Início Atualidade PORTOCARGO COORDENOU E TRANSPORTOU MAIS DE 1000 TONELADAS DE EPIs EM QUATRO CONTINENTES

PORTOCARGO COORDENOU E TRANSPORTOU MAIS DE 1000 TONELADAS DE EPIs EM QUATRO CONTINENTES

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PORTOCARGO COORDENOU E TRANSPORTOU MAIS DE 1000 TONELADAS DE EPIs EM QUATRO CONTINENTES

São cerca de 22 mil volumes e mais de 1000 toneladas de EPIs (equipamentos de proteção individual), entre máscaras, calçado de proteção, material médico e termómetros, para além de maquinaria industrial para a produção de máscaras, que a Portocargo já transportou durante a atual pandemia.
No ano em que completa três décadas de presença no mercado, a empresa logística viu-se confrontada com um cenário sem precedentes no panorama do transporte internacional de mercadorias. A pandemia da COVID-19, e as respetivas medidas de mitigação adotadas pelos diferentes Governos, provocaram bloqueios em muitos portos e aeroportos a nível mundial, causando dificuldades inéditas na cadeia logística mundial.
A evolução da pandemia a nível global veio provocar uma grande procura de material de proteção e de ligações a partir da R.P. China. A experiência e parcerias históricas da Portocargo neste mercado, responsável por cerca de 70% da faturação da empresa no continente asiático, foram decisivas para algumas das principais operações logísticas realizadas neste período.
Foi de Xangai que partiu, no passado mês de março, um Antonov NA – 124, o segundo maior avião de carga do mundo, com 80 toneladas de material médico e de proteção, com destino ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e posteriormente às várias unidades do Serviço Nacional de Saúde.
Também na China teve origem a complexa missão logística que levou, no final de maio, 40 toneladas de EPIs a Cabo Verde, naquela que foi a maior carga recebida numa só operação por parte do país lusófono, durante a atual pandemia.
Estas são apenas duas das dezenas de ligações construídas pela Portocargo nos últimos meses, que permitiram abastecer com mais de mil toneladas de material hospitalar e de proteção os serviços nacionais de saúde de diversos países, distribuídos pelos continentes europeu, asiático, africano e americano.
“É em momentos de grande desafio e complexidade que a solidez e eficácia das parcerias são verdadeiramente testadas. Na Portocargo, valorizamos o profissionalismo e a estabilidade. Os principais parceiros da nossa empresa colaboram connosco há quase três décadas, e esta confiança tem sido decisiva para ultrapassar, a milhares de quilómetros de distância e em fusos horários díspares, os difíceis obstáculos que têm surgido”, afirma Mário de Sousa, um dos fundadores e administrador da Portocargo.
A atividade da empresa durante este período não se resume, contudo, ao transporte de mercadorias essenciais para o combate à atual pandemia. Pelo contrário, no principal subsetor de atividade da empresa, o transporte marítimo, estas representam mesmo um valor simbólico na totalidade de mercadoria transportada. Mesmo perante os enormes condicionamentos à circulação internacional, e as barreiras em vários portos mundiais, a Portocargo tem logrado satisfazer as necessidades de importação e exportação de matérias-primas e produtos acabados dos vários clientes, representantes de diversos setores e localizações geográficas.
De acordo com Mário de Sousa, estes resultados apenas são possíveis devido à abordagem diferenciadora da empresa: “na Portocargo, não falamos em escalabilidade, mas em personalização. Formatamos soluções específicas e ajustadas às necessidades de cada cliente e de cada carga, o que nos permite ser muito flexíveis e ágeis perante as diversas contingências que surgem na cadeia logística”.
Os resultados alcançados parecem confirmar as mais-valias da estratégia definida, com a empresa a registar um crescimento do volume de negócios, entre os meses de janeiro e maio, face a igual período do ano anterior.
Em 2019, a Portocargo faturou cerca de 13,6 milhões de euros, alcançados nos mais de 90 mercados em que a empresa opera.