A LG é hoje uma das principais marcas a nível nacional e internacional, sendo também conhecida pela fiabilidade, qualidade e excelência dos produtos apresentados. Apenas para contextualizar junto do nosso leitor, de que forma é que a marca tem vindo a contribuir no domínio da qualidade do vosso setor de atuação e quais são as características da mesma que lhe perpetuam um sentido diferenciador e promotor de qualidade?
A LG tem vindo a merecer, desde sempre, a confiança dos consumidores, devido à qualidade reconhecida dos nossos produtos e soluções de home appliances. Este posicionamento só se alcança através de uma constante aposta na inovação dos nossos produtos.
Veja-se o caso do motor exclusivo que desenvolvemos, o Inverter Linear no caso dos frigoríficos e o Inverter DirectDrive para as máquinas da roupa, ambos oferecem uma garantia de dez anos. Aliás, o ciclo de vida dos nossos eletrodomésticos é um dos aspetos mais apreciados pelos nossos clientes, razão pela qual lançámos recentemente os combinados LG Centum
System™, que combina uma garantia de 20 anos com uma maior eficiência energética.
Estas constantes evoluções dos nossos motores vêm permitir o desenvolvimento de um vasto conjunto de características diferenciadoras e únicas no mercado, tal como, as novas máquinas de lavar com inteligência artificial, LG AI DD™.
É legítimo afirmar que uma das mais valias da marca passa por envolver as pessoas e oferecer-lhes novas experiências e soluções otimizadas? Como perpetuam esse desiderato?
Entender os nossos clientes e poder fornecer-lhes novas experiências e soluções otimizadas através de uma aposta constante na inovação é crucial para podermos fazer parte do seu dia-a-dia. Sendo o nosso objetivo, melhorar a qualidade de vida dos nossos consumidores, vamos focar e desenvolver tecnologias que de facto venham a contribuir para esse fim. Sabemos que a poupança de tempo é um fator determinante nas máquinas de lavar, por isso, lançamos o TurboWash 360°, uma função que permite fazer lavagens em apenas 14 minutos. “Inovação para uma vida melhor” é a missão pela qual a LG rege o seu trabalho diário em todo o mundo e tal só é possível através de uma grande aposta no trabalho de investigação e desenvolvimento para criar soluções tecnológicas que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes.
Como é que a inovação tem sido um aliado natural e comum da LG no desenvolvimento de soluções e produtos que marquem a diferença perante o mercado?
A LG cria produtos que refletem as necessidades e preferências específicas dos clientes. Podemos dar os mais variados exemplos das nossas soluções. Tal como já referi, lançamos agora as máquinas com inteligência artificial, que têm um mecanismo que identifica os tecidos e ajusta automaticamente os movimentos e ideias à lavagem. Para quem tem alergias e para lavar as roupas dos bebés, criamos o programa Steam+ que elimina em 99,9% os agentes alergénicos, tais como pó e ácaros. No caso dos frigoríficos, desde os americanos sem canalização, às várias tecnologias que fazem um arrefecimento mais rápido e uniforme, à grande capacidade e eficiência energética. São tudo tecnologias exclusivas que vão de encontro às necessidades dos nossos clientes.
É uma preocupação vossa que o cliente sinta essa ligação entre a marca e a inovação?
Mais do que uma preocupação, queremos sim que o cliente saiba que desenvolvemos equipamentos à medida das suas necessidades, sendo que, muitas vezes, até as antecipamos. Por exemplo, os eletrodomésticos inteligentes abrem um novo mundo de possibilidades que até então era impensável, viemos mostrar que para além de tecnologias que criamos para colmatar as necessidades primárias, viemos também acrescentar valor com funções como a connectividade WIFI.
Quando falamos de eletrodomésticos, é normal abordar questões como durabilidade, fiabilidade e qualidade dos mesmos. Neste sentido, como é que a LG garante aos consumidores/clientes que os seus produtos fomentam essas distinções?
Como nenhuma outra marca, a LG é sinónimo de durabilidade, fiabilidade e qualidade. Veja-se que os nossos eletrodomésticos contam com garantias de dez anos, e ainda lançamos três combinados com 20 anos de garantia, o que só é possível graças à tecnologia exclusiva que desenvolvemos e aos materiais que empregamos nos nossos equipamentos.
Sente que hoje as pessoas querem um eletrodoméstico para a «vida toda»? Isso é viável? Como é que a LG vê esta ideia? Sente que hoje o consumidor já não compra um determinado eletrodoméstico olhando somente para o preço do mesmo? A marca por detrás do mesmo é essencial?
