Trivalor SGPS abriu recentemente o seu primeiro restaurante PONTO.. Como surgiu a ideia da criação deste movimento saudável direcionado para a restauração coletiva?

Na Trivalor, estamos focados em servir bem-estar às empresas com quem trabalhamos e a todas as pessoas com quem lidamos no dia-a-dia. Com esta nova aposta, a Trivalor pretende continuar a seguir a missão a que sempre se propôs, servir “bem-estar”, tornando-o agora também “saudável”.

Com o restaurante PONTO. quisemos ir ainda mais longe, pois sabemos que se queremos provocar mudanças não o podemos fazer sozinhos. Por isso, desafiámos várias empresas a juntarem-se a nós, a abraçarem este objetivo e torná-lo uma causa comum, para criar um movimento que defenda o que é “saudável”. Queremos ser a boa influência no trabalho e na vida familiar de cada um. Outro dos objetivos é responder às novas gerações, que estão a chegar ao mercado de trabalho e queremos dar-lhes uma oferta que valorizam.

Apesar de termos esta forte vertente do “saudável” nos restaurantes PONTO., estes espaços foram pensados para estimular a partilha, onde todos são bem-vindos. Assim, temos uma oferta equilibrada e abrangente, que passa por opções tão diversas como pratos vegetarianos, vegan, de peixe, carne, saladas e comida feita ao momento, bem como uma oferta diversificada para cafetaria.

Falem-nos um pouco mais deste conceito 360º de restauração para empresas, escolas e eventos concebido à medida e de chave na mão.

Sabemos que o mundo está a mudar, e com ele também se alteram os hábitos. Acreditamos que as empresas têm de acompanhar estas mudanças. Hoje em dia é notório, sobretudo nas gerações mais novas, onde os extras que as empresas têm para oferecer são muito valorizados. Para surpresa de muitos, não é o fator monetário mas sim a preocupação que têm pela qualidade de vida dos seus colaboradores durante o período de trabalho.

Imagine ter na sua empresa um restaurante ou cafetaria que pode ser usado durante todo o dia, e que pelas suas características arquitetónicas e funcionalidades, aliado à estética e a um ambiente acolhedor, os seus colaboradores podem fazer uma pausa. Onde para além de tomarem uma refeição, podem fazer uma reunião de trabalho informal, ou mesmo trabalhar durante o dia. Este é o nosso novo conceito “360º de restauração”, que se traduz em restaurantes e cafetarias de empresas que são especialmente pensados e projetados para serem sentidos e vividos. Os “360º” são locais que promovem uma excelente experiência ao consumidor, com simplicidade e autenticidade, associado a um leque alargado de oferta. Aqui tudo foi pensado ao pormenor e a palavra sustentabilidade é levada a sério. Os materiais utilizados são todos recicláveis e promove-se a compostagem dos materiais e resto de frutas e legumes.

Este é um moderno conceito de restaurante de empresas, facilmente replicável e adaptável a todos os tipos de espaços e áreas. As vantagens de aderir e passar a ter um 360º na sua empresa são muitas, designadamente o aumento da produtividade e dos níveis de satisfação dos colaboradores. Dar vida a espaços que por regra têm pouca utilização, e que deste modo são convertidos em lugares que não se destinam exclusivamente às refeições, mas que podem ser usados para outras atividades complementares e fora do horário das refeições.

Estamos a falar de refeitórios e cafetarias com uma oferta alimentar na ementa diária mais saudável, com a introdução de pratos inovadores, redução de gordura e teor de sal. De que opções saudáveis estamos a falar?

A abordagem passou por criar ou adaptar soluções do ponto de vista nutricional que, por vezes, se consegue através da substituição de alguns ingredientes. Por exemplo, num dos nossos bolos de chocolate substituímos a farinha convencional por farinhas integrais, retirámos toda a manteiga que a receita previa e introduzimos a curgete e meia chávena de azeite, para manter a humidade e garantir as reações que favorecem o crescimento e arejamento da massa.

Também os nossos bolinhos de bacalhau incorporam espinafres para retirar a farinha e reduzir a quantidade de batata e são feitos no forno. No caso do brownie, substituímos todo o açúcar refinado por um terço da quantidade de açúcar amarelo e beterraba. Temos ainda uma gama alargada de águas aromatizadas e bebidas frescas para evitar os refrigerantes.

