Missão PreviSaúde by Trueclinic: Dignificar a Medicina do Trabalho em Portugal

Em entrevista com a Revista Pontos de Vista, Rui Garrido, novo Diretor Clínico desde janeiro de 2023, especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Geral e Familiar, contou-nos de que forma a empresa desenvolve a sua atividade com o propósito de dignificar a Saúde Ocupacional em Portugal.

426

Fundada em 1997, a PreviSaúde foi pioneira na prestação de serviços externos de Saúde, Higiene e Segurança no trabalho e, hoje, passados 26 anos continua a almejar concretizar aquela que é a sua grande missão de “Vida”: cuidar da saúde das Empresas Portuguesas. Nesse sentido, foi adquirida recentemente pela Trueclinic, prestigiada e reconhecida empresa na área da prestação de cuidados de saúde inovadores, personalizados e de diferenciada qualidade.

A nova e renovada PreviSaúde by Trueclinic, surge com o objetivo de ser reconhecida como empresa diferenciada no âmbito do bem estar, saúde e segurança laboral das empresas portuguesas, de forma a garantir aos seus clientes serviços de qualidade, com atendimento personalizado e distinto.

Certo é, que vários são os motivos que destacam a marca PreviSaúde no mercado, nomeadamente por pertencer ao grupo Trueclinic, com todo o seu reconhecido know-how e forte presença no mercado nacional de saúde, alicerçado em numa equipa experiente, altamente diferenciada, dinâmica e em constante evolução, prestando serviços que se praticam em comunhão com valores como a honestidade e integridade, ética e rigor, entre outros.

Contudo, aquilo que mais se realça nesta que é uma empresa pioneira, é o progresso e inovação tecnológica, que representa pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização, que tenha como propósito maior ter impacto positivo e efetivo na saúde da população, marcando realmente a diferença na qualidade de vida de uma sociedade atual cada vez mais exigente.

Este foco, assente em tecnologia inovadora surgiu em finais de 2022, quando a PreviSaúde by Trueclinic inicia uma fase de transição, alicerçada numa renovada gestão, de provas dadas na área da saúde, e em novas instalações que proporcionam o máximo conforto aos seu colaboradores e clientes. E, nesta mudança, o objetivo é mais nítido do que nunca: ser uma empresa de excelência e inovação constantes, prestando serviços de qualidade e exigência máxima, honrando assim o compromisso inegociável estabelecido desde o início deste novo projeto, que passa de forma clara por dignificar a Medicina do Trabalho em Portugal.

“Perante esta nova visão, pretendemos revolucionar o mercado ao apresentar um serviço inovador na área da Saúde Ocupacional, de forma a elevar esta área da Medicina ao patamar que merece, tornando-se entre outros, um setor fundamental para o futuro de Portugal à semelhança do que já se verifica a nível internacional, até porque, atualmente, não é tão valorizado pela sociedade Portuguesa como deveria ser. Só assim o nosso tecido empresarial, que tem na realidade um grande potencial, se pode tornar realmente competitivo internacionalmente”, introduz Rui Garrido, Diretor Clínico da PreviSaúde by Trueclinic e especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Geral e Familiar.

A «voz» da sua experiência leva a concordar que, efetivamente, a Medicina do Trabalho tem sido um «parente pobre» da Medicina em Portugal, ao contrário de países como França, Holanda ou Suíça, onde já desempenha um papel importante no tecido empresarial, na economia e, principalmente na prevenção, Segundo o nosso entrevistado, “se a Medicina do Trabalho for uma área bem desenvolvida, acarinhada e pensada, pode desempenhar um papel essencial, no combate a um flagelo da sociedade Portuguesa atual, o Absentismo, e em particular o custo para o País do Presentismo, ou seja, trabalhadores presentes ao serviço mas em sub-rendimento, que segundo a Ordem dos Psicólogos e alguns estudos internacionais representam um custo três vezes superior ao atual do Absentismo (ausência ao trabalho), o que se explica pelo elevado nível de stress ocupacional presente no mercado laboral Português. A Medicina do Trabalho tem indiscutivelmente um papel fundamental na melhoria do bem-estar dos colaboradores e com isso no aumento da produtividade”.

Ainda assim, é possível constatar, nos últimos anos, uma mudança de mentalidade, verificando-se um número inegavelmente crescente de gestores, em Portugal, conscientes da importância desta questão. Pela sua saúde empresarial, mas também pela competitividade no mercado – porque hoje, mais do que nunca, o bem-estar do Capital Humano é um dos pilares mais poderosos do sucesso e prosperidade.

Inovar o Bem-Estar, a Saúde e a Segurança Laboral

É do conhecimento geral que o mundo é cada vez mais veloz e está em constante mudança. É necessário, por isso, que as marcas acompanhem as tendências e não fiquem estagnadas no tempo – e este é um facto bem assente no seio da PreviSaúde by Trueclinic.

Sabendo que a meta é dignificar esta área da Medicina, e torná-la num par inquestionável da saúde e economia, o primeiro passo é inovar os serviços que prestam e dar provas no mercado em como a Medicina do Trabalho é muito mais do que um ato burocrático que passa por uma simples assinatura de uma ficha de aptidão para o trabalho.