O cliente que compra um equipamento LG sabe que está a comprar um equipamento do futuro, um eletrodoméstico inovador capaz de responder e de se adaptar a qualquer desafio do dia-a-dia. Por isso, os clientes que procuram este tipo de equipamentos não olham para o preço, mas sim para a tecnologia. É o que nos diferencia.
Cimentaram a vossa liderança na área dos televisores e das máquinas de lavar roupa. Estão no topo no domínio dos frigoríficos de maior valor e registaram um crescimento em outros segmentos. Hoje a LG é o principal líder nestes segmentos? O que falta fazer para continuar a crescer nestes e outros segmentos da marca?
A LG é líder mundial inegável em soluções de home appliances e também de home entertainment, posicionando-se no topo da tabela entre as principais empresas de tecnologia. Orgulhamo-nos de sermos visionários, de tal forma que se hoje somos líderes é porque andamos sempre com os olhos postos no futuro. E este é o nosso maior compromisso para com os nossos clientes: continuar a apostar na inovação, construindo um futuro cada vez melhor.
A marca assume também uma filosofia muito assente na responsabilidade ambiental, com, por exemplo, uma política de eco design. O que tem realizado a LG no domínio dos eletrodomésticos no âmbito da promoção e defesa da responsabilidade ambiental?
Desde 1994, a LG tem vindo a implementar sistemas de gestão ambiental ao longo do ciclo de vida dos seus produtos, desde o seu desenvolvimento até ao fim da sua utilização, de forma a reduzir a pegada ambiental da empresa. Ao nível da Política de Responsabilidade Social e Corporativa, a missão passa pela criação de um sistema de gestão e de um portefólio que assegurem um ambiente melhor.
Neste sentido, uma das maiores inovações da LG surge no momento da produção dos equipamentos eletrónicos, com uma forte política de eco design a nível mundial que pressupõe um processo de montagem que é executado de forma a que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes.
Também o desenvolvimento das embalagens é avaliado tendo em conta o cumprimento de 22 pontos-chave, tais como a redução do volume e peso, a otimização da eficiência logística e o uso mínimo de substâncias perigosas de forma a minimizar os seus efeitos ambientais. Em complemento, foi introduzida em 2012 uma diretriz para o design de Embalagens Verdes para televisores e smartphones a que se juntaram, no ano seguinte, orientações específicas para outras gamas de produtos como frigoríficos, máquinas de lavar e aspiradores.
Além disso, a LG tem vindo a desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico. Para o efeito, organizámos em maio o e-Waste Summit, o primeiro encontro de análise do panorama português de gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. Este momento de debate surgiu da união entre a LG Electronics Portugal e a ERP Portugal para consciencializar os portugueses para algumas das principais ameaças ambientais. Paralelamente, somos parceiros noutros projetos que vêm alertar para a causa: Geração Depositrão, que conta com o envolvimento de mais de 900 entidades, 420 mil alunos e cerca de 40 mil professores, e a Campanha “Reciclar é um Festival”, que pretendia promover a recolha de eletrodomésticos usados ou danificados, de qualquer marca, na compra de um produto LG.
Neste segmento, o que podemos esperar da marca para 2020? Que desafios existem para a mesma e como pretendem continuar a ser um dos principais líderes no mercado luso?
A LG Portugal tem tido um dos desempenhos mais positivos e consistentes do continente europeu. Cimentamos a liderança na área dos televisores, posição que mantemos e consolidámos há três anos, e conquistámos o topo da tabela nas máquinas de lavar roupa. Surgimos também em primeiro lugar nos frigoríficos de maior valor, em especial nos Americanos Side by Side. Também as áreas de Sinalética Digital e de Soluções de Ar Condicionado registaram aumentos relevantes.
São desempenhos como estes que sustentam o crescimento constante da faturação na ordem dos dois dígitos da LG Portugal, mesmo em períodos em que, a nível mundial, o mercado não registou uma performance tão positiva. As nossas expetativas para 2020 são elevadas e estamos confiantes de que vamos conseguir manter, e até aumentar em alguns casos, este nível de crescimento.
Paralelamente, continuaremos a desenvolver enormes esforços no sentido de alertar para a necessidade de proteger o meio ambiente, seja a optar por produtos e equipamentos mais eficientes, como é o caso dos eletrodomésticos LG, seja a desenvolver iniciativas e medidas eco-friedly, como a segunda edição do e-Waste Summit e o compromisso assumido com a neutralidade carbónica, que esperamos atingir em 2030.
Escolher LG é…?
Escolher inovação tecnológica aliada à utilidade. É optar por equipamentos com alta tecnologia, eficientes e fiáveis.