Início Atualidade “A COVID-19 alterou as necessidades das empresas”

“A COVID-19 alterou as necessidades das empresas”

0
“A COVID-19 alterou as necessidades das empresas”
cof

A Rentokil é hoje um dos principais players do mercado de controlo de pragas e higiene, sendo a marca mais antiga e aquela em que os Portugueses mais confiam. De que forma é que têm conseguido ser um ator de relevância?
A Rentokil Initial chegou a Portugal em 1982 com o Serviço de Controlo de Pragas, entretanto alargado aos Serviços de Higiene, HACCP e ao Marketing Olfativo. Beneficiamos de mais de 100 anos de experiência internacional, dos conhecimentos técnicos e científicos dos melhores Especialistas e de um Centro de Investigação próprio no Reino Unido, desenvolvendo soluções exclusivas e inovadoras. O grupo desenvolve soluções adequadas aos desafios quotidianos. Os três principais valores que nos norteiam são o Serviço, as Relações e o Trabalho em Equipa. A Segurança é sempre posta em primeiro lugar e a Formação é uma constante.

É fundamental ter um comportamento consciente e responsável, seguindo as orientações das Autoridades de Saúde. Sendo a desinfeção essencial neste domínio, de que forma têm vindo a realizar um serviço altamente especializado, de forma imediata, segura, discreta e em conformidade legal?
Oferecer um serviço especializado não é conseguido apenas através da aplicação dos protocolos transversais (e naturalmente simplificados) das autoridades sanitárias. Utilizamos o potencial de relacionamento internacional dentro do Grupo para provermos o corpo técnico das competências necessárias. Temos acesso a produtos cientificamente testados para a inativação de vírus encapsulados, substitutos do SARS-CoV-2. É importante saber que a realização de testes de desinfeção com o SARS-CoV-2 é um enorme risco e que a maioria dos biocidas disponíveis não é capaz de afirmar a eliminação do SARS-CoV-2 propriamente dito.
O rigor técnico e científico, os equipamentos mantidos em adequado funcionamento, os protocolos de segurança e a formação exigente e constante permitem-nos afirmar tranquilamente que oferecemos o melhor Serviço na defesa da Saúde Pública.

Neste panorama de pandemia, como têm conseguido responder a todas as solicitações?
A COVID-19 alterou as necessidades das empresas e o ângulo de visão evoluiu. O SARS-CoV-2 é um inimigo invisível e de fácil transmissão, que já fez milhares de vítimas mortais. Espontaneamente, a indústria e os serviços; lares, escolas, hospitais, clínicas, laboratórios e restauração procuram-nos diariamente para uma efetiva solução no combate à pandemia. Conseguimos dar uma rápida resposta pois agimos de forma proativa desde o início do ano: criámos uma equipa multidisciplinar dedicada ao estudo de soluções cientificamente comprovadas, desenvolvemos os métodos mais eficazes e habilitámos os técnicos com competências e equipamentos seguros. Paralelamente, os nossos serviços e produtos de higiene de mãos e superfícies, os restantes equipamentos para instalações sanitárias e a recolha de resíduos hospitalares têm naturalmente enorme procura.

A desinfeção tem sido mais requerida por clientes particulares ou empresas?
A maioria dos pedidos vem das Empresas. Na premente necessidade de se regressar à atividade laboral, a desinfeção especializada de espaços é fundamental para mitigar o risco e um importante complemento das medidas de proteção recomendadas pela OMS e pela DGS. Nos clientes particulares, observamos uma progressiva procura deste Serviço. A desinfeção de viaturas e moradias é uma preocupação atual, sobretudo quando existem grupos de risco nas famílias. Esta ação irá também minimizar a ocorrência de outras patologias com impacto negativo na saúde. Há outras soluções complementares como tapetes que minimizam o potencial de contágio e as máscaras.

Quais são as garantias da Desinfeção Rentokil?
A utilização de biocidas seguros para as Pessoas e para o Ambiente, os procedimentos adequados, a formação dos Técnicos, um departamento que avalia e pondera constantemente as metodologias adotadas, culminando como uma ação de consultadoria. É importante perceber que um ser humano infetado, em contacto permanente ou intermitente com um espaço é uma fonte de contaminação. A OMS tem vindo a alertar para um dos fatores críticos da desinfeção: os ambientes de alta concentração de matéria orgânica ou sujidade, que comprometem a eficácia da desinfeção. Antes da realização do Serviço, é essencial a análise pormenorizada e a preparação do espaço.

Se até hoje a desinfeção era requisitada somente quando existia um problema, sente que passará a ser regra?
Sem dúvida. Esta pandemia alertou globalmente para a importância da higiene e da desinfeção. Sabemos que 80% das infeções são transmitidas pelas nossas mãos e que podemos contaminar até cinco superfícies consecutivas. A concentração demográfica, principalmente nas cidades, vai criar um novo paradigma, com comportamentos e rotinas diferentes, para a proteção contra esta e inúmeras outras doenças, conhecidas ou ainda por chegar.