A Verallia teve sempre como objetivo tornar-se o fornecedor preferencial de embalagens de vidro, com o melhor desempenho industrial, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades. Há mais de 30 anos em Portugal, como tem sido a concretização deste propósito? Qual é o balanço que faz de todos estes anos?
A nossa missão está focada no cliente, trazendo até ele embalagens de vidro saudáveis e amigas do ambiente, para que todos possamos ter a melhor experiência de consumo possível de alimentos e bebidas. Líder de mercado, a Verallia tem como grande objetivo a satisfação dos seus clientes e proteger no quotidiano o seu capital humano. A Verallia mantém uma relação de proximidade com os seus clientes, a empresa tem soluções inovadoras de valor acrescentado, ao mesmo tempo que cria condições de redução da pegada ambiental, contribuindo para o desenvolvimento económico e social das comunidades do presente e do futuro.
Em Portugal, a Verallia Portugal S.A. dedica a sua atividade ao fabrico e comercialização de vidro de embalagem desde 1987 (na altura, com a designação de Vidreira do Mondego), acompanhando de forma natural a evolução do mercado. Situada na Figueira da Foz, conta com 248 colaboradores diretos, a trabalhar em laboração contínua. A progressão crescente assenta na partilha de valores corporativos, sociais e ambientais, aliando o espírito de pertença corporativa e responsabilidade para com a comunidade envolvente.
Atualmente, os projetos em curso são fruto de um crescimento contínuo da empresa, que, ao longo dos anos, soube adaptar-se a novas oportunidades e desafios graças aos investimentos feitos em novas tecnologias, com as quais se evidenciou uma melhoria nas condições dos colaboradores da empresa e da comunidade envolvente. Com um Sistema de Gestão Integrado consolidado, relembramos que a empresa reúne até hoje oito certificações que vão da Qualidade e Ambiente, à Higiene Alimentar, passando pela Segurança, Inovação e Certificação Energética.
Na comercialização internacional, destaca-se a marca premium da Verallia, Selective Line, que oferece anualmente uma vasta gama de produtos standard, dedicados a uma seleção de clientes que procuram modelos especiais e personalizados às suas ideias de negócio.
A Verallia oferece soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para clientes em todo o mundo. De que soluções estamos a falar e porque são estas diferentes das restantes no mesmo setor?
Em termos de soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para os clientes, a Verallia apresentou em outubro 2020, o seu novo propósito, que veio reforçar toda a sua envolvente com o vidro:
“Na Verallia, o nosso objetivo é repensar o vidro para um futuro sustentável. A forma como as pessoas consomem e os resíduos que geram, todos os dias, representa um desafio sem precedentes para o mundo, sendo que as embalagens representam a maior parte deste desafio. Como um dos principais fabricantes de embalagens de vidro do mundo, a Verallia tem um papel importante a desempenhar na aceleração da transição para uma embalagem sustentável.
Queremos redefinir a forma como produzimos e reciclamos o vidro, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. A reciclagem e a reutilização já estão incorporadas ao nosso modelo de negócios. Para tornar o vidro totalmente sustentável, precisamos de fazer mais e agir mais além, para fortalecer os sistemas de reciclagem e incentivar a sua reutilização. É assim que podemos tornar a economia circular, uma realidade.
A transição para um sistema neutro em carbono está em marcha, por isso precisamos de encontrar as melhores formas de contribuir. É por isso que estamos a inovar, para melhorar significativamente o nosso desempenho nas emissões de CO2 em toda a cadeia – desde o consumo de energia nos nossos fornos, ao uso de matérias-primas, ao casco, ao design e ao transporte dos nossos produtos”.
A inovação na história da Verallia passa e passou pela mudança de mentalidades. Na nossa indústria vidreira, a evolução associada às tecnologias e aos métodos de trabalho são incontornáveis e têm um peso relevante, mas o pilar do nosso sucesso está, sem dúvida, no fator humano, na sua segurança diária, na sua formação e no seu bem-estar.
A Verallia soube ao longo da sua história inovar, transformar-se e reinventar-se com o objetivo de garantir a modernização das suas máquinas e a qualidade tecnológica em todo o processo. Neste sentido, o peso da inovação está no nosso ADN, nas nossas tarefas diárias e no incentivo à inovação em prol do objetivo comum.
A nossa inovação passa em aceitar novos desafios internos e externos, satisfazer os clientes indo ao encontro das suas necessidades e ter uma presença mais competitiva no mercado.
O ano de 2020 ficará marcado na história mundial, como aquele que trouxe até às nossas vidas as mais diversas mudanças sociais e económicas. A pandemia da COVID-19 instalou-se e em consequência tivemos de nos adaptar a um «novo normal» desconhecido até então. Com uma forte presença em diversos países e com uma habitual proximidade nas relações com os clientes, qual foi o impacto da pandemia na Verallia? O que mudou?
A Verallia soube dar resposta e adaptar-se perante a pandemia COVID-19, mantendo sempre um serviço de excelência, a trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes, para criar as soluções que os ajudem a reduzir o impacto da pandemia e reforçando, ainda a proteção do meio ambiental para corresponder às constantes expectativas dos consumidores. A transparência sobre os progressos e os desafios que enfrentamos devem ser os fundamentos da nossa relação de confiança. E para que os nossos colaboradores continuem a enfrentar estes novos desafios, a Verallia tem de ser um lugar seguro e inclusivo para trabalhar.
