Operações com cartões estrangeiros aumentam 40% nos Distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém durante a JMJ

No sentido de contribuir para a identificação de alterações nos hábitos de consumo dos portugueses, em períodos específicos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a SIBS divulga um conjunto de indicadores e dados agregados, de forma clara e factual, e com comparativos com períodos anteriores.

Data:

Com base nos dados do SIBS Analytics, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ou seja, entre 1 e 6 de agosto de 2023, o número de transações com cartões estrangeiros nos Distritos com maior número de peregrinos – Lisboa, Setúbal e Santarém – registou um crescimento de 40% face ao período homologo. A nível nacional, esse crescimento foi de 21%.

No total de transações – cartões estrangeiros e nacionais – o SIBS Analytics registou, durante o período em análise, um crescimento de 8% no número de transações a nível nacional, e de 10% nos Distritos supra referidos.

O SIBS Analytics revela ainda que, em termos de valor das transações, apesar da variação ser similar tanto a nível global quanto nos distritos, em termos de cartões estrangeiros este registou um crescimento de 8% a nível nacional e de 13% nos Distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.

O top 5 de países cujo número de transações com cartões estrangeiros mais cresceu nos Distritos acima referidos, face ao período homologo, foram o México (+551%), Polónia (+219%), Austrália (+204%), Brasil (+92%) e Itália (+91%). No entanto, em valor absoluto, França, Espanha, EUA, Reino Unido e Itália foram, por esta ordem, os 5 países que mais transações fizeram durante o período em análise. A variação no número de transações considerou os países com maior expressão no total de operações.

Relativamente ao movimento dos portugueses que viajaram para os Distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém para participar na JMJ, os distritos que apresentaram maior crescimento em número de transações em relação ao mesmo período do ano passado foram Braga (+31%),  Portalegre (+23%), Viana do Castelo (+21%), Porto (+12%) e a Região Autónoma dos Açores (+12%).

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 131

Popular

Mais Artigos deste tipo

CARRIS e SIBS disponibilizam pagamento com MB WAY

A partir de hoje, viajar na CARRIS é ainda...

Workshop “Plano Nacional de Prospeção no âmbito do CRM Act”

No âmbito da recente aprovação, pela Comissão Europeia, do...

Setor da aviação considerado um dos mais atrativos para trabalhar em Portugal

A Randstad lançou mais uma edição do estudo Randstad...