“Creio nas capacidades humanas ao nível da Excelência”

Sandra Matos é CEO da Sandra Matos - Real Estate & Business Advisor e ainda da Lux Sapphire - Real Estate, e por isso um exemplo de empoderamento e liderança feminina no seu percurso de conquistas somadas. A própria conta, em entrevista à Revista Pontos de Vista, de que forma conhecer bem o mercado e todas as suas variáveis tem sido a ferramenta mais valiosa da sua atuação e do sucesso que a destaca no mercado imobiliário. Saiba tudo.

241

A Sandra Matos – Real Estate & Business Advisor rege a sua atividade com base na satisfação do cliente, que passa por garantir a concretização dos seus objetivos em tempo útil. Além das áreas da Imobiliária e Real Estate já existentes na empresa, que novas áreas de negócio foram, entretanto, consolidadas?

As novas áreas de Consultoria, que foram, entretanto, sendo consolidadas consistem na área complementar à área imobiliária, desde a área de formação, coaching, gestão, criatividade, comunicação, promoção e/ou divulgação da área de negócio. Associada a estas temáticas, a junção de componentes ligadas às energias renováveis, área financeira, área da saúde integrada na formação, torna um serviço mais qualitativo, onde num só serviço são reunidas todas as especialidades, tendo estas impacto ao nível da gestão, eficiência, eficácia e ao nível da qualidade, que se atinge reunindo todas as variáveis inerentes e implícitas nos serviços requisitados pelos clientes. A satisfação dos clientes provém dos ganhos obtidos de um serviço altamente personalizado e qualitativo.

Observando o mercado em geral, sabemos que o valor, as infraestruturas e a segurança são fatores cruciais. Contudo, atualmente, também as energias renováveis e a eficiência energética são elementos a ter em conta. De que forma a Sandra Matos – Real Estate & Business Advisor tem vindo a apostar nestas vertentes?

O mercado em geral, face a uma análise global,  considerando todas as variáveis associadas às taxas de variação, em função de fatores internos e externos, a diferentes escalas, tendo em conta o contexto local e global,  conseguimos obter um maior nível de certeza face à tomada de decisão, onde as temáticas associadas às energias renováveis e eficiência energética são fatores naturalmente relevantes, na medida em que perspetivamos um investimento como um ativo gerador de rendimento, baseado numa componente económica, sustentável com visão a longo prazo.

Sabe-se que é necessário entender as variáveis do setor e saber quais as decisões certas a tomar, daí a Sandra Matos – Real Estate & Business Advisor estar sempre atenta às tendências do mercado. Que mais-valias este conhecimento da Sandra Matos sobre o setor aporta ao cliente final?

O entendimento e leitura certa das várias variáveis no mercado, torna a tomada de decisão com valor económico superior a um valor numérico linear. Uma aproximação ao detalhe, conciliado com a capacidade de previsão, torna o investimento alocado a algo que poderá atingir escalas interessantes, tornando assim um dossier de carácter técnico e analítico, como um elemento complementar aos aspetos intangíveis associadas à área de investimento. Esta visão designada ao detalhe, associada ao seu carácter de previsão, torna-se um ativo intangível, que pode ter um impacto exponencial.

Importa referir que estamos a falar de uma marca de sucesso, com uma pessoa, mulher e profissional à frente da mesma. Enquanto CEO desta empresa, quão importante tem sido o empoderamento feminino, a confiança e a motivação nesta jornada de conquistas somadas?

A confiança provém do investimento de tempo e de muito estudo. A motivação advém da previsão, que com o decorrer do tempo confirma visão perspetivada no passado. Naturalmente, este será o principal fator do empoderamento feminino, onde a gratificação profissional decorre no momento em que o sucesso do cliente decorre no sucesso do investimento realizado.

A 8 de março celebra-se, anualmente, o Dia Internacional da Mulher. Tendo experiência no campo da liderança feminina e conhecimento de causa, o que é que mais a desassossega no mundo?

O sucesso da liderança reflete-se nos resultados positivos obtidos pelos clientes, e consequentemente, no sucesso de quem gere essa mesma liderança que, neste caso, é feminina. Diria mais desta forma, o que desassossega o mundo, tudo é resolvido.  Na liderança feminina, tanto no âmbito profissional e como pessoa, procuro desenvolver uma performance geradora de resultados efetivos, onde a base qualitativa resulta numa referência para formandos e clientes, tornando-se assim, um orgulho em ambas as vertentes. Creio nas capacidades humanas ao nível da excelência.

Certo é, com determinação em desbravar caminho, a Sandra Matos e a sua marca olham para o futuro de forma afirmativa. No que diz respeito à empresa, que novas áreas poderão entrar para o portefólio de serviços?

A minha base formativa, é Arquitectura e Gestão,  tornando-se assim a fase mais importante da minha vida, onde atingi a realização profissional, perspectivando presente e futuro de forma muito positiva. As novas áreas que poderão entrar no portefólio de serviços será sempre o mercado a ditar ao longo do tempo, consoante as variáveis, onde a premissa será sempre um atendimento altamente personalizado e adequado às necessidades inerentes, tal como projetos imobiliários associados às energias renováveis, enquadramento contabilístico e fiscal, gestão imobiliária, promoção e divulgação imobiliária, entre outros. Todas as especialidades inerentes ao investimento, elevam um projeto imobiliário ao nível da excelência

Sendo reconhecida «dentro de portas», quão legítimo é afirmar que um dos próximos passos a dar é a internacionalização, sinergias e projetos com investidores estrangeiros?

A internacionalização seria sempre algo que naturalmente iria acontecer, na medida em que, cada vez mais, Portugal é um país procurado por mercado internacional, onde a qualidade e o serviço personalizado são fortemente valorizados. Os projetos mais recentes, no âmbito nacional e internacional, foi na área da eficiência energética e na área financeira, face às transferências intracomunitárias, num mercado cada vez mais global.

2023 ainda só vai no primeiro trimestre, mas é tempo de planear os meses que faltam. Assim, que desafios e oportunidades podemos esperar da Sandra Matos – Real Estate & Business Advisor?

O desafio será sempre o mesmo, com base na qualidade e melhoria constante, na obtenção dos melhores resultados. Fazer sempre o melhor! Pois o meu lema permanece desde sempre: O Seu Sucesso, é o Nosso Sucesso!