Em maio deste ano, nesta fase de pandemia, a Friends of Glass criou um vídeo “Voltaremos a brindar juntos! #EuEscolhoVidro”, a Verallia Portugal criou um vídeo com uma mensagem para todos: https://www.youtube.com/watch?v=udq2xQJ7hXU e, várias foram as célebres vozes que se juntaram à Verallia Portugal e deixaram um vídeo a apoiar todo o trabalho feito pelas nossas equipas, tais como, António Raminhos, Daniel Guedes, Teresa Guilherme, Paulo Azevedo, Filipe Borges.
Acredita que estas mudanças se tornaram numa mais-valia para o futuro da comunicação organizacional?
A mudança necessária pede uma abordagem sistémica, e nós só temos uma parte das respostas. Só conseguiremos progredir, se definirmos metas claras e trabalharmos numa causa comum com os nossos clientes, fornecedores, e todos os outros parceiros da cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. É assim que pretendemos elevar a fasquia para a indústria de embalagens e partir desta emocionante viagem para reimaginar o vidro.
O final do ano aproxima-se e com ele a ânsia por novos desafios e projetos. Para a Verallia, qual será a dinâmica para este futuro próximo? Que projetos têm planeados?
No que diz respeito aos seus clientes, a Verallia Portugal continuará a produzir e comercializar para todos os segmentos e principais clientes do mercado nacional, acrescentando valor aos seus produtos, oferecendo uma vasta gama de modelos especializados para cada cliente. A sua intervenção comercial continuará a centrar-se em três segmentos: o mercado dos exclusivos, dos standards e o das garrafas especiais. A empresa produz garrafas desde os 5cl até às de 5 litros, num total de diversas referências e inseridas no âmbito dos três segmentos referidos. Dentro de um portfólio amplo e diverso de produtos e clientes, destaca-se o setor dos vinhos, das cervejas, dos espumantes, das bebidas espirituosas, dos vinhos do Porto, das bebidas não alcoólicas e da alimentação, os catálogos em:
www.verallia.pt.
Na gama dos vinhos, a Verallia Portugal tem a gama ultra-premium, a Selective Line, a gama premium, a Asia, a gama prestige, a Vintage e a gama ECOVA.
Todo o catálogo de vinhos em folheto: https://veralliapt.com/pdf/catalogo_vinhos_verallia-pt-2020-21_p.pdf.
Todo o catálogo online: https://catalog.verallia.com/#/pt-pt.A Verallia Portugal, terá, novamente, no próximo ano, o “Verallia Design Awards” Ibérico, com o objetivo de incentivar os jovens designers a criar novas garrafas. A sinergia “investigação e indústria” traz novas oportunidades às empresas para formar parcerias com as Universidades que permitem desenvolver projetos, inovação, tecnologia e criatividade. A ligação entre o mundo académico e a vida empresarial deve ser uma constante onde o sucesso de ambas as partes passa pela proximidade, a dinâmica da indústria e a investigação.
A edição 2020 e as anteriores podem ser consultadas em: https://www.criatividade-verallia.pt/edicao2020.
A Verallia Portugal irá manter o seu papel ativo na criação e gestão dos produtos dos clientes. Nesta perspetiva, a comunicação efetuada pelas duas partes revela sempre transparência, proximidade, flexibilidade, parceria e inovação, cada vez mais evidenciada pelos avanços da tecnologia e do know-how implementados na equipa da Verallia.
Relativamente a projetos internos, na senda da melhoria contínua, o programa Verallia Industrial Management, ferramenta de gestão de sucesso, continuará a ter como base a otimização industrial e a partilha de boas práticas.
As sinergias passam também pela atenção crescente aos mais desfavorecidos, sendo que todos os anos são realizados programas de solidariedade, como o “Regresso às Aulas Solidário” e o “Natal Solidário – Juntos, Ajudamos!”. Este ano, perante a situação de pandemia, a Verallia duplicou os seus cabazes de Natal, sendo que, no início de dezembro foram entregues 1000 cabazes de Natal, através das 14 Juntas de Freguesia às famílias mais carenciadas da Figueira da Foz.
A maioria das nossas ações conduziram à distinção “Healthy Workplace” que distingue as melhores práticas que se desenvolvem em Portugal no que concerne a segurança, a saúde e o bem-estar da comunidade.
A Verallia Portugal pretende estar lado a lado com os seus clientes, lançando no mercado novos produtos, negócios e oportunidades. Referenciando Angel Hierro Corral, Diretor de Vendas da Verallia Portugal: “O compromisso da Verallia com as pessoas, com os valores humanos, a segurança, a qualidade e com o meio ambiente são fonte de motivação para todos os clientes, colaboradores e parceiros.” www.verallia.pt”.
CONHEÇA A VERALLIA
A Verallia é um ator internacional considerável no seu mercado, concebe e fabrica embalagens em vidro respeitando o meio ambiente, recicláveis até ao infinito e que valorizam os conteúdos preservando a qualidade alimentar e o bem-estar dos consumidores. A Verallia está presente em 11 países, é o terceiro produtor a nível mundial e líder Europeu, conta com 32 fábricas vidreiras, três fábricas de decoração e oito centros de tratamento do casco (vidro que é colocado nos ecopontos verdes). Produz 16 mil milhões de garrafas e boiões por ano para fornecimento a 10.000 clientes, desde os produtores familiares locais até às grandes marcas internacionais.
A Verallia baseia a sua estratégia na proximidade de um parceiro local, e a mais valia de um líder mundial, no serviço, na qualidade, na inovação e na investigação. A Verallia representa um parceiro verdadeiramente responsável que pretende desenvolver soluções inovadoras e criadoras de valor para os clientes na totalidade do ciclo de vida do produto, reduzir a pegada ambiental, aumentar a contribuição para o desenvolvimento económico e social das comunidades, ser um exemplo em termos de economia circular, envolver os colaboradores para que todos façam parte da atuação e crescimento da empresa.