Início Atualidade Vencedores do Apps for Good UK serão conhecidos a 26 de junho

Vencedores do Apps for Good UK serão conhecidos a 26 de junho

0
Vencedores do Apps for Good UK serão conhecidos a 26 de junho

• Aplicação criada no âmbito do Apps for Good por jovens portugueses tem informação sobre a ocupação do areal em 685 praias de todo o país;
• Público pode votar e eleger a melhor aplicação internacional criada por jovens que será anunciada a 26 de junho;

A SandSpace, aplicação que permite indicar e saber os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, acaba de ser anunciada como a única finalista portuguesa do Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações. A votação do público abre hoje e o anúncio da melhor aplicação criada por jovens será conhecida no próximo dia 26 de junho.

Criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro de São João da Madeira, a SandSpace surgiu com a aplicação do programa Apps for Good em Portugal e no contexto atual da pandemia do Covid-19 permitindo aos utilizadores de 685 praias nacionais indicarem e saberem os níveis atualizados de ocupação do areal, e que conta já com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente.

Disponível para download na Google Play Store, o mapa da SandSpace abrange toda a costa continental e a dos arquipélagos dos Açores e Madeira e são os utilizadores de cada espaço balnear a fornecer à app os dados sobre a sua ocupação humana, para que o software os converta num indicador gráfico em que o verde significa pouca densidade, o amarelo indica um número já considerável de banhistas e o vermelho traduz uma lotação limite.

A SandSpace é a única aplicação portuguesa criada por jovens finalista na competição do Apps for Good UK, o programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais, que este ano – devido ao Covid-19 – será inteiramente online e que irá receber as aplicações criadas neste ano letivo em todos os países, pela primeira vez, tornando-se assim na maior competição mundial de aplicações.

São 15 equipas finalistas, distribuídas por 5 categorias, sendo as vencedoras anunciadas no próximo dia 26 de junho, assim como o prémio do Público.