniMark e desta Sociedade, que, em tempo de aniversário, deixa ainda uma mensagem especial a todos os envolvidos no projeto.

159

A rede Aqui é Fresco assinala, este ano, o seu 12º aniversário e promete dar continuidade ao seu percurso de afirmação como a maior cadeia de comércio independente em Portugal. Fazendo uma retrospetiva destes 12 anos, como nos pode descrever a evolução da Sociedade no mercado?

Como habitual, a Sociedade Aqui é Fresco está atenta ao mercado e às necessidades sentidas pelos seus parceiros de negócio e essencialmente dos seus associados. Nasceu deles e vive para eles. Consequência disto mesmo, em 2011, o comércio de rua sentia uma grande necessidade de atualização dos seus conceitos e ao mesmo tempo de força e união. Isto para que então fosse possível encontrar espaço entre os estilhaços da explosão de insígnias poderosas que se vinham a implementar cada vez mais no nosso país.

Portugal sempre respondeu bem ao conceito de grande superfície. Quer fosse em centro comercial, quer fosse ao nível do comércio alimentar. Convivendo pacificamente com esta realidade, a marca Aqui é Fresco apresenta as respostas necessárias para justificar este fenómeno, pois reúne as ferramentas adequadas: preço competitivo, qualidade, atendimento personalizado e um serviço de excelência.

Por todos estes motivos, o AeF conquistou de imediato uma boa quantidade de associados e retalhistas, onde o crescimento foi acontecendo de forma natural e consolidada.

A grande evolução ao longo destes anos, é consequência da união do grupo e da mente aberta que se vive no conjunto de aderentes Aqui é Fresco.

Preço, serviço, atendimento e qualidade cada vez mais competitivos. Adicionalmente, hoje, também já se vive na nossa marca Aqui é Fresco, a era digital.

Há 12 anos, a Sociedade Aqui é Fresco nasceu com o propósito de criar ferramentas e métodos de trabalho que devolvam ao comércio de proximidade a dignidade que merece, assente em valores sustentáveis e com foco no crescimento da economia local. Em tempo de aniversário (e, com certeza, de alguma reflexão), como tem vindo a ser o concretizar destes objetivos?

Acertar no caminho e na direção corretas requer muita união, atenção ao detalhe e foco no negócio e no mercado. Humildade tem vindo a ser uma das principais ferramentas que nos permitem estar atentos ao mercado e em função das aprendizagens com os erros (que também cometemos) conseguirmos continuar a crescer ano após ano. Ao mesmo tempo, temos festejado os nossos sucessos com energia e com total orgulho sobre cada desafio ultrapassado. Somos um grupo de pessoas apaixonadas pelo que fazemos e como seria de esperar, no momento correto, congratulamo-nos pelos feitos alcançados.

Estes momentos de festa, são aproveitados para festejar e em simultâneo, reforçar a união e fomentar o diálogo e a proximidade entre os elementos que constituem este grande grupo.

Todos os intervenientes neste negócio, Sociedade, grossistas e retalhistas estão hoje focados em reforçar os aspetos positivos que conseguiram no período de pandemia, em que um grande número de consumidores voltou a valorizar o comércio de proximidade. Como diria que está, atualmente, o retalho em Portugal?

Ao contrário do que se podia esperar de um grupo de empresas que à partida parecia disperso, onde cada um lutaria naturalmente pelos seus próprios interesses, a união entre concorrentes e não concorrentes é visível. Como consequência, os resultados favoráveis também estão à vista. Quem se associou e quis pertencer a um todo, ganhou a força necessária para enfrentar as adversidades. Diria que o retalho se divide em três tipos de empresas. Aqueles que se instalaram em determinada localidade e apresentam a diferença nessas mesmas zonas em relação à sua concorrência, e por esse motivo conseguem, embora com algumas dificuldades, ir sobrevivendo ao longo dos anos. Os que se isolaram nas suas próprias ideias e que estão à mercê da sorte e os que se uniram e reforçam as suas energias, atualizando-se nas diversas áreas de atuação e que, com esta atitude, fazem parte do grande grupo de retalhistas que está para vencer e oferecer um serviço cada vez mais competitivo ao seu consumidor. O retalho não representa uma alternativa. Hoje, o retalho representa a opção inteligente de compra, nos diversos setores de atividade.

