Início Atualidade “QUEREMOS CONTINUAR A MARCAR A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS”

“QUEREMOS CONTINUAR A MARCAR A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS”

0
“QUEREMOS CONTINUAR A MARCAR A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS”

Neste sentido, torna-se importante que as bases de um qualquer projeto ou desafio assentem em pilares como a excelência, o reconhecimento e a busca por uma dinâmica positiva e diferenciadora. Desta forma, a Revista Pontos de Vista foi conhecer a MR – Terapias, Formação e Consultoria, uma entidade que foi edificada há cerca de dez anos, em 2010, e que presta serviços de excelência no domínio da área da saúde e bem-estar, promovendo a integração na sociedade de crianças, jovens e adultos com perturbações de desenvolvimento e/ou adquiridas. Falamos com a mentora e fundadora deste projeto, Margarida Riscado, que assume diversas pastas no domínio da orgânica da marca, Diretora Clínica, Terapeuta da Fala e Formadora da marca. A nossa interlocutora abordou um pouco mais do crescimento da marca e do balanço desta década de atividade, sem esquecer as adaptações que tiveram de ser realizadas fruto da pandemia da COVID-19 e que tudo mudou num ápice, assegurando que a marca está presente no mercado porque tem o desiderato de se continuar a assumir como uma organização de referência ao nível da prevenção, tratamento e investigação das perturbações do desenvolvimento, emocionais e/ou adquiridas, acessível a todas as pessoas, em qualquer fase do ciclo de vida e independentemente da sua disponibilidade económica, bem como, da capacitação de outros profissionais e cuidadores ao nível da formação qualificada e certificada.
Mas de que forma tem vindo a MR – Terapias, Formação e Consultoria a promover um serviço digno, de rigor e excelência no mercado? Margarida Riscado não tem dúvidas que a base deste crescimento e reconhecimento passa pela “excelência, rigor e qualidade na prestação dos cuidados de saúde”, afirma convicta, assegurando que os mesmos “são fruto de uma equipa altamente diferenciada, motivada e atualizada técnica e cientificamente”, salienta a nossa interlocutora, para quem a coexistência desses princípios assumem-se como um imperativo para a marca, sustentado num trabalho de qualidade que só pode ser conseguido e alcançado com um enorme rigor e superação, “através da procura e busca incessante e sistemática pela excelência”, revela a administradora da MR – Terapias, Formação e Consultoria.
Desta forma, torna-se vital para a nossa entrevistada que a marca continue a ser capaz de contribuir para o desenvolvimento do potencial, qualidade de vida e bem-estar da pessoa integrada em sociedade, através de um conjunto de ações e serviços personalizados, sendo que para Margarida Riscado, “é bastante inspirador e motivador fazer parte de um projeto de mudança na melhoria das pessoas”.
Interessa ainda perceber que o core da atividade da marca passa pelos apoios clínicos e em diversas vertentes como Terapia da Fala, Psicologia Clínica, Educacional, Neuropsicologia, Terapia Família e Psicoterapias, Orientação Vocacional, Musicoterapia, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional. “Além destas, a MR Terapias disponibiliza ainda especialidades médicas em áreas de fronteira às intervenções realizadas (Neurologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pedopsiquiatria), para além da avaliação do Processamento Auditivo Central, que destacamos pela sua importância e paradoxal escassez no mercado nacional”, esclarece Margarida Riscado, que tem na Terapia da Fala a sua paixão.

PARCERIAS E PROTOCOLOS DE ENORME VALOR
Nada se consegue sozinho, e se a MR – Terapias, Formação e Consultoria alcançou hoje um nível elevado, também o conseguiu fruto da sua capacidade em promover parcerias e redes de cooperação, por exemplo com os denominados Edifícios do Saber, Universidades, Politécnicos e outras entidades de valor e reconhecimento. De salientar que isso se perpetua nas mais diversas dinâmicas, até porque a MR – Terapias, em complementaridade com o core de atividade já revelado, aposta também na formação, consultoria, investigação e apoio ao estudo especializado, que se integram no conceito Academia by MR Terapias, entidade formadora certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações no Trabalho. “Nesta vertente, diria que o grande fito passa por formar e dotar de competências os profissionais de saúde e de educação, nas temáticas respeitantes a perturbações do desenvolvimento, emocionais e do comportamento em crianças, jovens e adultos, contribuindo para a existência de profissionais mais capacitados, que garantam intervenções de grande qualidade e possam fomentar o ajustamento, a redução do sofrimento e a integração social dos utentes”, esclarece Margarida Riscado.
Assim, no domínio desses protocolos estabelecidos, é importante realçar instituições de ensino como a ESSA – Escola Superior de Saúde do Alcoitão, o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, IPL – Instituto Politécnico de Leiria, Universidade do Minho, “tudo isto nas áreas da formação, realização de estágios académicos e projetos de investigação”, assevera a nossa interlocutora, realçando ainda que “relativamente às parcerias recém estabelecidas, tenho de mencionar com grande orgulho, a Universidade Católica e o ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada”.

