Consignação do IRS fica mais simples com o “Ser Solidário” do MB WAY

A SIBS promove o apoio às Instituições de Solidariedade que integram o “Ser Solidário” com a disponibilização de uma página no site do MB WAY para apoiar os portugueses a efetuar a consignação do IRS de forma mais simples.

183

Todos os anos, milhões de contribuintes em todo o país submetem as suas declarações de IRS. Através da Consignação do IRS, os contribuintes podem encaminhar 0,5% deste imposto, que seria a favor do Estado, para uma Instituição de Solidariedade à sua escolha, sem custos adicionais.

Com o objetivo de facilitar este processo, a SIBS criou uma página onde os portugueses podem encontrar informações sobre as diversas associações que integram a iniciativa “Ser Solidário” do MB WAY, incluindo o Número de Identificação Fiscal (NIF) necessário para efetuar a consignação do IRS.

Esta é não só uma oportunidade para ajudar as Instituições, como também oferece aos contribuintes uma forma adicional de apoiarem as suas causas pois com pequenos gestos podemos criar grande impacto. Com esta iniciativa, a SIBS disponibiliza informação para que os contribuintes possam ter a oportunidade de direcionar uma parte do seu imposto para uma das mais de 250 Instituições que integram a iniciativa “Ser Solidário” no MB WAY.

“Na SIBS, colocamos diariamente o melhor da tecnologia ao serviço da sociedade e da solidariedade. Com esta página queremos ajudar os portugueses a consignarem o seu IRS e a apoiarem ainda mais o trabalho diário destas Instituições. Para além dos habituais donativos, esta opção permite que se contribua com um extra, escolhendo a instituição que se deseja apoiar e consignando uma parte do IRS. A Consignação do IRS é uma forma eficaz de apoiar causas solidárias sem comprometer o orçamento pessoal”, refere Luís Gonçalves, Diretor de Segmentação e Gestão de Mercados da SIBS.

A entrega do IRS 2024, referente aos rendimentos de 2023, ocorre entre 1 de abril e 30 de junho de 2024. Para consignar o IRS no momento da entrega da declaração, é necessário aceder ao quadro 11 da folha de rosto do Modelo 3 e preencher o tipo de entidade, o NIF e o tipo de consignação pretendida (IRS e/ou IVA).

O “Ser Solidário” é uma iniciativa inserida na área de responsabilidade social da SIBS que permite fazer e receber donativos de forma totalmente gratuita, prática e segura, para Instituições e doadores. A iniciativa “Ser Solidário” está disponível nos Caixas MULTIBANCO e no MB WAY e, para apoiar uma Instituição, basta selecionar a entidade da lista de instituições apresentadas e definir o montante do donativo.

Para integrar o “Ser Solidário”, as instituições interessadas devem estar reconhecidas como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), ou ONGPD (Organizações Não Governamentais para as pessoas com Deficiência). A candidatura ao serviço deve ser efetuada para o e-mail solidario@sibs.com.

Mais informações disponíveis aqui.