Devido à concorrência crescente entre mercados, a Aqui é Fresco considera que inovar e ser criativo são dois fatores fundamentais para o sucesso da rede. Neste sentido, e sabendo que a digitalização e a sustentabilidade são dois pilares basilares do mundo moderno, de que forma a Sociedade tem colocado em prática estes domínios?

A nossa premissa em relação a todos os temas, prende-se com a genuinidade das nossas atitudes. O caminho que seguimos é sempre sentido. Por outras palavras, o que fazemos é para ser, e não para parecer. Desta maneira, a consciencialização das equipas de trabalho foi feita de forma muito natural, fazendo com que o conceito de implementação de uma atitude sustentável ocorresse de uma forma envolvente e não como uma exigência. Neste domínio, a aposta que fazemos na pessoa certa, no lugar certo e no desenvolvimento de todos os elementos que constituem o nosso grupo, tem como resultado o desenvolvimento profissional, a inclusão, a aposta no crescimento das nossas equipas e na formação no que diz respeito aos conceitos sustentáveis. A nossa relação com o planeta aposta num sortido de produtos, onde cada vez mais estão presentes fornecedores que oferecem garantias nestas matérias. A redução de resíduos resultantes da nossa atividade, tem vindo a ser uma preocupação constante, isso mesmo, a título de exemplo, adotámos a utilização de sacos de papel ou fabricados em plástico reciclável. A separação do lixo nas nossas lojas é uma realidade cada vez mais uniforme e o zelo pelo conforto e felicidade no trabalho dos nossos colaboradores é, no mínimo, uma preocupação de todos os empresários aderentes do Aqui é Fresco.

A apresentação do cartão Aqui é Fresco foi o primeiro passo decisivo para a nossa presença cada vez mais preponderante no mercado digital. Os nossos aderentes usufruem de programas de formação específicos, para poderem optar entre outros, por programas totalmente dedicados à divulgação e presença digital. Já são muitos os aderentes da marca Aqui é Fresco que apostam fortemente nas novas tecnologias para desenvolverem e se afirmarem no mundo digital.

Além disso, a Aqui é Fresco distingue-se, ainda, pelas iniciativas de cariz social que pratica. Prova disso mesmo é o lema do 12º aniversário, “Aqui Cuidamos da Sua Família”, e que se traduz num sorteio de vários cabazes recheados de bens de primeira necessidade – um pequeno gesto, que se traduz num contributo que fará a diferença no lar de muitas famílias. Num ano de grandes desafios, quão importante é, para a Sociedade, mercado e consumidores este projeto?

A equipa Aqui é Fresco quer fortemente fazer parte de um mundo onde a preocupação com a evolução do negócio representa a sustentabilidade para todos. Não pretendemos que um determinado número de pessoas venha a fazer parte do nosso mundo. O que pretendemos, é ser um grupo de pessoas cada vez maior que pretende fazer parte do mundo. Com esta visão, o que fazemos é proporcionar o conforto de quem nos rodeia, defendendo a sustentabilidade do negócio e do espaço que ocupamos na sociedade. Estamos convictos que sem colocar em risco a credibilidade das nossas empresas aderentes, podemos ir sempre um pouco mais longe neste campo. O limite das nossas ações está sempre a ser desafiado.

Este ano promovemos a distribuição de cerca de 1.800 cabazes alimentares, mas isto representa apenas a ponta do iceberg das ações de sensibilização.

Apesar de ser tempo de reflexão e de celebração, é necessário pensar no futuro. Assim, que metas foram delineadas para o ano de 2023 da Aqui é Fresco? Que novidades e/ou novos desafios nos pode confidenciar?

