Ambas as instituições desenvolvem um trabalho muito próximo junto das comunidades em que atuam e são fundamentais no cenário atual. Para ajudar a que continuem a fazer o seu bom trabalho, a Fundação Cepsa, que tem como objetivo desenvolver ações de responsabilidade social nos locais onde a empresa está presente, vai doar cinco mil euros em combustível a cada uma das referidas instituições. Os donativos serão materializados em cartões de combustível, para contribuir para a redução dos custos com as deslocações de auxílio às respetivas comunidades.
A Comunidade Vida e Paz atua nas zonas de Lisboa e Fátima, prestando apoio a pessoas em condição de sem-abrigo ou outras situações de vulnerabilidade social. Já a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Leixões atua na zona do Porto, desempenhando um serviço essencial, como todas as corporações, na luta contra o novo coronavírus.
Esta ajuda faz parte do plano de ações que a Fundação Cepsa lançou logo no início da pandemia, para colaborar com as diferentes entidades de forma a mitigar os efeitos prementes da Covid-19, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.
A Cepsa, consciente de que a indústria energética e química tem um papel fundamental na luta contra a Covid-19, desde o início da crise, implementou um Plano de Contingência em linha com as recomendações que as diversas autoridades determinaram, o que permitiu manter a sua atividade em funcionamento e garantir a segurança e saúde dos seus Clientes, Fornecedores, Colaboradores e da Sociedade em geral.
Como em momentos de crise é fundamental existir uma coordenação e comunicação bidirecional com as diferentes autoridades de comando, a Cepsa, consciente do seu papel nesta crise, colocou-se à disposição das diversas autoridades e manteve uma estreita colaboração para garantir o fornecimento energético, assim como implementou todas as medidas propostas para reduzir a propagação do vírus.