Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março e tem como desiderato celebrar as conquistas sociais, políticas e culturais das Mulheres, bem como consciencializar sobre a luta pela igualdade de género e pelo fim da discriminação. A data surgiu no contexto de movimentos feministas no início do século XX e é reconhecida pela ONU desde 1975.

227

Não tenhamos dúvidas. A importância das Mulheres na liderança tem sido cada vez mais reconhecida nos últimos anos. Por um longo período de tempo, as Mulheres foram sub-representadas em posições de liderança, mas, felizmente, essa realidade está a mudar. A presença de Mulheres em cargos de liderança aporta inúmeros benefícios para as empresas, organizações e sociedade em geral.

Primeiramente, a diversidade na liderança pode aportar uma variedade de perspetivas e ideias para uma organização. As Mulheres têm diferentes experiências de vida e pontos de vista que podem trazer soluções inovadoras para os desafios enfrentados por uma qualquer organização. Além disso, a inclusão de Mulheres na liderança pode ajudar a promover uma cultura mais inclusiva e acolhedora para todos os membros da equipa.

A acrescentar a isto, estudos mostram que as empresas lideradas por Mulheres tendem a ter melhores resultados financeiros. Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Company descobriu que empresas com maior diversidade de género nas suas equipas de liderança têm 15% mais hipóteses de superar os seus concorrentes em termos de desempenho financeiro. Esses resultados podem ser atribuídos ao facto de que as Mulheres tendem a ter capacidades de comunicação mais fortes e são mais propensas a considerar as necessidades e perspetivas de todas as partes interessadas e geralmente são mais focadas em colaboração do que em competição.

A presença de Mulheres em cargos de liderança também pode ajudar a inspirar a próxima geração de líderes femininas. As Mulheres jovens são mais propensas a procurar cargos de liderança quando veem exemplos de outras Mulheres alcançando o sucesso nessa área. Isso pode ajudar a reduzir a desigualdade de género e a promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Em resumo, a presença de Mulheres na liderança acarreta diversos benefícios para as organizações, incluindo a promoção de uma cultura inclusiva, melhores resultados financeiros e inspiração para as próximas gerações. É importante que as empresas e organizações continuem a trabalhar para garantir a igualdade de género em todos os níveis de liderança, a fim de promover um ambiente de trabalho mais justo e produtivo.