“O principal foco está sempre na criação de produtos únicos e diferenciados”

A Revista Pontos de Vista conversou com Luís Moreira, Engenheiro e Gestor Industrial, Fundador das marcas Olivier Latin e WxW - e Designer dos seus próprios produtos – e autor, compositor e intérprete musical, que nos contou de que forma todas estas vertentes se interligam e fortalecem a criatividade que habita em si, em todos os segmentos da sua vida. Conheça tudo.

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Para começar, como Engenheiro e Gestor Industrial, e considerando a sua experiência académica, em que medida esta formação influenciou a sua abordagem empreendedora na criação das marcas Olivier Latin e WxW?
A minha formação em Engenharia e Gestão Industrial forneceu-me uma base sólida em vários temas, como por exemplo a análise de processos, a gestão de operações e a otimização de recursos, que são ferramentas fundamentais para o empreendedorismo.
Ao fazer parte da criação de marcas como a Olivier Latin e a WxW, pude aplicar essa abordagem analítica e estratégica na gestão da produção, na cadeia de abastecimento e no desenvolvimento dos negócios, garantindo eficiência e qualidade em todos os aspetos do mercado em que estamos inseridos.

Certo é que, é o Designer por detrás das marcas registadas, acima mencionadas. Como integra conceitos de inovação e empreendedorismo na sua abordagem de Design para diferenciar os produtos que desenvolve num mercado competitivo?
O principal foco está sempre na criação de produtos únicos e diferenciados que atendem às necessidades e desejos dos clientes. Isso envolve várias abordagens, como a pesquisa de tendências, a pesquisa de materiais e técnicas inovadoras, e a busca por novas formas de expressão estética que destaquem as marcas no mercado competitivo em que estão inseridas. Além disso, mantenho um forte compromisso com a qualidade e a excelência, garantindo que cada produto transmita a identidade e os valores das marcas.

Fazendo uma análise à atividade da Olivier Latin e da WxW, sabemos que desenvolvem óculos à medida para cada consumidor. Para melhor entender, o que nos pode contar mais sobre as marcas?
Tanto a Olivier Latin quanto a WxW são marcas que se destacam pela sua abordagem personalizada e artesanal na criação de óculos. Cada par de óculos é cuidadosamente projetado e fabricado para atender às preferências e necessidades únicas de cada cliente, garantindo um ajuste perfeito e um estilo exclusivo. A Olivier Latin destaca-se pela sua elegância clássica e atemporal, enquanto a WxW oferece designs mais contemporâneos e arrojados. Ambas as marcas incorporam materiais de alta qualidade, artesanato meticuloso e detalhes sofisticados para oferecer uma experiência de luxo incomparável aos seus clientes.

A indústria de moda e acessórios de luxo pode ter desafios associados. Que desafios se impuseram, ao longo deste caminho criativo e de empreendedorismo? Como os superou?
Ao longo do caminho criativo que vai sendo percorrido, enfrento diversos desafios, como a concorrência acirrada, a gestão de custos elevados de produção e a manutenção da qualidade e exclusividade dos produtos. Para superar tais obstáculos, concentrei-me na diferenciação das marcas através do design, mas também na construção de parcerias estratégicas com fornecedores da mais alta qualidade e na criação de uma forte presença online e offline para alcançar e engajar os clientes. Além disso, mantive um compromisso contínuo com honrar a tradição de excelência que Portugal tem na criação de óculos artesanais, bem como com a inovação, na busca constante de melhorias em todos os aspetos do negócio para garantir o sucesso a longo prazo das marcas.

Importa referir que o Luís Moreira não é só um Engenheiro talentoso e um Designer criativo – também é um artista musical. Como nasceu esta paixão, enquanto autor, compositor e intérprete musical e como a conjuga com as outras facetas da sua vida profissional?
A paixão pela música sempre fez parte da minha vida, desde tenra idade. Como autor, compositor e intérprete musical, encontrei uma forma de expressar emoções e ideias de uma maneira única e pessoal. Embora seja uma área diferente da engenharia e do design, encontro muitas conexões entre elas, como a criatividade, a expressão artística e a busca pela excelência. Gerir múltiplas facetas da minha vida profissional pode ser desafiador, mas a música proporciona-me um espaço de liberdade e inspiração que complementa e enriquece as minhas outras atividades.

Como músico, compreende a importância da criatividade e da expressão artística. Em que medida esta perspetiva influenciou a sua abordagem ao desenvolver novos conceitos e estratégias para as suas marcas de luxo?
A compreensão da importância da criatividade e da expressão artística como músico certamente influenciou profundamente a minha abordagem ao desenvolver novos conceitos e estratégias para as marcas. Assim como na música, onde a expressão artística é essencial para criar uma conexão emocional com o público, na moda, a criatividade é fundamental para transmitir uma identidade única e envolvente para as marcas. Essa perspetiva artística inspira-me a pensar fora da caixa, a experimentar novas abordagens e a procurar constantemente maneira de surpreender e encantar os clientes através do design, da qualidade e da experiência oferecida.

Com os olhos postos no futuro, quais são os seus sonhos e ambições para a WxW? Como planeia continuar a inovar e a destacar-se no mercado da moda, mantendo-se fiel à sua visão empreendedora?
Para o futuro, tenho grandes sonhos e ambições para a WxW. Pretendo continuar a consolidar a posição da marca como referência no mercado de moda de luxo, expandindo a sua presença globalmente e conquistando novos públicos. Planeio continuar a inovar, tanto em termos de design de produtos como em estratégias de marketing e experiência do cliente, mantendo-me fiel à visão empreendedora que sempre norteou o desenvolvimento das marcas. Isso inclui explorar novas tecnologias, parcerias criativas e iniciativas de sustentabilidade que agreguem valor aos produtos e fortaleçam o posicionamento das marcas como líderes de mercado.