O presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu, destacou o programa “eclético e diversificado” das Festas do Senhor do Calvário, entre 10 a 14 de agosto, com atuações dos Táxi, Carolina Deslandes, José Cid, Fernando Daniel e Ivandro.
Em declarações à agência Lusa, o autarca disse que espera que as festividades, que são a “maior romaria das beiras”, voltem a ser “um ponto de encontro”, que junta os gouveenses residentes aos que estão espalhados pelo país e no estrangeiro.
Segundo o presidente da Câmara de Gouveia, o orçamento, que contempla um leque abrangente de eventos, registou um aumento e situa-se “entre os 300 e os 400 mil euros”, incluindo a totalidade do investimento.
“Nestas festas anuais mantemos o cuidado na divulgação e preservação do artesanato e destes negócios mais típicos do concelho, ao mesmo tempo juntando-lhe a parte religiosa, que é muito significativa, e um cartaz com artistas de renome”, sublinhou o presidente da autarquia, Luís Tadeu.
O programa contempla ainda a Feira Industrial, Comercial e de Artesanato de Gouveia (FICA), dedicada às atividades económicas e produtos locais, a Mostra Associativa, a Festa do Livro, o Espaço Miniatura Automóvel, o Super Especial Rally, a exposição “Muitos anos, muitas emoções”, alusiva ao 60.º aniversário do Clube Desportivo de Gouveia, ou os concertos de bandas filarmónicas.
A Câmara destacou, em comunicado, “as várias atividades lúdicas, culturais e os espetáculos de variedade integrados numa vasta e diversificada programação, que contempla artistas do concelho e da região, atraindo gouveenses e visitantes a usufruir de tudo o que Gouveia tem para oferecer”.
“As Festas estendem-se à cidade, a partir da Capela do Senhor do Calvário, o epicentro da fé e devoção dos gouveenses, numa simbiose perfeita entre religião, comércio, animação, não faltando, claro, também a boa gastronomia”, realçou a autarquia, na mesma nota.
À agência Lusa, o presidente, Luís Tadeu, disse esperar uma média de 15 mil visitantes por dia, num total de “umas boas largas dezenas de milhares de pessoas”.