“A ASSA ABLOY tem feito uma grande aposta nas suas infraestruturas digitais”

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JOSÉ RICARDO ALVES, MARKETING MANAGER NA ASSA ABLOY OPENING SOLUTIONS PORTUGAL

O mundo avança de forma vertiginosa e é necessário que as empresas estejam a par (ou um passo à frente) das premências da sociedade. Face a um mercado cada vez mais tecnológico, qual tem vindo a ser a aposta da ASSA ABLOY em infraestruturas de marketing e comunicação digital?
Como empresa global, com presença em mais de 70 países, impactando milhões de pessoas todos os dias e tendo a inovação um dos seus valores e vetores estratégicos de crescimento, a ASSA ABLOY tem feito uma grande aposta nas suas infraestruturas digitais, que facilitam a interação com todos os stakeholders. Alguns exemplos disso são a implementação de novos softwares de gestão com impacto direto nas relações com os clientes (CRM – Customer Relationship Managament), na comunicação através dos websites (CMS – Content Management System), assim como nos dados dos produtos (PIM – Product Information Management).
A implementação do novo sistema de CRM é um dos exemplos do investimento na capacitação tecnológica para responder à desafiante velocidade do mundo em que vivemos, com um crescente número de contactos, interações e onde o imediatismo impera na comunicação entre empresas e pessoas.
A recente aquisição das empresas portuguesas MR e MARC por parte da ASSA ABLOY, conduziu ao projeto de renovação e integração dos respetivos websites no ecossistema digital do grupo. O objetivo passa por ter uma plataforma onde os clientes se possam inspirar com as nossas soluções, encontrar informação técnica sobre os nossos produtos, e que seja um meio privilegiado de interação connosco.
O acesso a informação técnica sobre os nossos produtos também é um ponto-chave para os nossos parceiros. Este ano vamos concluir o projeto de integração de todos os nossos artigos e respetivos dados num software de Gestão de Dados de Produto (PIM) que irá dar-nos a possibilidade de integrar, através de um único canal, os dados e ficheiros técnicos nas nossas plataformas e nos meios digitais dos nossos clientes. Com isto, pretendemos aumentar a eficiência na consulta dos nossos produtos, incrementar a qualidade da informação e, consequentemente, melhorar a experiência dos clientes com os nossos produtos.

Lado a lado com o crescimento da ASSA ABLOY, estão os clientes que contribuem para o sucesso de longa data. Quão importante é, para a empresa, uma maior aproximação e cooperação com os seus clientes?
A ASSA ABLOY conta com mais de 190 marcas no seu portfolio, o que faz com que cada uma tenha um ou vários clusters de clientes, diretos e indiretos, que se encontram em diferentes níveis da cadeia de valor.
O nosso universo de clientes é muito heterogéneo e o desafio que se impõe é o de dar resposta às necessidades que vão desde o acompanhamento ao prescritor de projeto, até ao esclarecimento sobre a aplicação ou utilização de um produto, por parte de um cliente ou consumidor final.
Face a esta realidade, para além de garantirmos as ferramentas e plataformas certas que sirvam de apoio aos diferentes intervenientes, também nos assiste construir e nutrir relações de parceria com os nossos clientes.
Este ano, as iniciativas que temos planeadas, e que já estamos a executar, para o reforço das relações com os nossos clientes, passam, sobretudo, pelo investimento na formação, através de sessões presenciais, mas também online, pela cocriação de conteúdos que vão de encontro às suas necessidades, e pelo reforço da nossa presença e da apresentação dos nossos produtos nos pontos de venda, assim como nos meios digitais.
A nossa visão é ajudarmos as pessoas a sentirem-se seguras para que possam viver num mundo mais aberto e acreditamos que, ao desenvolvermos relações duradouras de proximidade com os nossos parceiros, estaremos sempre muito mais próximos de a concretizar.