“Ser Fundadora e CEO de uma empresa é um papel desafiante, mas também gratificante”

Sendo um exemplo de uma Mulher que trilhou um caminho de sucesso e conquistou a liderança no mercado através da Star Accounting Portugal, marca que criou, Estela Justino abordou, em entrevista, a questão da igualdade de género no universo corporativo e os desafios que ainda se impõem a este respeito. Saiba tudo.

904

A Star Accounting Portugal é uma empresa que se dedica à contabilidade, consultoria fiscal e de gestão, especificamente em micro, pequenas e médias empresas. Enquanto Fundadora e CEO da marca, quais são os fatores que determinam a posição diferenciada da empresa no mercado?
A contínua aposta na inovação, a qualidade e a responsabilidade social da marca, determinam a nossa posição diferenciada no mercado.
A capacidade de criação de novos serviços que atendam às necessidades e expetativas dos clientes, que excedam os padrões de desempenho e confiabilidade, ajudam a marca a ganhar posição no mercado, criando valor e gerando confiança.

Esta é uma empresa que dispõe de uma equipa altamente qualificada e disponível para colaborar com cada cliente, a fim de desenvolver uma compreensão dos seus objetivos de negócio. Quão necessário tem sido apostar as pessoas certas e alinhar as suas necessidades com os recursos necessários? Que impacto esta estratégia tem trazido aos resultados da empresa?
Apostar nas pessoas certas e alinhar as suas necessidades com os recursos necessários é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer empresa. As pessoas são o ativo mais valioso, pois elas são responsáveis por criar, entregar e melhorar os serviços que prestam aos seus clientes. Além disso, as pessoas são a fonte de inovação, criatividade e diferenciação que podem dar à empresa uma vantagem competitiva no mercado.
Ao investir nas pessoas certas, a empresa pode garantir que elas tenham as competências, os conhecimentos e as atitudes adequadas para desempenhar as suas funções com eficiência e eficácia. Ao alinhar as suas necessidades com os recursos necessários, a empresa pode proporcionar-lhes um ambiente de trabalho favorável, motivador e estimulante, que favoreça o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Desta forma, a empresa pode aumentar a satisfação, o compromisso e a lealdade das suas pessoas, bem como reduzir a rotatividade, o absenteísmo e os conflitos.

Por detrás desta equipa dedicada, está a Estela Justino que, como anteriormente mencionado é Fundadora e CEO da empresa e, por isso, uma líder reconhecida. Como se define neste papel desafiante?
Ser Fundadora e CEO de uma empresa é um papel desafiante, mas também gratificante. Defino-me como uma líder que pretende inspirar, capacitar e desenvolver a minha equipa, bem como alcançar os objetivos da empresa com excelência e responsabilidade.
Ter paixão pelo que se faz transmite energia positiva e contagiante à equipa, ter automotivação, ou seja, a capacidade de me manter focada, determinada, confiante e resiliente diante dos desafios e obstáculos, são duas das características que me definem como líder.
Eu acredito que ser líder é mais do que ocupar um cargo ou uma posição. É ter uma atitude positiva, proativa e transformadora. É ser um exemplo para os outros. É fazer a diferença.

Além de ser líder da sua marca, é também um exemplo de uma Mulher que conquistou este universo. Considera que a liderança feminina no mundo corporativo permite novas abordagens de gestão? De que forma, por exemplo, este facto se traduz no sucesso da Star Accounting Portugal?
A liderança feminina no mundo corporativo permite novas abordagens de gestão, pois as mulheres trazem características, habilidades e perspetivas diferentes das dos homens, que podem enriquecer o processo decisório, a cultura organizacional e o desempenho das empresas.
O fortalecimento da diversidade, valorizando as diferenças individuais e culturais, e promovendo a inclusão, o respeito e a equidade nas relações de trabalho; e por outro lado, as mulheres apresentam uma maior sensibilidade social, demonstrando preocupação e responsabilidade com os impactos das ações da empresa na sociedade e no meio ambiente, e contribuindo para o desenvolvimento social e económico das comunidades em que atua, estas têm sido alguns dos objetivos de gestão pelo que encaro diariamente.

