Exponor repleta de orquídeas até domingo

De 24 a 26 de março, a Exponor vai receber 12ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto, organizada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia (A.P.O.)

451

A partir de hoje e até ao próximo domingo, dia 26 de março, a Exponor, em Matosinhos, vai acolher a 12ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto, “o mais importante evento da orquidofilia da Península Ibérica”, que “pretende fomentar o conhecimento e interesse pelas orquídeas, nas suas mais variadas vertentes”, como anunciou a  Associação Portuguesa de Orquidofilia (A.P.O.), entidade responsável pela organização, em comunicado de imprensa, no seu site oficial.

Segundo a informação avançada, o evento vai contar com a presença de “alguns dos melhores produtores internacionais de orquídeas, vindos de continentes como a Ásia ou a América do Sul”, que “vão disponibilizar para venda, alguns dos seus melhores espécimes de orquídeas, nos quais se notabilizaram no cultivo, e outros exemplares de plantas tropicais”.

Tal como ocorreu em anos anteriores, a exposição vai ter stands com Tillandsias, Bromélias e Catos. A grande novidade da 12ª edição é “um expositor com terrários decorados com orquídeas miniatura e com alguns terrários também para venda”, como revelou a Associação Portuguesa de Orquidofilia.

O programa da iniciativa inclui ainda “dois dias de palestras em torno de temas relacionados com o cultivo de orquídeas” e “uma exposição de desenhos infantojuvenis”, pode ler-se na nota de imprensa. “Continuando na linha do rigor na avaliação das plantas, teremos um painel de jurados especialistas que atribuirão os prémios de acordo com um modelo “Ribbon Judging – Best In Show”, acrescentou a A.P.O.

Graziela Meister, Presidente da A.P.O ressalvou o entusiamo da Organização “em trazer novamente a Portugal os melhores e mais conhecidos produtores e expositores de orquídeas do mundo para que os nossos visitantes e os orquidófilos mais conhecedores possam ter acesso a uma enorme diversidade de orquídeas, inclusive de orquídeas espécie, e assim enriquecer as suas coleções privadas”. Para além disso, afirmou que “este é um evento único que adoramos organizar nesta magnífica cidade do Porto” e que “paralelamente teremos a exposição de orquídeas em flor dos nossos associados, uma oportunidade extraordinária de ver orquídeas raras na sua plena floração”.

A entrada para a 12ªExposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto tem um custo de cinco euros, por pessoa. A entrada é gratuita para os sócios da Associação Portuguesa de Orquidofilia, que tenham as quotas em dia. Há ainda a possibilidade de comprar bilhetes para os três dias do evento, a dez euros, cada unidade. Os ingressos podem ser adquiridos nos locais habituais, ou na bilheteira da Exponor.