Para a cafetaria, desenvolvemos soluções de snacks doces sem açúcar como as barrinhas de cereais à base de tâmaras ou os snacks e tartes salgadas feitos no forno, com quantidades residuais de gordura e sal face aos produtos convencionais. Temos menus sazonais, porque privilegiamos o uso de ingredientes da época e respondemos a vários níveis de serviço, desde uma simples coffee station para uma reunião até uma refeição com vários pratos. O foco é sempre o mesmo: alternativas equilibradas e muito saborosas. Deste modo, a oferta mais saudável acaba por ser transversal no serviço de alimentação. Vai desde os pratos principais (carne, peixe, vegetariano, vegan) às sobremesas, mas também aos produtos convencionais de cafetaria e mais recentemente às soluções para catering de eventos.

De que modo esta paixão por uma alimentação melhor é transmitida nos vossos produtos individualmente?

Todas as nossas receitas são pensadas e desenvolvidas por uma equipa especializada que engloba chefs e nutricionistas, e são analisadas não só pelo sabor, inovação, mas também pelas suas características nutricionais. Temos uma grande preocupação em reduzir o sal, açúcar e gorduras das nossas receitas, mas sempre com a preocupação do sabor. Por vezes demoramos algum tempo a encontrar esta conjugação perfeita, porque “saudável” não tem a ver com dieta, “saudável” é bom e tem que saber bem!

Como é que através da criação do PONTO., desafiam as empresas e as escolas a inspirar os seus colaboradores e alunos, incentivando-os a adotarem um estilo de vida mais saudável?

O PONTO. é muito mais do que um prato ou um espaço, e quem adere a este novo conceito tem acesso a um conjunto de iniciativas e materiais com uma abordagem jovem e comunicação dinâmica.

Desenvolvida por uma equipa de especialistas, temos uma comunicação específica para cada um dos segmentos, sejam empresas, estabelecimentos de ensino ou eventos. Acreditamos que a melhor forma de passar a mensagem é pela nossa experiência.

A saúde e alimentação das crianças é cada vez mais a principal prioridade dos pais. Mas será que nas escolas se cumprem as regras para os mais pequenos terem um estilo de vida saudável? Completar o dia das crianças com refeições mais saborosas e saudáveis faz parte de um dos vossos grandes objetivos?

Para as escolas já temos uma oferta alargada de receitas saudáveis e saborosas, mas não nos podemos esquecer que desenvolver hábitos para uma vida saudável desde cedo não se baseia só em bons hábitos alimentares. Pode ajudar, mas não é suficiente. É importante promover o exercício físico e outras práticas equilibradas para favorecer e aumentar qualidade de vida.

Consideramos que neste segmento existem responsabilidades acrescidas. Se por um lado temos de responder às necessidades nutricionais específicas de crianças e adolescente não perdendo de vista o objetivo do sabor e da apresentação, por outro queremos ser um agente ativo na formação destas crianças e adolescentes nas suas escolhas alimentares.

Investimos muito numa comunicação pedagógica, mas lúdica, porque acreditamos que é na fase de crescimento que se constroem os modelos de comportamento e se determinam padrões de consumo. Mais do que impor escolhas saudáveis neste segmento, queremos promover a autonomia e a responsabilidade nas escolhas. Em relação aos hábitos alimentares é importante garantir que perduram no tempo e que se mantêm durante a vida adulta. Trabalhamos não só com os alunos, mas também com os pais e educadores para da melhor forma conseguirmos passar a nossa mensagem de hábitos de vida mais saudáveis.

Os hábitos alimentares estão a mudar e o consumidor moderno procura cada vez mais alimentos diferentes e inovadores, tanto dentro como fora de casa. Considera que atualmente o PONTO. representa respostas suficientes para estas tendências do mercado?

No PONTO., somos curiosos por natureza. Por ser um produto recente e inovador, estamos em constante aprendizagem, evolução e crescimento. Estamos a trabalhar para aumentar a nossa oferta e desenvolver escolhas dirigidas aos nossos consumidores e clientes em todas as alturas do seu dia e da sua vida.