RECURSOS HUMANOS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DA MARCA
A Pandemia da COVID-19 provocou inúmeras mudanças no que considerávamos garantido, obrigando a uma capacidade enorme de adaptação por parte de pessoas e empresas, sendo que as mesmas nem sempre são fáceis de alcançar, pelo menos num curto período de tempo. Contudo, existem exceções, e a MR – Terapias, Formação e Consultoria teve de rapidamente se adaptar a esse «novo normal», obrigando a um novo reajustamento a esta nova realidade. Otimista por natureza, Margarida Riscado acredita que temos de ser capazes de retirar conclusões positivas de momentos considerados mais negativos, “e foi isso que fizemos”, realça a nossa entrevistada, não sem antes reconhecer a importância do corpo de recursos humanos que compõe a marca e que é, segundo a nossa interlocutora, “uma parte essencial para o sucesso que alcançamos, tendo-se revelado de excelência neste momento mais complicado provocado pela COVID-19”, elogia a mentora da MR – Terapias. Como? “Os técnicos da MR Terapias mantiveram sempre o apoio aos seus casos em acompanhamento. Na fase do confinamento, passaram a ter apoio por vídeo consulta e nos casos em que tal não era possível, foi sempre mantido contacto para suporte às famílias. Foram profissionais empenhados, dedicados e reinventaram-se para chegar às casas e às famílias”.
É importante salientar que a Equipa de profissionais da MR Terapias, com práticas diferenciadoras, dedica-se às causas que abraça, designadamente na interligação do trabalho que desenvolve, com as famílias, os professores e os outros profissionais de saúde, formando-se uma rede de suporte à criança/ jovem. Para além disso, os profissionais da MR Terapias procuram as metodologias de intervenção comprovadamente mais adequadas a cada situação e recorrem a intervenções cientificamente validadas, permanentemente atualizados.
Satisfeita com aqueles que fazem diariamente a MR – Terapias e que são o rosto dos valores apresentados ao mercado pela marca, para Margarida Riscado esta crise mostrou que o digital funcionou e veio para ficar. “A dinâmica da empresa mostrou-me que no passado fazia reuniões presenciais com as equipas e isso não era necessário. As plataformas digitais permitem essas mesmas reuniões com os meus técnicos de uma forma mais célere e até com resultados ainda melhores”, assume convicta.
Outra área que também não «escapou» às valias do digital, foi a formação em que os resultados foram tão positivos, que levaram a nossa entrevistada a questionar-se porque não optou por este caminho mais cedo. “Menos cansaço, menos viagens, menos custos inerentes e mais qualidade. Conseguimos tudo isto apostando na vertente digital”, advoga.

O DIGITAL QUE VEIO PARA FICAR
E no que concerne à vertente clínica? Foi a mesma também abrangida por esta senda digital? “Passamos consultas do modo presencial para o online e está provado cientificamente que são similares. Assim, fiz imediatamente os protocolos necessários para dar esse género de resposta e as pessoas aderiram de uma forma positiva e surpreendente”, assume a nossa entrevistada. Mas será que este modelo mais digital veio para ficar e será para substituir completamente o modelo presencial? “Naturalmente que não. Vamos promover uma coexistência entre o presencial e o digital, até porque ambas são importantes”; revela, dando o exemplo das vantagens do modelo digital, “por exemplo, ao nível das intervenções à distância (por indisponibilidade geográfica do cliente), mas também da praticabilidade e flexibilidade desta metodologia, em termos das deslocações e da flexibilidade horária do acompanhamento. Outro dos principais benefícios que destacamos neste tipo de intervenção é igualmente o fomento da maior participação dos pais nas intervenções com crianças e adolescentes, os quais conseguem estar mais próximos do acompanhamento à criança e do técnico do que estariam num registo presencial, que exige uma organização logística mais delicada”. Isto sem esquecer a abertura de um leque grande a nível internacional também, em que fizemos diversas parcerias e protocolos a nível da formação e investigação, que levam o nosso trabalho além-fronteiras”, esclarece a nossa interlocutora, assegurando que dado este novo panorama, do digital, não sente mais necessidade de inaugurar novos espaços «made in» MR – Terapias, Formação e Consultoria, que hoje são quatro.

