ABANCA abre inscrições para a 9ª edição do Programa Innova Startups

As candidaturas já estão abertas e podem ser apresentadas até dia 17 de dezembro através do site ABANCA Innova.

238

O ABANCA já abriu as inscrições para a próxima edição do Programa ABANCA Innova Startups, concebido para apoiar startups com ideias disruptivas nos setores das fintech, insurtech, regtech ou cibersegurança. Este programa continua a reforçar o compromisso da instituição com o ecossistema empreendedor, afirmando-se como uma referência incontornável.

Todas as startups interessadas em participar nesta 9ª edição podem inscrever-se até 17 de dezembro através do site do ABANCA Innova, sendo que para serem selecionadas, devem ter um produto no mercado, mesmo que em fase inicial, e ter uma equipa formada, com capacidade para de crescimento.

Primeira sessão em janeiro

Após o processo de receção e análise das propostas, um comité constituído por colaboradores de várias áreas do Banco será responsável pela seleção dos projetos que participarão no primeiro workshop, que terá lugar em janeiro. As startups selecionadas irão beneficiar de vantagens significativas, uma vez que o programa oferece um pacote completo de apoios, destinado a proporcionar-lhes conhecimentos de gestão e recursos económicos e materiais para desenvolverem o seu projeto. Para tal, segue a fórmula das edições anteriores, através de sessões com especialistas do setor ou de reuniões com as diferentes unidades de negócio do ABANCA (Business, Innovation, IT e Investment Banking).

Deste modo, os participantes poderão assistir a diferentes masterclasses e mesas redondas com oradores de relevo no âmbito do empreendedorismo. Para além disso, terão também as sessões habituais de “Café Fintech”, ou seja, conversas informais com executivos e colaboradores do ABANCA que lhes permitirão perceber o seu funcionamento.

Oportunidade de realizar uma prova de conceito com o ABANCA

A característica mais marcante do programa é a possibilidade de realizar um teste real com o banco, uma prova de conceito (PoC) em que a startup verá a sua ideia materializada e poderá mostrar ao mercado a contribuição de valor de sua proposta. Durante esse processo, a cada startup será atribuído um mentor corporativo específico e receberá acompanhamento pormenorizado da equipa do ABANCA Innova.

Em todas as fases do programa serão utilizadas metodologias ágeis, proporcionando flexibilidade e imediatismo, o que permite economizar tempo e custos tanto para as startups como para a organização. Para além da participação de profissionais de diferentes áreas do ABANCA, a iniciativa conta ainda com a colaboração da HubIN, uma empresa especializada em inovação e empreendedorismo.

O programa apresenta muitas outras vantagens, como a possibilidade de acesso às instalações do ABANCA Innova na Corunha, um espaço de coworking onde as startups poderão conviver com os profissionais do ABANCA e envolver-se no seu ecossistema empresarial. Adicionalmente, o ABANCA Innova oferece também a possibilidade de receber investimento direto de capital. Para o efeito, as empresas poderão participar em diferentes Startups Days da entidade e assistir aos principais eventos de investimento do ecossistema empreendedor nacional.

Wealth Reader e Papernest, as startups seleccionadas na 8ª edição do evento

O sucesso deste programa é comprovado pelas 8 edições que o ABANCA Innova já lançou, nas quais participaram numerosas startups, que iniciaram um percurso de sucesso no setor financeiro.

Após o lançamento da 8ª edição – que teve o seu primeiro bootcamp em setembro – a equipa de inovação do banco está atualmente a trabalhar nos testes-pilotos das duas startups selecionadas: a Wealth Reader, que desenvolveu uma aplicação que permite o acesso normalizado e em tempo real a qualquer tipo de ativo financeiro de qualquer entidade, e a Papernest, uma plataforma centralizada onde os utilizadores podem centralizar e simplificar a gestão de assinaturas e contratos como a eletricidade, a Internet, os seguros ou a rede móvel.