Filme “Barbie” e série “Succession” lideram nomeações para os Globos de Ouro 2024

O filme “Barbie”, de Greta Gerwig, e a série televisiva “Succession” lideram as nomeações para os Globos de Ouro 2024, os prémios norte-americanos de cinema e televisão, anunciou recentemente a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.

191

A lista de nomeados para a 81.ª edição dos Globos de Ouro, recentemente divulgada, revela que “Barbie” soma nove nomeações, incluindo nas categorias de Realização – uma estreia para Greta Gerwig nesta categoria -, Filme de Comédia ou Musical e melhor interpretação feminina e masculina, para Margot Robbie e Ryan Gosling, respetivamente.

Em seis nomeados para o Globo de Ouro de Melhor Canção Original, três dizem respeito a “Barbie”.

Com oito nomeações para os Globos de Ouro surge “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, nomeado para, por exemplo, Melhor Filme de Drama, Realização e Argumento. Cillian Murphy, Emily Blunt e Robert Downey Jr. também estão nomeados em categorias de representação.

Com sete nomeações ‘ex-aequo’ estão “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, e “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese.

Para o Globo de Melhor Drama estão indicados “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores”, “A zona de interesse” (Jonathan Glazer), “Maestro” (Bradley Cooper), “Vidas Passadas” (Céline Song) e “Anatomy of a fall” (Justine Triet).

Na categoria de Melhor Comédia ou Musical figuram “Barbie”, “Air” (Ben Affleck), “American Fiction” (Cord Jefferson), “The Holdovers” (Alexander Payne), “May December – Segredos de um escândalo” (Todd Haynes) e “Pobres Criaturas”.

Ainda nas categorias de cinema, para o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa estão nomeados “Anatomy of a fall”, “Folhas Caídas” (Aki Kaurismaki), “Io Capitano” (Matteo Garrone), “Vidas Passadas”, “La sociedad de la nieve” (J.A. Bayona) e “Zona de Interesse”.

Nas categorias de televisão, a última temporada da premiada série “Succession” volta a liderar os Globos de Ouro, com nove nomeações, sobretudo pelo elenco, estando indicados Brian Cox, Jeremy Strong, Sarah Snook, Kieran Culkin, entre outros.

Nesta edição dos Globos de Ouro, foram acrescentadas duas novas categorias: “Atuação de ‘Stand-Up Comedy’ em Televisão e Cinema” e “Filme com Melhor Resultado de Bilheteira”.

Na primeira estão nomeados Amy Schumer, Sarah Silverman, Wanda Sykes, Chris Rock, Ricky Gervais e Trevor Noah.

Na segunda apresentam-se “Barbie”, “Guardiões da Galáxia 3”, “John Wich: Capítulo 4”, “Missão Impossível: Ajuste de contas – Parte I”, “Oppenheimer”, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, “Taylor Swift: The Eras Tour” e “Super Mário Bros – O Filme”.

A cerimónia da 81.ª edição dos Globos de Ouro está marcada para 7 de janeiro em Los Angeles, Califórnia.