Início Atualidade “AQUI CONTINUAREMOS PARA CONSTRUIR UMA EMPRESA FAMILIAR CENTENÁRIA”

“AQUI CONTINUAREMOS PARA CONSTRUIR UMA EMPRESA FAMILIAR CENTENÁRIA”

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“AQUI CONTINUAREMOS PARA CONSTRUIR UMA EMPRESA FAMILIAR CENTENÁRIA”

A IMO – Indústrias Metalúrgicas S.A. comemora 75 anos de existência no próximo ano, efeméride de enorme simbolismo de uma marca de prestígio e reconhecimento perante o mercado. No sentido de contextualizar junto do nosso leitor, de que forma é que a IMO tem vindo a perpetuar um legado de qualidade, excelência e proximidade com o mercado?
Fundada em 1946 pelo meu avô, Luís de Sousa Gonçalves, a IMO começa com o fabrico motores elétricos e máquinas de soldar elétricas. Mais tarde, dedica-se ao fabrico de mobiliário hospitalar, de enfermaria e escritório. Sob Administração da segunda geração por mais de 40 anos, a empresa especializou-se no mobiliário hospitalar atingindo marcos como a liderança no mercado Nacional desde a década de 80, que mantém até hoje e sendo um dos mais importantes players no mercado Europeu desde finais da década de 90. Sendo um empresa 100% familiar, passagens de geração tendem a criar momentos conturbados para atividade de qualquer empresa, porém na IMO, por sorte ou astucia, sempre conseguimos que acontecesse o mais invisível possível e felizmente bem sucedidas, desde Inicio de 2019, a IMO tem no seu conselho de administração a terceira geração da família com uma estratégia muito bem definida em tornar a marca IMO, numa marca Internacional.

Esta data ficará também marcado pelo lançamento da nova imagem da marca. Porquê esta renovação e mudança e o que pode ser desvendado sobre esta nova imagem?
Não tanto com vista na simbolização dos 75 anos, mas com vista no rejuvenescimento da marca, reforçando assim a nossa posição Internacional. A IMO tinha que reposicionar a estratégia de comunicação, assim decidimos reestruturar toda a comunicação com o mercado, para que de uma forma uniforme passássemos uma imagem forte e de profissionalismo, mostrando assim aquilo que os nossos produtos já representam, qualidade, Design e durabilidade, a todos os que veem a marca IMO.

É legítimo afirmar que a imagem vai mudar, mas o compromisso, rigor e empenho serão os mesmos?
No segmento de mercado que a IMO se posiciona, o compromisso com os clientes é fundamental, os hospitais e os seus profissionais de saúde têm que se sentir confortáveis com os equipamentos com que trabalham no dia a dia e, por isso, a IMO tem sempre a preocupação de recolha de inputs, discussão com os enfermeiros sobre o que devíamos melhorar ou que funções seriam pertinentes incrementar, para o nosso departamento de Design & Desenvolvimento trabalhe continuamente em melhores soluções. Só assim, conseguimos uma confiança duradoira dos nossos clientes alguns já com mais de 50 anos.

Vivemos atualmente um momento excecional provocado pela pandemia do Covid-19. De que forma é que a marca se viu «obrigada» a adaptar a estes novos tempos e realidade?
A nossa adaptação foi basicamente na reorganização e otimização de fabrico para triplicar a nossa capacidade produtiva, felizmente e com um compromisso extraordinário de todos os funcionários, conseguimos garantir tempos de entrega record aos hospitais Portugueses e inúmeros hospitais dos cinco continentes.

Que medidas tiveram de tomar no sentido de continuarem próximos dos vossos clientes?
Com todos estes anos em atividade e com muita proximidade com os nossos clientes, mantivemo-nos sempre disponíveis para os nossos clientes, e mesmo neste momento de confinamento, fizemos o esforço e mantivemos sempre que necessário as deslocações aos nossos clientes, ajudando no que precisavam e tentado encontrar soluções para as inúmeras solicitações. Para a IMO a relação com clientes é muito mais do que relacionamento comercial é uma parceria de longo termo.

O papel das marcas e das organizações com maior dimensão e capacidade de intervir no mercado e na sociedade é fundamental? Qual acha que deve ser o papel das mesmas e como é que a IMO o tem vindo a fazer?
O reconhecimento de uma marca é o resultado de anos de dedicação e parceria com clientes, com os anos e um serviço de compromisso, os clientes reconhecem uma marca com um determinado nível de serviço. A IMO como uma empresa madura, tem sido reconhecida por garantir uma longa vida aos nossos productos, garantindo um serviço continuo por longo termo e a respetiva longevidade dos nossos produtos por décadas. E é esse o nosso campeonato, produto de valor acrescentado com relação Design/Durabilidade/Preço ótimo.

Em todo este panorama, além dos clientes, é vital que o corpo de recursos humanos da marca não seja esquecido. Neste domínio, que medidas e metodologias utiliza a marca neste cenário da Covid-19 para proteger os seus trabalhadores?
Novamente, a construção de uma marca forte é o resultado de várias condicionantes em que a equipa de trabalho é fundamental, durante 75 anos, passaram centenas de pessoas por cá, passando também funcionários de geração em geração, e orgulhosamente assumimos que muitos começaram a trabalhar e se reformaram na nossa empresa, alguns por mais de 45 anos, sendo que alguns são presenteados com um relógio sempre que alcançam os 50 anos de casa, é um momento emocionante para todos. As contingências com o Covid-19, são apenas momentos que nos obrigam a adaptarmo-nos, que em nada mudam a nossa estratégia e compromisso com os clientes. Assumimos todas as medidas de segurança por excesso, para garantir que conseguimos continuar a fornecer os hospitais.

A inovação continuará a ser um pilar da existência no mercado da marca? Quão fundamental tem sido a aposta na inovação no vosso setor e que marca a diferença?
Mais do que a inovação, a nossa longevidade prendesse ao controlo do Desenvolvimento de produtos. Tudo o que fazemos é desenvolvido internamente e foi esta capacidade de Design e engenharia que nos forcamos em manter. Os nossos concorrentes são Billian Companies, e só com um controlo absoluto do produto é que conseguimos competir com os big sharks por todo o Mundo.

Que desafios é que estão a ser delineados para a IMO em 2020?
O maior desafio será o Pós-Covid-19, julgamos que durante 2020 a tendência na procura deste tipo de produtos se irá manter, porém fica a Dúvida sobre como é que os Estados irão fazer após esta pandemia, se vão manter o investimento na saúde, que tem sofrido contínuos cortes nas últimas duas décadas em toda a Europa, ou se vai haver um compromisso de reposição das condições hospitalares em toda a Europa. Não nos parece que faça sentido vivermos numa U.E. altamente desenvolvida e depois em termos de saúde, termos hospitais decrépitos, muitos com graves problemas de segurança, higiene, logística e de climatização. Só Portugal perdeu nos últimos 20 anos mais de 4000 camas (dados Pordata).

O que significam estes quase 75 anos de vida?
Significa não uma vida mas muitas vidas. Por cá passaram muitas famílias, e por isso tivemos muitas alegrias, sofrimentos, trabalho, compromisso, derrotas e muitas vitórias e infelizmente algumas perdas, que tanto nos custam quando ex-empregados ou empregados nos deixam. Mas aqui continuaremos para construir uma empresa familiar centenária.