Ana Castela: o fenómeno do novo sertanejo está de regresso a Portugal

O fenómeno musical do novo sertanejo, Ana Castela, regressa a Portugal para dois concertos, no dia 4 de outubro, na Super Bock Arena, no Porto, e no dia 5 de outubro , na Altice Arena, em Lisboa.

233

Para Ana Castela, natural de Sete Quedas, Mato Grosso do Sul, cantar profissionalmente não fazia parte dos seus planos. Foi uma gravação sua a cantar “Vaqueiro Apaixonado”, de Loubet, na internet, numa brincadeira de amigos, que a catapultou. Em tempo recorde, fez com que os seus seguidores aumentassem em milhares.

O boom da artista, no entanto, deu-se aquando do lançamento do seu primeiro single, “Boiadeira”, que, além de lhe ter rendido o apelido homónimo, em poucas horas, se tornou viral nas plataformas de streaming e nas redes sociais, sobretudo no TikTok.

Assim, seguiram-se as gravações de “Nois é da Roça Bebê”, seu segundo single, “Neon”, “As Meninas da Pecuária”, com a dupla Léo e Raphael, “Chama”, que contou com a participação de Luan Pereira, e a regravação de “Clima de Rodeio”, do compositor Marcelo Luiz de Matos, permanecendo no registo “agro” que tanto caracteriza as suas sonoridades.

Em 2022, destacando-se como um dos principais nomes da nova geração da música sertaneja no Brasil, com números expressivos nas plataformas de streaming, que ultrapassam 15 milhões de ouvintes mensais, e mais de dez milhões de seguidores nas redes sociais, em apenas dois meses, o seu hit “Pipoco” atingiu o 1º lugar no Spotify, no qual se manteve por três meses.

Ao longo do ano, com Israel e Rodolpho, em “Bombonzinho”, música número 1, no Spotify, durante o mês de dezembro, com Gusttavo Lima, em “Canudinho”, e com Luan Pereira e Zé Felipe, em “Roça em Mim”, as parcerias de Ana Castela foram inúmeras, não esquecendo os sucessos inabaláveis de “Nosso Quadro” e “Solteiro Forçado – Boiadeira Internacional”.

Vencedora de grandes prémios nacionais, como o Prémio Multishow, na categoria, “Revelação do Ano”, e do TikTok Award, na categoria “Não nasci, estreei”, para fechar 2022 com chave de ouro, a artista foi um dos nomes eleitos como personalidade do ano Under 30, da Forbes Brasil.

Após a passagem pelo North Festival e pelo Brasil Vibes, também com a Vibes&Beats, Ana Castela regressa agora a Portugal, em 2024, para dois concerto imperdíveis em Lisboa e Porto.