“Mais do que uma empresa de Gestão de Projetos e Consultoria BIM, distinguimo-nos como parceiros de confiança”

Rita Conceição Andrade, Executive Partner da RCA Project Delivery, conversou com a Revista Pontos de Vista sobre a importância crescente da Metodologia BIM (Building Information Modeling) e, consequentemente, sobre as oportunidades e os desafios emergentes na implementação e gestão desta ferramenta crucial para o setor. Saiba tudo.

237

Para começar, gostaríamos de entender a posição da RCA Project Delivery no mercado. Enquanto Executive Partner, que análise faz da atividade da empresa no setor imobiliário? Quais são as principais mais-valias que destaca, que diferenciam a marca como parceira de confiança nos projetos?
O setor AEC em Portugal, conhecido pelos seus processos administrativos complexos e diversidade de interlocutores, muitas vezes resulta em ineficiências e frustrações.
A RCA Project Delivery simplifica os processos com uma abordagem transparente e integrada, atuando como o único interlocutor técnico em todas as etapas do projeto.
Localizada no Algarve, mais do que uma empresa de Gestão de Projetos e Consultoria BIM, distinguimo-nos como parceiros de confiança, graças à nossa consolidada formação técnica, experiência na região e compromisso com a qualidade e precisão.
Supervisionamos tecnicamente cada etapa do projeto e construção, gerindo os problemas da vida quotidiana, mantendo o cliente em constante contacto com o desenvolvimento do projeto e fornecendo a melhor informação para o processo de tomada de decisão dos nossos clientes, garantindo uma colaboração eficiente entre os diferentes intervenientes e a máxima satisfação dos clientes.
Esta nossa abordagem dedicada é reconhecida quer por clientes, quer por parceiros do setor, e procuramos retribuir através da inovação continua e atuação colaborativa.

Considerando a importância crescente da Metodologia BIM (Building Information Modeling) na gestão de projetos imobiliários, de que forma a RCA Project Delivery tem integrado essa abordagem nas suas práticas?
A metodologia BIM é essencial à nossa cultura de projeto. Trabalhamos para promover o BIM na região, esclarecendo, capacitando e essencialmente, apoiando quem pretende contratar BIM e trabalhar nesta metodologia de troca de informações. Assistimos os Donos de Obra na definição de objetivos BIM, critérios de contratação e avaliação da qualidade técnica dos projetos.
O BIM permite uma gestão otimizada, antecipação de problemas e exploração de soluções sustentáveis, bem como uma troca de informações mais fácil e transparente. Um projeto que segue a metodologia BIM resulta num projeto mais rigoroso, com uma melhor coordenação entre especialidades e na antecipação de problemas que habitualmente só se revelam em construção e com custos maiores.
Também procuramos integrar esta abordagem através das ações da BuildingSMART Portugal, associação à qual pertencemos, na promoção e disseminação de padrões e normas abertas de interoperabilidade, enquadrados em processos, fluxos de trabalho e procedimentos normalizados visando a melhoria da eficiência e da transformação digital.

De que forma a empresa lida com a capacitação da sua equipa para atender às necessidades associadas ao BIM?
A nossa estratégia começa com a definição de objetivos BIM claros, seguida de uma implementação cuidadosa e formação contínua. Investimos em formação interna e externa, assegurando que a nossa equipa não só entende os aspetos técnicos do BIM, mas também a sua aplicação prática na coordenação e gestão de projetos.

Sabemos que a RCA Project Delivery se destaca pela comunicação eficaz e pela informação detalhada em cada etapa dos projetos imobiliários. Em que medida essa abordagem tem sido adaptada para incorporar os elementos do BIM, garantindo transparência e colaboração eficiente com todas as partes envolvidas?
O BIM melhora a nossa comunicação e a de todos os intervenientes no processo. Quando se tem uma ferramenta que nos permite visualizações precisas do projeto em tempo real e acesso compartilhado à informação, a comunicação e colaboração entre todas as partes é mais eficiente e transparente. Este ambiente colaborativo melhora a tomada de decisão, reforça o alinhamento de todos os intervenientes com os objetivos do projeto e promove que os resultados correspondam à visão do projeto.

Neste início do ano de 2024, quais são, na sua perspetiva, os desafios emergentes que a RCA Project Delivery antecipa na implementação e gestão da Metodologia BIM? Além disso, de que forma a marca os planeia superar, mantendo o seu compromisso com a excelência em serviços imobiliários?
Antecipamos desafios, especialmente com a legislação, que tendo como objetivo a obrigatoriedade de entrega de projetos em BIM a partir de 2030, numa única plataforma eletrónica que ainda está em desenvolvimento, vai obrigar a um grande conjunto de adaptações, automatizações e requisitos que ainda não são conhecidos.
Defendemos que as empresas, quer públicas, quer privadas, possam e devam iniciar a sua transição para o BIM. Sendo uma metodologia que segue normativas (como a ISO 19650), é possível às empresas implementarem e ajustarem-se a trabalhar em BIM, dando-lhes vantagem competitiva e facilitando posteriormente a adaptação à legislação que vier a ser clarificada.
Estamos comprometidos em apoiar os nossos clientes na transição para o BIM, oferecendo acompanhamento personalizado para garantir uma implementação eficaz e adaptada às normativas, mantendo a nossa excelência reconhecida.

Por outro lado, quais são as oportunidades que identifica no contexto do BIM e que evolução perspetiva para o mesmo ao longo destes meses de 2024?
O BIM oferece uma oportunidade ímpar para melhorar a eficiência do setor, promover a sustentabilidade e reduzir custos.
À medida que avançamos em 2024, prevemos uma adoção crescente do BIM, destacando as suas vantagens no setor da construção.
A partilha de casos de sucesso e a obrigatoriedade legal à vista, levará cada vez mais à procura por profissionais e empresas com competências BIM.

Para concluir, e face a tudo o que foi mencionado, que metas a RCA Project Delivery estabeleceu, para que continue a responder eficazmente às dinâmicas do mercado? Que novidades nos pode confidenciar para os próximos tempos?
Visamos consolidar a nossa posição como parceiros de confiança em gestão de projetos e agentes da transformação digital do setor na região.
Estamos a desenvolver parcerias estratégicas e a expandir os nossos serviços, comprometendo-nos com a excelência e inovação no setor AEC.
Procuramos contribuir para o desenvolvimento da região, quer através das ações de divulgação local, quer de uma presença nas dinâmicas do setor, das iniciativas da BuildingSMART Portugal e em grupos de dinamização especializados, como o Women in BIM.
Convidamos todos os interessados a explorar as vantagens do BIM, a entrar em contato connosco e a conhecer como podemos apoiar no sucesso dos seus projetos. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e levar o setor AEC a novos patamares de eficiência e sustentabilidade.