Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia anuncia novo Presidente

Pedro Narra Figueiredo é o novo Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG). O mandato será de dois anos na organização que representa a especialidade médica que trata a Saúde Digestiva dos portugueses.

633

Pedro Narra Figueiredo reside em Coimbra, é diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. É doutorado em Medicina, na especialidade de Gastrenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo Professor Associado com Agregação com as funções de Regente da cadeira de Gastrenterologia e Coordenador da Unidade Curricular de Patologia do Sistema Digestivo que engloba as cadeiras de Gastrenterologia e de Cirurgia Digestiva.

Pertenceu à direção da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva entre 2003 e 2015, tendo exercido as funções de Presidente da Direção no biénio 2013-2015. Ocupou lugar na direção do Colégio de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos de 2003 a 2017, tendo sido Presidente da Direção de 2015 a 2017. Tem como áreas de interesse a oncologia digestiva e a endoscopia digestiva.

“O próximo biénio tem como “pano de fundo” a afirmação da nossa especialidade como indispensável em tudo o que diz respeito á prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo. De facto, a nossa área de atuação, que inclui não só o tubo digestivo, mas também o fígado, as vias biliares e o pâncreas, é claramente transversal nos serviços de saúde dado que interage com múltiplas especialidades, desde a Medicina Geral e Familiar até à Cirurgia, passando pela Anatomia Patológica, Medicina Interna e pela Oncologia”, sublinha Pedro Narra Figueiredo.

Para este mandato, Pedro Narra Figueiredo “tem como objetivo a promoção da investigação e a formação dos nossos associados, sejam internos ou especialistas, desenvolvendo e apoiando ações continuas para o efeito. É também muito importante dar continuidade à missão da SPG de fornecimento de informação e formação credível à população sobre a importância da Saúde Digestiva”.