Xiaomi vai redescobrir ofícios ancestrais pela lente de Rui Caria

O fotógrafo Leica, Rui Caria vai ser o protagonista da primeira Xiaomi Master Class em Portugal que se materializa num curso de fotografia online e em workshops presenciais.

255

Baseada no conceito global da redescoberta, e pela primeira vez em Portugal, a Xiaomi Master Class consiste numa série de cursos de fotografia, tanto online como presenciais, desenvolvidos em conjunto com fotógrafos mundialmente reconhecidos. Este projeto da Xiaomi permite a partilha de experiências de vários fotógrafos Leica com os diversos utilizadores e entusiastas da imagem.

A Xiaomi está, pela primeira vez, a desenvolver este projeto de enquadramento global em Portugal para o qual conta com a participação, ideia criativa e execução, de Rui Caria, fotojornalista, formador experiente e fotógrafo premiado da Leica. Numa atualidade em que o rural e o tradicional vão caindo em desuso, Rui Caria, residente na Ilha Terceira, nos Açores, pretende documentar, através das lentes dos smartphones da nova série Xiaomi 13T, a vida de um guardador de rebanhos e de um chocalheiro. Estes dois ofícios que estão a desaparecer, não apenas em Portugal como no mundo, ficarão registados num documentário em vídeo e numa foto galeria que serve o propósito não só de imortalizar, mas também de homenagear parte da história e cultura portuguesa.

“A visão da Xiaomi Master Class é criar uma plataforma para que os mestres fotógrafos partilhem e inspirem pessoas de todo o mundo a explorar as infinitas possibilidades da fotografia mobile. Para este projeto contamos com a especial colaboração do Rui Caria, Leica Photographer, que é uma pessoa capaz de absorver o ambiente e retratá-lo fielmente através de narrativas visuais impactantes. Além disso, é também uma excelente oportunidade de mostrar todas as capacidades de fotografia e vídeo da nova série Xiaomi 13T, desenvolvida em parceria com a Leica”, afirma Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal.

Para Rui Caria “esta é a redescoberta de um tema por vezes ofuscado ou esquecido na vertigem das sociedades modernas. A ideia criativa para esta campanha surgiu pela observação da cultura que me rodeia e este tipo de documentários e de galerias de imagens são essenciais para preservar parte da nossa história, da nossa cultura e até mesmo do nosso património. Para mim, enquanto fotógrafo e entusiasta da fotografia, ter a oportunidade de filmar e fotografar com qualidade profissional utilizando apenas um smartphone, que me acompanhou no dia a dia, mostrando a tremenda evolução tecnológica no campo da fotografia mobile”.

Este projeto vai contar com uma série de conteúdos, que vão estar disponíveis online, nos quais Rui Caria irá partilhar histórias sobre a sua experiência como fotógrafo e a sua visão para a fotografia, bem como explicar a sua abordagem aos temas, preparação, relação com as pessoas e o impacto que a fotografia pode criar na sociedade atual.

Workshop “Xiaomi Master Class” presencial na Xiaomi Store Colombo

No dia 21 de novembro, o Rui Caria estará presente na Xiaomi Store do Colombo, para dar uma Xiaomi Master Class presencial. Neste workshop, o Rui irá expor a sua visão para a fotografia, explicando o seu processo de criação e a experiência em fotografar com um smartphone.

Vai também ser abordado o conceito da campanha, a escolha das histórias e a redescoberta de temas que podem ser transformados em narrativas criativas que ajudam na preservação do património cultural do país.

As inscrições para este workshop, limitado às primeiras 25 inscrições, são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://event.c.mi.com/global/xiaomiImagery/pt-pt/xiaomi-master-class-supported-by-leica/?v=1.1