Início Pontos de Vista no Feminino “Mulheres poderosas empoderam outras”

“Mulheres poderosas empoderam outras”

“Mulheres poderosas empoderam outras”

Quando foi criado o Instituto Médico Privado e de que forma é que a marca tem vindo a preconizar uma orgânica inovadora e promotora de uma melhoria no domínio da área de medicina estética e cirúrgica?

O Instituto Médico Privado foi criado em 2017 com um conceito inovador: espaço de saúde, beleza e bem-estar, desdobrado em vários serviços, como medicina estética, nutrição, cirurgia plástica, psicologia e reeducação postural.

O acompanhamento personalizado dos nossos profissionais de saúde nas suas diversas especialidades, com programas elaborados a cada cliente e com o recurso à tecnologia de ponta e às técnicas inovadoras de que dispomos, faz com que sejamos, já, uma clínica de referência, procurada por clientes nacionais e estrangeiros.

Para além disso, somos representantes exclusivos da marca Mimi Luzon em Portugal, uma linha exclusiva de produtos de cosmética detentora de uma fórmula única à base de Ouro Puro de 24K e prata, que responde às necessidades dos diferentes tipos de pele com efeito imediato.

São tratamentos eleitos pelas maiores celebridades nacionais e internacionais, procurados essencialmente por segmentos de luxo, mas também em ocasiões especiais que requerem resultados mais imediatos, como é o caso das noivas.

As máscaras de ouro e de prata fazem parte dos tratamentos exclusivos que podem desfrutar no Instituto Medico Privado.

O que marca a diferença do Instituto Médico Privado neste setor e como é que a inovação tem sido essencial para elevar a dinâmica de excelência?

Termos em conta a avaliação antes de escolher um programa de remodelação corporal. É muito importante identificar, com a ajuda de um especialista, o que funciona melhor para o cliente e quais as suas necessidades, a fim de obter os melhores resultados.

No Instituto Médico Privado preocupamo-nos muito com esse passo e nunca recomendamos um tipo de tratamento aos nossos clientes sem uma avaliação corporal inicial porque consideramos que a segurança dos nossos clientes é tão importante como os resultados.

Avaliamos cada caso através dos recursos mais avançados e proporcionamos a solução mais eficaz, transparente e informada, de forma personalizada e atendendo às preocupações, necessidades, historial clínico e à expectativa de cada cliente.

O “Fotofinder” permite-nos fazer uma avaliação real de cada cliente, com recurso à fotografia (antes e depois). Desta forma, os nossos clientes conseguem perceber os resultados reais dos tratamentos de nutrição, emagrecimento e estética. A segurança dos procedimentos, conhecer o tratamento proposto e conversar com o profissional sobre expectativas versus realidade é, para nós fundamental.

A Sandra Santos é formada em Turismo e Gestão de Empresas, tendo iniciado o seu percurso na aviação comercial e executiva, e desde 2012, tem estado fortemente envolvida na gestão e consultoria na área de Nutrição e Rejuvenescimento. Como é que tem sido realizado o seu percurso profissional e como explica a sua presença em áreas tão díspares?

Sempre trabalhei com o foco no cliente e na excelência do serviço. A tomada de consciência de que há valores basilares que conduzem à diferenciação, sempre nortearam a minha conduta em todos os setores de atividade, que contribuíram para a minha formação e experiência, nomeadamente na aviação executiva, uma área com um nível de rigor e exigência em que nada pode falhar.

 Na área da medicina estética, pela qual me apaixonei de imediato, os valores são os mesmos: foco no cliente e excelência no serviço. O elevado custo em tratamentos de medicina estética em alguns países da Europa e do Mundo impulsiona o Turismo de Saúde em Portugal.  Pessoas residentes no estrangeiro recorrem ao IMP devido aos preços acessíveis, clima agradável e hospitalidade da nossa cidade.

Fazem-se férias e tratamentos ou cirurgias em simultâneo: o que comumente designamos por Turismo de Saúde. A cidade do Porto tem recebido distinções no estrangeiro, uma vantagem que pode juntar-se à qualidade dos serviços na área da medicina estética e cirurgia plástica. A experiência que tenho adquirido nestas duas áreas tão distintas, permitem-me consolidar o melhor serviço a oferecer. A clínica é tão privada que atende à porta fechada, privilegiando a privacidade nos tratamentos de excelência que oferece, num ambiente tranquilo, acolhedor e requintado.

Como é a Sandra Santos enquanto líder e enquanto promotora para levar e elevar este projeto para a frente e para outros rumos?