FAMÍLIA COMO PILAR DE EQUILÍBRIO
Gestora, líder, profissional clínica, mulher e mãe. Tudo isto são caraterísticas da nossa entrevistada, Margarida Riscado, que se considera uma mulher dinâmica, empreendedora e com inúmeras ideias. Assume-se como uma líder democrática, próxima das pessoas e sente a sua profissão com um enorme sentido de missão, assegurando que tudo deve à sua Família, o pilar de equilíbrio em toda a carreira profissional e familiar. “Comecei a trabalhar desde muito cedo como terapeuta da fala, que é, sem dúvida, a minha vocação e a minha paixão”, reconhece, assegurando, contudo que qualquer que fosse a sua área de progressão profissional, desde que implicasse pessoas, ia ser também a sua grande paixão. E o que mudou ao longo destes dez anos na nossa entrevistada? “Nada. Continuo com a mesma paixão e vontade de fazer mais e melhor. O projeto foi, obrigatoriamente, crescendo e não é mais que a minha visão profissional, num suporte com uma grande equipa, mas sempre com esta perspetiva de delegar e de intervir na família, de pensar no bem-estar dos outros, designadamente na área da saúde mental. O meu e o nosso foco são as pessoas e disso não tenho qualquer dúvida. Fico imensamente satisfeita e feliz por poder ajudar e tento dar sempre uma resposta a quem bate à nossa porta. Esse é o espírito que tenho e quero na MR – Terapias. Queremos continuar a marcar a diferença na vida das pessoas”, conclui Margarida Riscado.

Mensagem de encorajamento
Experiências desafiantes como a que estamos a viver fazem-nos refletir sobre a nossa conduta em sociedade e têm inegável impacto na saúde mental dos portugueses, fator já observável na MR Terapias com o crescimento de novos pedidos de acompanhamento, na área da Psicologia.
Deixo uma mensagem de esperança, lembrando que nos desafios, também surgem oportunidades, assim como realço a importância do suporte da rede familiar nesta fase tão peculiar. Espero que possamos começar a olhar para os outros de outra forma e a sentir melhor os afetos. Haverá, certamente uma redescoberta da proximidade e da socialização.

Exemplo de um testemunho que incentiva a equipa da MR – Terapias a continuar a trabalhar desta forma
Venho por este meio agradecer toda a vossa ajuda no acompanhamento dos meus alunos na direção de turma,
o 6.º I. Foram espetaculares!
Acompanharam os alunos na escola e agora, no Ensino à Distância, foram essenciais no acompanhamento e progresso dos nossos alunos. Adaptaram os vossos horários, ajudaram na instalação e funcionamento do Teams, ajudaram a organizar a dinâmica familiar para eles se organizarem melhor nos trabalhos e, acima de tudo, estiveram sempre disponíveis para os miúdos, para os pais e para nós, escola, principalmente, para mim, Diretora de Turma, e para a minha colega (espetacular) de Educação Especial. Muito obrigada!
Hoje, de manhã, realizámos o nosso Conselho de Turma e fiz questão que esta vossa ajuda/acompanhamento ficasse registado em ata porque foi muito importante. O vosso acompanhamento não é apenas a entrega de um relatório, é muito mais do que isso e foi muito importante nesta época tão desafiante para todos nós. Espero que os nossos alunos valorizem esse acompanhamento. Nos tempos mais difíceis é sempre bom lembrar que houve pessoas que passaram na nossa vida e que se importaram connosco e que acreditaram em nós. Obrigada por tudo!