“A inovação tecnológica, sem nunca esquecer a humanização dos cuidados de saúde, é uma estratégia que pretendemos implementar e que irá, com toda a certeza, marcar uma nova era na área da Saúde Ocupacional”, afirma Rui Garrido. Para isso, o próprio confidencia que há várias etapas que urgem dominar: primeiramente, alertar as entidades patronais para a importância da Medicina do Trabalho e de que forma as plataformas de comunicação digital podem promover uma maior proximidade entre os serviços de Saúde Ocupacional e as Empresas, traduzindo-se numa colaboração mais eficaz e com real impacto no dia a dia das empresas, conquistando assim o devido respeito que a Medicina do Trabalho tanto almeja, colocando-a ao nível das restantes especialidades médicas.  Numa segunda dimensão, melhorar  a comunicação (através de processos tecnológicos de vanguarda) com o SNS – Serviço Nacional de Saúde e respetivas instituições, nomeadamente no que diz respeito à articulação dos serviços de Medicina do Trabalho com os cuidados de saúde primários, de forma a rentabilizar o potencial da Saúde Ocupacional como uma primeira linha de combate na área da prevenção primária, que se poderá refletir no diagnóstico ainda mais precoce de diversas doenças,  como por exemplo do foro Cardiovascular (Diabetes, Hipertensão, Hipercolesterolemia, Patologia Cardíaca, Patologia Oftalmológica, entre outros) ou foro Músculo – Esquelético (as famosas LMERT – lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho) com consequente intervenção farmacológica e posterior referenciação célere para consultas de diferentes especialidades ou intervenção diretamente na fonte, ou seja, no ambiente de trabalho do colaborador, alterando de acordo com avaliação de riscos promovida pela Higiene e Segurança no Trabalho, determinadas condições de trabalho que aumentem o risco de desenvolvimento de doença ou promovendo o uso de adequados equipamentos de proteção individual (EPI). Além disso, Rui Garrido afirma que “deveria haver, também, uma articulação maior com a Segurança Social, com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e com o ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, uma vez que deveriam ser criados protocolos e canais de comunicação, que por exemplo tornem os processos relativos a Doenças Profissionais, excessivamente burocráticos, mais ágeis”.

Ainda, nesta estratégia estão a ser desenhados outros projetos, nomeadamente a Telemedicina, sempre dentro de um adequado contexto legal, o que vai permitir uma maior acessibilidade dos trabalhadores, em determinadas situações, como alguns tipos de acidentes de trabalho/doenças profissionais/regressos de baixa ou para trabalhadores de regiões mais remotas sem facilidade de acesso a serviços de saúde como já se verifica noutras especialidade médicas.

É legítimo afirmar que a PreviSaúde by Trueclinic não está só a abrir o seu caminho rumo ao futuro inovador que já se avista. Está também a desbravar passagem ao setor, às empresas e às pessoas que estarão mais próximas e ligadas do que nunca.

Mudança de paradigma

O Conhecimento é uma peça chave na PreviSaúde by Trueclinic, e, por isso, uma estratégia e um plano para o futuro. Logo a formação certificada, junto das empresas, através de meios tecnológicos inovadores que tornem a experiência mais enriquecedora e real, no que diz respeito a primeiros socorros, suporte básico de vida com DAE entre outras áreas, trata-se de uma peça chave no processo de Consciencializar um setor, que em Portugal, precisa de mudar, de andar lado a lado com a evolução de outros âmbitos e não ser deixada para trás.

O Diretor Clínico da empresa garante que “é preciso exigência e profissionalismo, é preciso dignificar e elevar a Medicina do Trabalho a uma área de competência e excelência, porque só assim pode ter futuro. Mas eu estou convencido que estamos a dar passos largos nesse sentido. A perceção que temos é que as próprias entidades patronais estão mais sensibilizadas para o bem-estar dos seus colaboradores e procuram, assim, sustentar uma empresa saudável, viável e competitiva”.

Para o futuro, o nosso interlocutor salienta que este setor “terá uma evolução constante e rápida” e que é imprescindível estarem atentos à inovação, uma vez que “chegou a hora de incluir a Medicina do Trabalho no mesmo «comboio» das outras áreas médicas”. Fará, certamente, toda a diferença no sucesso do tecido empresarial português.

Marca presente, com os olhos postos no futuro

Há 26 anos a PreviSaúde nasceu a ser pioneira e, a ultrapassar desafios e a agarrar oportunidades, continuará com o apoio da Trueclinic, hoje e no futuro, a cumprir a promessa com que foi edificada.

Para isso, “contamos com parcerias com vários players tecnológicos, de vanguarda, que nos vão alertando para determinados produtos e, da nossa parte, vamos sondando o mercado. Estamos constantemente atentos a tudo o que seja disruptivo e que nos permita acrescentar valor aos nossos clientes”, Termina Rui Garrido.

Que fique (bem) claro: com uma forte aposta em inovação tecnológica, em produtos, em Recursos Humanos qualificados em todas as áreas da Saúde Ocupacional e em formação, a PreviSaúde veio para ficar e mudar a imagem da Medicina do Trabalho em Portugal.