O contrato, que será assinado na próxima semana, prevê o transporte anual de 800 contentores, a partir de Sines, para as diversas Unidades de Armazenamento Gaseificado (UAG’s), que se encontram maioritariamente a norte da região do Douro. Para tal, a MEDWAY adquiriu 14 contentores-cisterna específicos para o transporte de LNG.
Esta operação, que incluirá a utilização dos terminais do Entroncamento, Valongo, Bobadela e Leixões, será feita através de uma solução intermodal, utilizando transporte ferroviário e rodoviário.
“Estamos muito satisfeitos pela concretização desta parceria com uma empresa de enorme peso na economia do nosso país. Este acordo comprova a confiança da GALP nos nossos serviços integrados de transporte de mercadorias e é uma motivação para o País continuar a apostar no futuro da ferrovia, pois é a escolha mais sustentável quando falamos em meios de transporte”, destaca Carlos Vasconcelos, Administrador da MEDWAY. “O gás natural liquefeito é um potencial combustível de transição, por isso, damos assim mais um passo rumo a uma indústria de carbono zero”, acrescenta.
O transporte por modo ferroviário, das cisternas de LNG da GALP, permite uma redução de cerca de 70% nas emissões de CO2 eq, que representam anualmente cerca de menos 520 toneladas de CO2 eq face ao mesmo transporte por modo rodoviário.
O primeiro transporte de materiais da GALP pela MEDWAY irá ocorrer já em Novembro.