“Ser Mulher nunca foi um entrave à evolução”

Susana Freitas, Serviço de Hidráulica e Ambiente.

216

A Susana Freitas é Engenheira do Ambiente e, atualmente, trabalha no Serviço de Hidráulica e Ambiente da TPF Consultores. No que diz respeito a oportunidades, o que é que faz com que esta seja uma empresa especial de trabalhar?
Trabalho na área da Engenharia há 23 anos. Atualmente, sou Gestora de Contrato, e tenho a oportunidade de trabalhar com uma equipa que transforma as horas despendidas no escritório, em tempo de partilha de conhecimentos e de amizade. Neste percurso, ser Mulher nunca foi um entrave à evolução.
Na TPF tive oportunidade de trabalhar com colegas tecnicamente muito válidos que contribuíram para o meu enriquecimento profissional e pessoal, e contribuíram para o conhecimento que detenho hoje, e que tenho oportunidade de partilhar com a minha equipa.
A TPF, como empresa multidisciplinar tem sido uma mais-valia para quem tem vontade de aprender e evoluir. O facto de acolher num único espaço a maioria das especialidades na área da engenharia garante-nos uma capacidade de resposta diferenciada, que em muito contribui para o sucesso dos Projetos realizados e das relações que mantemos com os nossos clientes.
Por fim, não posso deixar de valorizar o espírito de equipa e de companheirismo que caracteriza a forma de trabalhar na TPF, em especial das pessoas com quem tenho oportunidade de trabalhar diretamente.

Que conselhos daria para outras jovens Mulheres, que desejam seguir uma carreira na área da Engenharia?
Seguir uma carreira na Engenharia pode ser uma experiência muito gratificante, para isso apenas é preciso sabermos agarrar todas as oportunidades e trabalhar com as pessoas certas.
Será sempre fácil? Não, com certeza que não. Existirão desafios que têm de ser ultrapassados, que por vezes parecem demasiado difíceis, mas que são estes que nos dão um enorme grau de satisfação aquando da sua concretização.
Trabalhar na Engenharia é ter oportunidade de contribuir para a melhoria das condições de vida das populações, ajudando a construir um mundo melhor.