Faltam 100 dias para o Rock in Rio Lisboa e a icónica Guitarra vai voltar à 2ª circular

Arranca hoje o countdown dos 100 dias para a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa. A tradição mantém-se com o regresso da icónica Guitarra à 2ª Circular, com um design já a pensar no futuro e dedicado à celebração dos 20 anos de história do festival em Portugal. A chegada deste símbolo emblemático marca a contagem decrescente até ao festival.

240

Faltam 100 dias para o Rock in Rio Lisboa inaugurar o evento no Parque Tejo, lançar o hino emblemático e abrir as portas ao público, que aguarda ansiosamente por este momento tão especial. Para marcar esta contagem decrescente, a icónica Guitarra chega à 2ª Circular, com um design já a pensar no futuro e dedicado à celebração dos 20 anos de história do festival em Portugal. Esta imponente Guitarra com 10,5 metros de altura não vai deixar ninguém indiferente! Revestida de tons cinzentos, numa base em preto brilhante, com uma estrutura metálica revestida a Fibra de Vidro e com 2 painéis de LEDs de alto rendimento. Veem-se cada vez mais próximos os fins de semana de 15, 16, 22 e 23 de junho e já há muitos motivos de peso para ninguém querer ficar de fora desta 10ª edição, mas ainda há muitas novidades por anunciar.

As surpresas continuam a chegar e o palco novo do festival é a mais recente. Com uma nova casa – num recinto que pinta o Rio Tejo como pano de fundo –, ergue-se uma nova Cidade do Rock com mais espaço, permitindo oferecer ainda mais infraestrutura e conforto ao público e investir em novas ofertas de entretenimento. A mudança para o Parque Tejo-Lisboa possibilita assim criar mais um palco dedicado à música, para receber o melhor do talento nacional e internacional, numa mescla de géneros e sonoridades que vão do pop ao rock, e do trap ao hip hop, feito por artistas emergentes, mas também por nomes já consagrados. Lauren Spencer Smith e Iñigo Quintero são as primeiras confirmações para o novo palco e atuam no dia 16 de junho.

Natural de Inglaterra, e sediada em Vancouver, no Canadá, a cantora e compositora Lauren Spencer Smith, participou em 2020, com 16 anos, no concurso de talentos American Idol, e dois anos depois era já considerada uma artista sensação da pop internacional, graças ao êxito “Fingers Crossed”, cuja popularidade cruzou fronteiras e valeu à cantora o 19º lugar na Billboard Hot 100 em 2022, e lhe serviu de rampa de lançamento para atuar nos MTV VMAs, no The Tonight Show com Jimmy Fallon e nos People’s Choice Awards, cerimónia para a qual foi nomeada na categoria de “Melhor Novo Artista”. A este tema, seguiram-se “Flowers”, que conferiu a Lauren dois certificados de single platina, e “Narcissist”, dois singles que vieram abrir caminho para o lançamento do álbum de estreia de Lauren Spencer Smith, “Mirror”, editado em 2023.

Com o registo de estreia, a artista veio confirmar que para além de excelente cantora, é também uma exímia compositora em ascensão. Neste álbum, fala sobre histórias reais de amores e dissabores, reflexão, cura e crescimento, materializadas em 15 canções autobiográficas, que resultaram até ao momento em quase 900 milhões de streams, só no Spotify. Na sua digressão global, a artista esgotou mais de 42 concertos e tem vindo a ganhar uma vasta legião de fãs em todo o mundo. Lauren Spencer Smith é também um ícone viral do universo digital nas plataformas do YouTube e TikTok, e com uma voz doce e melódica, a carismática cantora, hoje com apenas 20 anos, é reconhecida como uma das artistas revelação da atualidade, com mais de 4 mil milhões de streams. No dia 16 de junho, atua no Palco Novo do Rock in Rio Lisboa como cabeça de cartaz.

No mesmo dia e no mesmo palco, chega da Corunha o fenómeno Iñigo Quintero. Autor do single “Si No Estas”, um verdadeiro êxito nas rádios nacionais, o cantor e compositor espanhol tem ganhado destaque no panorama pop desde o lançamento deste single, em 2022, que se tornou viral nas plataformas TikTok e Spotify. O êxito catapultou a sua carreira a nível internacional, colocando-o no cobiçado Top 1 global do Spotify, ultrapassando artistas como Bad Bunny e Taylor Swift. Singles como “Sobredosis”, “Será Por Ti”, “Sin Tiempo Para Bailar” e, claro, “Si No Estás”, Iñigo conta com mais de 19 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Com baladas fortes que despertam o lado emocional, Iñigo Quintero destaca-se pela sua capacidade de fundir o género pop com elementos de piano, numa simbiose perfeita e melodicamente notável. O piano, elemento sempre presente nas composições do artista, confere uma profundidade e emoção às suas letras, que o tornam inconfundível no panorama musical atual. Iñigo Quintero tem pela música uma paixão maior e é ela o motor da sua vida, no entanto, o artista de 22 anos é também estudante de educação e psicologia. Nas redes sociais, conseguiu construir uma comunidade sólida e fiel, com mais de 360 mil seguidores no Instagram.

Esta é uma edição muito especial, que arranca a 15 de junho, um dia em que, como brincam “Há rock no Rock in Rio Lisboa!”. Rock feito por artistas nacionais e internacionais que continuam a arrebatar e a impactar legiões de fãs, com êxitos de peso que fazem parte da nossa memória e do próprio festival. Uma onda de rock n’ roll vai inundar todo o Parque Tejo com os maiores sucessos que unem gerações.

Para Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio: “Já falta pouco! Estamos muito entusiasmados em poder celebrar 20 anos com uma nova casa que nos permite investir ainda mais em conteúdo, infraestruturas e experiências para o público. É um privilégio podermos celebrar o passado já construindo o futuro com tantas novidades. Que sejam dias de muita alegria e festa!”.

A 10ª edição do Rock in Rio Lisboa está marcada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo-Lisboa, onde vai ser construída a nova Cidade do Rock que vai receber a edição histórica que celebra os 20 anos do festival em Portugal. Esta vai ser, sem dúvida, uma edição especial que vai oferecer muita música, muito entretenimento e muitas outras novidades que ainda estão por vir.