Início Atualidade “FALTA ACREDITAR! ACREDITAR QUE É POSSÍVEL A IGUALDADE”

“FALTA ACREDITAR! ACREDITAR QUE É POSSÍVEL A IGUALDADE”

0
“FALTA ACREDITAR! ACREDITAR QUE É POSSÍVEL A IGUALDADE”

Quando foi edificada a SP REAL ESTATE & SP Investments e de que forma é que a marca tem vindo a promover um papel de excelência, rigor e qualidade no mercado de atuação?
A SP REAL ESTATE nasce em 2017 com o objetivo de prestar serviços de mediação imobiliária a clientes particulares e empresariais em todo o território nacional.
Através de um background na área da gestão de empresas, contabilidade, marketing, jurídico e fiscalidade, a SP atrai investidores portugueses e estrangeiros, de pequena e grande dimensão, a investirem os seus capitais em imóveis que lhes podem trazer retorno. Sediada em Lisboa, no Business Center Latino Coelho 87, a SP colabora com o mercado nacional e ilhas.
A concretização de negócios imobiliários com máxima rentabilidade é algo que faz parte do nosso ADN desde sempre. Os clientes proprietários que confiam os seus imóveis em exclusivo à SP, conhecem a forma transparente com que é planeado todo o processo de venda, desde a avaliação do preço, ao plano estratégico a implementar, ao apoio necessário a clientes de qualquer nacionalidade.
A SP INVESTMENTS é uma marca da chancela SP, que surge com o propósito claro de servir clientes que estão a passar por situação mais frágeis, e procuram-nos para recorrer a serviços de consultoria jurídica ou fiscal.
A libertação do imóvel é o tema principal desta unidade de negócio. Surge de casos como divórcios, partilhas e heranças e onde unimos todos os esforços na resolução de casos, onde o objetivo passa aconselhar os nossos clientes vendos os vários pontos de vista e com a total comodidade para todas as partes. Como exemplo podemos dar a venda de um prédio com cerca de 12 herdeiros que se encontravam nos quatro cantos do globo. A Equipa SP tratou de todo o processo para a concretização deste negócio.

Quem é Susana Pontes e como e quando se deu início à carreira no mercado imobiliário? Que características acredita reunir que fazem de si uma verdadeira Líder?
Susana Pontes, 39 anos, formada em Gestão de empresas, natural de Vila do Conde, iniciei o meu percurso no imobiliário em 2004, na gestão de ativos, fundos de investimento e retail.
Uma das características que me define enquanto líder é sem dúvida a capacidade de esperar pelo momento certo. Tomar decisões que são importantes apenas podem ser tomadas depois de uma reflexão, pois quando assumo um compromisso, a última coisa que posso sentir é que está fora do meu alcance. Sou apaixonada pelo que faço e isso traduz-se num envolvimento e dedicação ímpar a cada cliente. Em resultado deste profissionalismo consigo algo muito raro neste setor, a fidelização do cliente.

Abordando um pouco a atualidade, interessa compreender o impacto que a crise do coronavírus aportou ao mercado imobiliário em Portugal. Quais são, na sua opinião, os principais obstáculos que este novo panorama criou ao setor do imobiliário?
Atualmente assistimos a um mercado global que foi obrigado a parar por uma questão de força maior e em Portugal não poderia ser exceção.
Acreditamos que o novo desafio deste setor passa por compreender as novas necessidades do cliente comprador. Sabemos que o coronavírus ficará por mais um tempo e por esse motivo a compra de imóveis é selecionada de forma diferente. Hoje o cliente comprador olha a detalhes como a existência de terraço, quintal, piscina e periferia das cidades e o nosso papel de mediadores é conseguir detetar esses detalhes previamente com muito rigor.

De que forma é que a SP REAL ESTATE & SP Investments se tem vindo a adaptar a este «novo mundo»? como procuram marcar a diferença e estar próximos dos clientes?
Trabalhamos com a máxima segurança e com a dedicação de sempre. Em cada crise a SP REAL ESTATE & SP INVESTMENTS encontra novas soluções, novos parceiros e novas formas de estar no mercado. É a vantagem de sermos uma marca portuguesa, com uma forte capacidade de adaptação e representada por uma equipa capaz de acompanhar o processo de evolução.

A desigualdade do género assume-se como um obstáculo à evolução. Durante a sua carreira, alguma vez sentiu ou enfrentou obstáculos pelo simples facto de ser mulher? Se sim, como os ultrapassou?
Sim, sem dúvida, a desigualdade de género é uma lacuna que se tem mantido.
Como mãe sei que as mais afetadas pela desigualdade são as mulheres com filhos menores que são penalizadas pela chamada “profissão maternidade”.
Quando se trabalha em empresas internacionais com equipas multidisciplinares, a confiança no nosso trabalho é fator determinante para se afirmarem. Ao longo da minha carreira tenho feito esse trabalho de “desenvolvimento de confiança”, nos projetos que me envolvo. Sou apaixonada pela minha profissão e isso ajuda a quebrar barreiras.

Liderança no Feminino ou Masculino ou ambas? Acredita que existe alguma diferença no estilo de liderança única e exclusivamente baseada no género?
Ambas sem qualquer dúvida. Existem diferenças que se completam entre elas. Diferenças na forma como comunicam, como se relacionam e analisam o que está à sua volta. Acredito que nos dias de hoje exista a promoção da igualdade de género. Lido diariamente com mulheres líderes que são executivas e decisoras nas suas empresas.
As mulheres são geralmente mais organizadas e sensíveis ao detalhe. No final, um bom líder tem sempre agregado caraterísticas intrínsecas à sua personalidade independentemente de ser homem ou mulher. No meu caso associo a polivalência, a simpatia, a força e sensibilidade. A nossa determinação “determina” resultados!

O que falta, na sua opinião, para que a igualdade de oportunidades seja cada vez mais uma realidade?
Falta ACREDITAR! Acreditar que é possível a igualdade. Acreditar que é possível vencer as barreiras psicossociais. Acreditar que é possível a integração e continuar a fazer o caminho ainda que a passo de caracol.