Início Atualidade Doutor Finanças apresenta Simulador de Pensão Líquida para 2021

Doutor Finanças apresenta Simulador de Pensão Líquida para 2021

0
Doutor Finanças apresenta Simulador de Pensão Líquida para 2021

“Saber o valor exato da nossa reforma traz-nos muitas vantagens. Além de permitir um melhor planeamento das nossas finanças pessoais, especialmente em momentos instáveis como o que vivemos atualmente, vai ao mesmo tempo, ajudar todos os pensionistas a programar a sua poupança, podendo eventualmente acrescentar-se a este valor uma renda mensal PPR (Plano Poupança Reforma), caso se tenha subscrito anteriormente”, comenta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Uma vez publicadas as tabelas de retenção na fonte sobre o IRS – do Continente e da Região Autónoma dos Açores -, o Doutor Finanças apresenta uma ferramenta que facilita o cálculo das pensões através do Simulador de Pensão Líquida 2021, tanto para pensionistas do setor público como privado.

Para utilizar esta ferramenta corretamente é necessário reunir apenas os seguintes dados:
• Tipo de pensão (se geral, deficiente ou deficiente das Forças Armadas);
• Área de Residência (Portugal Continental ou Ilhas);
• O seu estado civil;
• Se tem dependentes e quantos;
• Se o cônjuge ou dependentes são portadores de necessidades especiais.

Este ano, apenas as pessoas com pensões baixas vão sentir aumentos. De acordo com o novo Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), foi aprovado o aumento extraordinário de 10 euros para as pensões até 658,2 euros. Este valor passou a ser pago já durante este mês de janeiro e abrange cerca de 1,9 milhões de pensionistas.
As pensões que estão acima deste valor, vão ficar congeladas este ano. Uma consequência da crise pandémica que fez com que a economia contraísse e a inflação ficasse abaixo de zero.

Além deste aumento das pensões mais baixas, o Governo decidiu elevar o valor a partir do qual os pensionistas descontam para o IRS. Este ano, só os reformados que recebam a partir de 686 euros é que descontarão para o IRS, um valor que está 27 euros acima do praticado em 2020. Este limite é conhecido como mínimo de existência e tem o objetivo de garantir um rendimento mínimo às pessoas.

O Doutor Finanças tinha já lançado o Simulador de Salário Líquido 2021, que reflete as novas tabelas de retenção na fonte e que permite que os contribuintes percebam qual será a evolução dos seus rendimentos líquidos este ano.