Sou bastante disciplinada e gosto de planear. Movo-me pela paixão que nutro pela área, tenho o privilégio de fazer o que gosto e ajo dentro dos meus valores. A minha ascensão profissional é, uma consequência natural da minha dedicação, resiliência e perfecionismo. Tudo o que me proponho a fazer tento fazê-lo bem feito com a flexibilidade de adaptação a diferentes contextos que este setor nos impõe.  A minha realização pessoal e profissional é o reflexo de escolhas ponderadas, refletidas em que o fascínio por desafios estimulantes e inovadores desde cedo se revelaram.

Ser empreendedor, nos dias de hoje, é das opções mais ousadas, exigentes e stressantes, sobretudo pela responsabilidade inerente. Estamos cientes que para atingirmos as metas que traçámos a responsabilização pelo sucesso tem que ser partilhada. As empresas são as pessoas e o reconhecimento e valorização de cada um tem repercussões imediatas na sua autoestima.

Comunicar de forma assertiva convidando-os a intervir, ativamente, em decisões importantes da empresa, identificando pontos de melhoria são simples atos que geram motivação. Um colaborador motivado é um colaborador feliz. E essa felicidade propicia um ambiente saudável que se reflete, inevitavelmente, no bem-estar dos nossos clientes. Enquanto promotora, a estratégia que definimos para elevar este projeto e ascender a um patamar de excelência, passa pela inovação, diferenciação e personalização dos serviços que disponibilizamos.

 Olhando para o panorama global, sente que hoje existem mais oportunidades para as Mulheres chegarem a funções e cargos de liderança? O que mudou ou o que ainda falta mudar? Sente que as mulheres têm de provar mais o seu valor?

Não querendo generalizar, dado que considero que competência e profissionalismo não é, de todo, uma questão de género, a minha perceção é que as mulheres, pelas qualidades que lhes são inatas como a versatilidade, foco, bom senso, sensibilidade e adaptação à mudança, conseguem gerir conflitos com maior  facilidade e  lidar  com situações de crise com recurso à chamada empatia emocional.

O equilíbrio entre o racional e o emocional é, sem dúvida alguma, uma das capacidades mais complexas.   E cargos de liderança requerem uma inteligência emocional muito “trabalhada”. Lidamos, diariamente, com diferentes personalidades, comportamentos e hábitos sociais distintos.

Ao conseguirmos controlar e gerir as nossas próprias emoções temos uma maior facilidade em “pormo-nos no lugar do outro”, sentir o que o outro está a sentir. Apesar de estudos recentes comprovarem que as mulheres têm uma escolaridade média superior à dos homens e que entram no mercado de trabalho em condições mais precárias persistem, ainda, desequilíbrios de género no mundo laboral.  Os salários das mulheres são, em média, inferiores ao dos homens, auferem pensões baixas e gastam mais do dobro do tempo do que os homens em trabalho não remunerado, sobretudo trabalhos em casa.

No entanto, quero acreditar que, apesar de termos ainda um longo caminho a trilhar, vamos conseguir inverter, por mérito, esta tendência. O aumento significativo de mulheres que já ocupam lugares de grande destaque e exposição é, por si só, um excelente indicador de que vale a pena acreditar nesta mudança de paradigma.

Enquanto mulheres e, sobretudo como educadores, temos uma enorme responsabilidade nesta matéria. Esta desigualdade entre homens e mulheres começa desde tenra idade, no berço. Cabe aos pais que têm uma grande influência na criação do estereótipo, mostrar aos filhos que, hoje, homens e mulheres têm que dividir responsabilidades e compromissos: em casa, no trabalho e até no governo dos países.

O que podemos continuar a esperar de si e do Instituto Médico Privado para 2020?

A área da medicina estética, saúde e bem-estar está sempre em evolução e o nosso objetivo é o de acompanhar e melhorar, constantemente, os produtos e serviços. Apostamos fortemente na formação e atualização dos nossos profissionais e a constante evolução do mercado obriga-nos a acompanhar todas estas as mudanças. Uma das grandes novidades que podemos, desde já, avançar em primeira mão, acontecerá já a partir de abril. O IMP será pioneiro ao disponibilizar tratamentos inovadores patenteados no Brasil com resultados imediatos surpreendentes.

Trata -se de um conjunto de várias técnicas que combinam massagens modeladoras, drenagens, entre outros métodos que, complementados com uma dieta adequada e/ ou com recurso a equipamentos médicos disponíveis no nosso instituto, garantem resultados efetivos e prometem revolucionar o setor da estética medica.

Dia Internacional da Mulher comemorou-se no passado dia 8 de março. Que mensagem lhe apraz deixar sobre esta efeméride?

“Mulheres poderosas empoderam outras”.