Início Atualidade A PALAVRA DE JOSÉ NEVES, PRESIDENTE DO AED CLUSTER PORTUGAL, SOBRE OS AED DAYS 2020: NÚMEROS RECORDE NA EDIÇÃO DIGITAL DOS AED DAYS 2020!

A PALAVRA DE JOSÉ NEVES, PRESIDENTE DO AED CLUSTER PORTUGAL, SOBRE OS AED DAYS 2020: NÚMEROS RECORDE NA EDIÇÃO DIGITAL DOS AED DAYS 2020!

0
A PALAVRA DE JOSÉ NEVES, PRESIDENTE DO AED CLUSTER PORTUGAL, SOBRE OS AED DAYS 2020: NÚMEROS RECORDE NA EDIÇÃO DIGITAL DOS AED DAYS 2020!

Para quem não sabe, os AED Days são o evento anual do Cluster Português da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa que, nesta 7ª edição, se realizaram de forma 100% digital, devido ao contexto de pandemia que, infelizmente, ainda nos condiciona.
O evento teve lugar nos dias 6, 7 e 8 de outubro, através de uma plataforma inovadora e dinâmica que nos permitiu replicar a essência e atividades do formato físico neste contexto online.
O desafio do formato digital estava em chegar a toda a indústria – Nacional e Internacional –, pois como sabem o mercado dos eventos digitais está sobrecarregado e as empresas atravessam ainda um período delicado no seu dia-a-dia. A nossa missão era, portanto, envolver todo o ecossistema nacional dos setores AED, juntamente com os principais atores (industriais e institucionais) mundiais, no evento e garantir-lhes que os AED Days, mesmo ocorrendo num formato digital, mantinham a sua essência e a sua mais-valia para todos os participantes. Como gosto de referir, temos de transmitir valor para que o tempo despendido no evento seja, efetivamente, um valor acrescentado para cada participante.
E assim o fizemos. Obtivemos o maior número de participantes que tivemos nos AED Days (769 participantes!) e conseguimos cumprir o que prometemos a todos: um evento que serviu de trampolim para uma retoma da nossa indústria.
No primeiro dia do evento, cuja abertura foi feita pelo Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, tivemos uma Conferência onde, numa abordagem macro, pudemos discutir temas como a geopolítica e o seu impacto na indústria aeroespacial, as transformações no corrente mercado e como os setores da AED podem contribuir para uma maior sustentabilidade.
No segundo e terceiro dias, as discussões continuaram, com uma abordagem mais técnica e aprofundando temas específicos, como por exemplo: o impacto da COVID-19 nos setores e as oportunidades decorrentes desta pandemia; a evolução dos mercados de microlançadores e microssatélites; os desafios presentes e futuros da força naval; a indústria 4.0; como melhorar a competitividade na aviação; a utilização da tecnologia aeroespacial no contexto de prevenção e combate aos fogos florestais; entre outros.
Paralelamente a estas sessões, tivemos ainda disponível um Fórum de Exposição Virtual, com stands em 3D, e também a possibilidade de se agendarem reuniões B2B entre os vários participantes. Estas são atividades que conferem ao evento um dinamismo único e que abrem muitas portas de negócio direto para quem participa.
A nossa visão é que o evento possa contribuir também a médio-longo prazo para a contínua evolução e desenvolvimento da indústria portuguesa e a sua consolidação como um ator relevante nos mercados internacionais da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.
A prova de que temos vindo a ser bem sucedidos neste processo é a de que conseguimos, uma vez mais, a presença de grandes OEMs como a Airbus (bastante envolvida em todas as atividades do evento), a Bell Flight, a Embraer, a Eviation Aircraft, a Thales ou a Northrop Grumman, bem como decisores políticos a representar a Comissão Europeia, como o Diretor da DG-DEFIS (Defence Industry and Space) e o Responsável da Política de Aviação da DG-R&D (Research and Development).
É sinal que a indústria portuguesa está viva e os grandes atores internacionais contam connosco para a retoma que o setor precisa.
A imagem de Portugal no exterior é de um país que tem investido fortemente na qualificação dos seus recursos humanos, e de que possui empresas e institutos com capacidade de competir ao mais alto nível, através do desenvolvimento de produtos inovadores e de elevada qualidade. Sublinhe-se que a presença contínua de Portugal em eventos e missões internacionais, dinamizada pela AED e suas congéneres nos últimos anos, tem contribuído inegavelmente para a criação de uma imagem consistente do setor AED nacional em todo o mundo e os AED Days 2020 foram mais um marco que cimentou esta reputação.