O foco está assente em cinco pilares estratégicos:

  1. Vamos continuar a consolidar o trabalho realizado nestes últimos doze anos em prol de um serviço de excelência com a paixão que tanto nos caracteriza. Vamos criar mais notoriedade e confiança na nossa marca própria UP, melhorando o sortido nas diferentes categorias, com uma aposta clara na qualidade aliada a preços competitivos enquanto estratégia de fidelização dos nossos clientes. Queremos manter a atividade promocional intensa, proporcionado aos nossos associados e retalhistas uma boa competitividade para fazer face à dinâmica do mercado atual. Vamos fazer a nível do AeF 24 folhetos quinzenais, 12 monofolhas e quatro monofolhas de lojas nível II com brindes de oferta aos consumidores finais. Queremos garantir a boa parceria com todos os nossos parceiros da indústria;
  2. Melhorar e aumentar a imagem cooperativa AeF em todas as lojas do grupo, o que nos permitirá ter uma maior notoriedade. A promoção da identidade gráfica da nossa rede tem sido uma prioridade e uma realidade ao longo dos últimos anos, temos vindo a adaptar lojas e os seus sortidos, tornando-as mais apelativas para as gerações presentes e futuras;
  3. Digitalização da rede é também um dos nossos pilares. Queremos melhorar a nossa comunicação interna e externa. Tornar mais apelativos todos os nossos conteúdos nas redes sociais (facebook, instagram e linkedin) e o nosso site virado mais para o nosso cliente/consumidor;
  4. Aumentar a Sustentabilidade, pois não é uma moda, mas sim uma necessidade. Vamos continuar a sensibilizar todos os nossos parceiros. O tempo é um bem cada vez mais valorizado e a proximidade responde a esta tendência. Os clientes podem entrar para uma compra rápida, próximo de sua casa, sem terem de se deslocar de automóvel – tão importante numa altura de subida dos custos energéticos. O nosso setor desempenha um importante papel enquanto pilar das comunidades locais, como gerador de emprego e como parte integrante da noção de sustentabilidade, que não se esgota na dimensão ambiental e engloba, ainda, a dimensão social e económica.

Estamos a trabalhar no sentido de reduzir, significativamente, o impacto climático ao longo da nossa cadeia de valor, assim como incorporar mais comportamentos sustentáveis na nossa organização;

  1. Diminuir o desperdício alimentar. Já somos parceiros da To Good To Go e em setembro de 2022 juntamo-nos ao movimento Unidos Contra o Desperdício. Este ano queremos fazer mais e melhor. Queremos motivar toda a cadeia de valor a contribuir diariamente para este nosso objetivo.

Gostaria, por fim, de deixar uma mensagem especial à equipa, parceiros e associados da rede Aqui é Fresco, pelos 12 anos de uma atividade notável e de extrema importância para o sucesso de todos os envolvidos?

Trabalhar na rede AeF representa uma experiência fantástica. O nosso crescimento pessoal e profissional está intimamente ligado, e quem faz, ou fez parte, deste grande grupo está consciente que contribuiu de forma inequívoca para que hoje o caminho que seguimos esteja tão claro e bem definido e seja um caminho de sucesso!

Este sucesso não é individual, mas sim de um grupo de pessoas que trabalham diariamente com paixão e focadas no atingimento dos vários objetivos propostos, sempre motivados e um “sorriso” para o mundo.

A mensagem que queremos passar a todos os que se viram envolvidos no projeto Aqui é Fresco, é o nosso mais genuíno agradecimento. As portas estarão sempre abertas para quem por elas quiser passar e contribuir para continuarmos a proporcionar experiências fantásticas de relacionamento profissional, onde a credibilidade e a sustentabilidade se apresentam como vetores principais de atuação.

Somos um grupo unido, e por quem cá está, ou passou, nutrimos sempre um sentimento de gratidão, carinho e diferenciação.

Acreditamos que juntos vamos construir um futuro cada vez melhor!