Início Pontos de Vista no Feminino “SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE CRIAR AS OPORTUNIDADES”

“SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE CRIAR AS OPORTUNIDADES”

“SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE CRIAR AS OPORTUNIDADES”

A Clinibeira foi edificada em 2001, sendo hoje um importante player no domínio da saúde. O que carateriza a qualidade, confiança e excelência aos pacientes?

Desde o primeiro dia, o nosso objetivo é servir a população com profissionais competentes, produtos de qualidade, inovação e essencialmente diversidade de oferta. Estando no interior, temos algumas lacunas que vamos ao longo dos tempos preenchendo. Medicina Dentária em todas as valências, Psicologia, Ginecologia, Clínica Geral, incluindo Medicina Ortomolecular, Acupuntura, Nutrição Funcional além do espaço Saúde e Bem Estar com tratamentos estéticos, terapêuticos e aulas de condicionamento físico para todas as idades.

Como Sócia Gerente, como carateriza a sua liderança e dedica-se exclusivamente a esta empresa?

Além da direção e atendimento de pacientes na Clinibeira, sou diretora da Saberformar Produtora de Eventos e Formação, e Associação Artística e Cultural da Beira Interior Art’Acontece, com inúmeros projetos sociais. Tenho um currículo muito diversificado que me permite atuar em vários sentidos: licenciada em Direito, e na área da saúde, Acupuntura, pós-graduada Nutrição Funcional, Medicina Ortomolecular, Fitoterapia e Preparação Física. Sou formada em Produção de Eventos e responsável por várias ações nacionais e internacionais que destaco o Festival Internacional Luso-brasileiro, já na 4ª Edição, onde promovo o intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, com cerimónias lá e cá dando a conhecer a minha região, um pouco esquecida no turismo. Tenho a sorte de me realizar em tudo o que desenvolvo. Ser líder significa compreender as necessidades, estabelecer regras, com inteligência, sabedoria, mas essencialmente com vontade.

A Clinibeira está localizada em Castelo Branco, interior de Portugal. Como é ser empresária nesta zona do país?

Ser empresária aqui ou ali não nos torna menos ou mais, apenas temos que nos adaptar às realidades. O trabalho bem estruturado, bem apoiado, com equipas de qualidade, vinga nos quatro cantos do mundo, uma vez que identificar o público-alvo será sempre a chave do sucesso.

É legítimo afirmar que esta “aventura” a mudou enquanto pessoa e profissional? Se sim, em que aspetos?

Nasci em São Paulo e, chegar do Brasil há 20 anos, advogada recém-formada, e instalar-me em Castelo Branco, cidade natal dos meus pais, foi, sem dúvida, um desafio, em que hoje tenho o orgulho em dizer que “valeu a pena”. Comecei como jurista, mas rapidamente mudei o meu rumo empresarial, acrescentei outros e, garanto, nunca há limites para o crescimento, pessoal e profissional, basta querer. este será sempre o meu lema.

Sente que hoje o paradigma mudou e que as mulheres têm hoje mais oportunidades e são devidamente reconhecidas pelas suas capacidades de liderança?

Na minha opinião, as oportunidades somos nós que temos que criar e procurar. As mulheres devem despir a capa que as inferioriza. o reconhecimento começa por nós e só assim é possível mudar mentalidades.

Quais são os grandes desafios da Sofia Lourenço para 2020?

Expandir as empresas não só na área territorial como na diversidade de ofertas de serviços. Na divulgação cultural, concretizar alguns projetos que estão em estudo, entre Portugal continental e Açores, Cabo Verde e Brasil. Na ação social, continuar a contribuir para um interior melhor, principalmente na qualidade de vida dos idosos. Quanto a mim, continuar com o melhor sentimento que o ser humano pode ter quando chega a casa ao fim do dia: “fiz a minha parte para um mundo melhor”.

A 8 de março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Quão importante é realçar esta data?

Este dia deve ser realçado com o intuito principal de levantar a bandeira da igualdade entre homens e mulheres, sem distinção de raça, crença, estatuto social, entre outros. Todos iguais…todos diferentes, mas, sob uma só regência… é isso. ▪