Depois da minuciosa auditoria externa ocorrida em Outubro de 2019, complementada com informações já durante este ano de 2020, a APCER concluiu estarem reunidas todas as condições para manter a certificação ao Sistema de Gestão implementado na nossa Empresa, bem como proceder à atualização dos certificados.
Esta foi também uma auditoria de extensão, por forma a incluir no âmbito das referidas certificações, os locais mais relevantes onde a MEDWAY – Operador Ferroviário de Mercadorias, presta e desenvolve os seus serviços, nomeadamente: Gaia, Leixões, Pampilhosa, Louriçal, Vilar Formoso, Souselas, Entroncamento, Av. da República, Bobadela, Poceirão, Praias do Sado e Sines.
Esta dupla certificação representa o reconhecimento da conformidade, eficácia e consolidação dos referidos Sistemas de Gestão implementados pela MEDWAY nos últimos anos, e do seu compromisso com a melhoria contínua.
A equipa auditora da APCER salientou os seguintes pontos fortes:
• Liderança e comprometimento da Direção Executiva;
• Transparência, vontade de partilha de conceitos e espírito de melhoria revelada pelos Colaboradores contactados nesta auditoria;
• Competência técnica demonstrada por parte dos Colaboradores para o desenvolvimento da atividade;
• Dinâmica e o foco na utilização do SGQA como ferramenta de apoio à gestão e melhoria do desempenho;
• Aplicação informática de apoio à atividade, Medlink, e a utilização de tablets no registo operacional da atividade;
• Média de horas de formação por Colaborador em 2018 (70,1 h);
• Recolha de REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, cujo valor reverteu a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
A MEDWAY continua focada em promover a sustentabilidade da atividade que desenvolve, gerando valor para as partes interessadas internas e externas, melhorando o seu desempenho global e gerindo as suas responsabilidades ambientais de forma sistemática, contribuindo para o incremento do pilar ambiental da sustentabilidade.