O impacto das mulheres na liderança resume a importância do feminino em posições de gestão. Contudo, esta baixa conquista feminina nestas posições de destaque ainda é um tabu que precisa de ser vencido. Na sua opinião, que caminho deve ser trilhado de forma que exista plena igualdade de oportunidades?
A questão da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mundo corporativo é um tema complexo e desafiador, que envolve diversos fatores sociais, culturais, económicos e políticos. Não há uma solução única ou simples para esse problema, mas sim um conjunto de ações que devem ser tomadas por diferentes atores e em diferentes níveis.
A educação das novas gerações para o respeito, a valorização e a cooperação entre os géneros, combatendo os estereótipos, os preconceitos e as violências de género.
A regulação do mercado de trabalho para garantir a igualdade salarial, a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, a proteção contra o assédio e a violência no trabalho, e a responsabilidade social das empresas.
A consciencialização da sociedade sobre os benefícios da diversidade de género nas organizações, bem como sobre os obstáculos e as discriminações que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho.
Estas são as ações que considero importantes para promovermos igualdade de oportunidades.

Em que medida, a nível interno na Star Accounting Portugal, a igualdade de oportunidades é um bem adquirido e fundamentalmente praticado?
A igualdade de oportunidades é um valor fundamental para o desenvolvimento sustentável e competitivo das empresas, pois traz benefícios tanto para os trabalhadores como para os empregadores.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a igualdade de oportunidades nas empresas implica garantir que todas as pessoas tenham acesso ao emprego, à formação, à promoção, à remuneração e à conciliação da vida profissional e pessoal, sem discriminação por motivo de sexo, raça, cor, origem étnica ou social, características genéticas, língua, religião ou convicções, opiniões políticas ou outras, pertença a uma minoria nacional, nascimento, deficiência ou incapacidade, idade ou orientação sexual.
Para promover a igualdade de oportunidades na Star Accounting, é necessário implementar uma série de medidas que envolvam tanto as políticas formais como as práticas informais da empresa.
Conectar a igualdade de oportunidades aos valores e à missão da empresa, priorizar grupos minoritários em processos seletivos que visem aumentar a representatividade e a diversidade na equipa, tem contribuído para o aumento da produtividade, da qualidade e da inovação, pois se aproveita o potencial e o talento de todos os colaboradores, demonstrando o nosso compromisso com os valores éticos e os direitos humanos.

Podendo deixar umas palavras de incentivo às jovens Mulheres que estão agora a iniciar as suas carreiras profissionais, o que gostaria de dizer?
Eu gostaria de dizer às jovens mulheres que estão agora a iniciar as suas carreiras profissionais que elas são capazes, fortes e valiosas. Que elas têm o direito de sonhar, de lutar e de realizar os seus projetos de vida. Que elas não se deixem intimidar, nem limitar, nem desvalorizar por ninguém. Que elas se apoiem, se respeitem e se celebrem umas às outras. Que elas sejam as protagonistas das suas próprias histórias.

Para terminar, que novidades a Star Accounting Portugal irá implementar no mercado nestes últimos meses de 2023? O que nos pode contar?
A Star Accounting é uma empresa que se dedica à contabilidade e consultoria fiscal, em todas as dimensões de empresas. O seu propósito é transformar o mundo dos negócios através do aconselhamento de gestão, criando valor para os seus clientes.
Dispomos de profissionais qualificados e experientes nos diversos setores de atividade, que colaboram com cada cliente de forma personalizada e eficiente. Oferece aos seus clientes um leque de serviços, como contabilidade, gestão de recursos humanos, consultoria de gestão e formação profissional.
Acredito que existe possibilidade de crescimento para a Star Accounting, tendo em conta o potencial do mercado da contabilidade e consultoria fiscal em Portugal, bem como as oportunidades de internacionalização. No entanto, também existem desafios e ameaças, como a concorrência, a legislação, a inovação e a adaptação às mudanças. Para crescer de forma sustentável, a Star Accounting deve continuar a investir na sua diferenciação, na sua reputação, na sua fidelização e na sua rentabilidade.