Em novembro vai conseguir ver sete planetas do sistema solar

Para os amantes de astronomia e de fotografia noturna: sete planetas vão estar mais visíveis e há fenómenos astronómicos previstos ao longo deste mês.

610

Como se pode ler no New York Post, os protagonistas do mês de novembro vão ser Júpiter e Saturno, com a maior aproximação entre eles, vista desde 1623. Além destes dois, também Marte estará mais visível à noite, enquanto Vénus e Mercúrio nas madrugadas.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, todos os planetas vão estar visíveis a olho nu durante o mês. É certo que nesta altura do ano é frequente o céu estar mais nublado, mas será possível observar três chuvas de meteoros: as Oriónibas de outubro, que estarão em atividade até 7 de novembro; as Oriónidas de novembro, com o pico máximo previsto a 28 de novembro; e as Leónidas, que estarão em atividade ao longo de todo o mês, embora mais visíveis no dia 17.

Poderá ver informações mais detalhadas dos astros no site do Observatório Astronómico de Lisboa, onde estão os fenómenos marcados, o seu posicionamento e qual a forma mais visível.