Madalena Aragão e Lucas Dutra vencem prémio “Best Script” no #TikTokShortFilm em Cannes

#TikTokShortFilm destacou filmes de Portugal, Japão e França.

544

Os vencedores da competição global do TikTok, #TikTokShortFilm, já são conhecidos. O filme de Madalena Aragão “(Nós) na Cabeça” escrito por Lucas Dutra, e que conta com a participação das também atrizes Carla Chambel e Luísa Ortigoso, venceu na categoria de “Best Script”.

O TikTok, a maior plataforma de entretenimento do mundo para vídeos de curta duração, é parceiro oficial do Festival de Cannes com a segunda edição do #TikTokShortFilm que reúne cineastas emergentes e experientes. Através de um vídeo original de mais de um minuto, mostram as suas habilidades artísticas através das inúmeras ferramentas criativas do TikTok, contando as suas histórias de forma autêntica.

De 6 a 29 de março, o TikTok convidou criadores de conteúdos em Portugal e no resto do mundo a criar e partilhar os seus filmes de curta duração através da #TikTokShortFilm. A hashtag reuniu quase 15 milhões de visualizações a nível global até ao momento. Os vencedores deste ano foram selecionados por um júri distinto de profissionais e artistas aclamados nas categorias “Gran Gagnant”, “Best Script” e “Best Editing”.

 🎞️  BEST SCRIPT

Short film: (Nós) na Cabeça

Criadores: @madalena_aragoa escrito por Lucas Millions Dutra

País: Portugal

Sobre o filme: Com um incrível jogo de luzes e sombras, o filme transporta o espetador para o universo de uma jovem que sofre de uma doença mental, esquizofrenia.

Mensagem do vencedor: “O festival de Cannes representa o mais prestigiado festival de cinema do mundo. Fazer parte deste incrível evento é um sonho tornado realidade e uma grande honra para mim, sabendo também que os meus valores e desejos chegaram às pessoas. Gostaria de agradecer ao TikTok pela oportunidade de fazer parte deste concurso e permitir que o cinema esteja sempre presente nas nossas vidas”.

🏆 GRAND GAGNANT

Short Film: Rental Subordinates

Criador: Shinichiro Ueda, @picorelab

País: Japão

Sobre o filme: “Rental Subordinates” é uma curta metragem que aborda a forma como as pessoas interagem na sociedade atual. A ideia surgiu de um artigo sobre um serviço chamado “Rental Subordinates”. O filme coloca uma questão fundamental – será que a relação com alguém em troca de dinheiro satisfaz verdadeiramente o coração?

Mensagem do vencedor: “Estou muito feliz por ter ganho o prémio de Grande Vencedor do concurso #TiKTokShortFilm! Esta obra é o verdadeiro reflexo da sociedade japonesa moderna. Mas também quis fazer dela uma história sobre relações humanas universais e sobre comunicação, com a qual espero que as pessoas de todo o mundo se possam identificar. Estou muito satisfeito por ter conseguido ligar e tocar a comunidade do TikTok e o júri”.

🎬 BEST DIRECTION

Short Film: The Shrink Friend

Criador: Esteban Vial, @estebanvial

País: França

Sobre o filme: O vencedor do prémio de “Best Direction” deste ano é Esteban Vial (@estebanvial) de França, com o vídeo The Shrink Friend, que mostra ao limite a discussão banal de um casal, através da intervenção de uma amiga que se julga psicóloga.

Mensagem do vencedor: “Desde o início que me sinto inspirado a transformar a ficção em filmes e o concurso #TikTokShortFilm deu-me uma grande oportunidade para o fazer. Estou orgulhoso por ter vencido este prémio. A ideia dos meus filmes conseguirem estabelecer uma ligação com o público encoraja-me a continuar a aperfeiçoar a minha arte”.

O “Gran Gagnant” irá receber um prémio monetário de 10 mil euros enquanto os vencedores das categorias de Best Script e Best Direction vão receber 5 mil euros cada para apoiar os seus próximos projetos criativos. O TikTok estabeleceu uma parceira com a Pathé Cinemas para a primeira exibição dos filmes vencedores do concurso em cinco salas de cinema em França – Paris, Rennes, Nantes, Lyons e Toulouse -, de 26 a 28 de maio.