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“ENCONTRO-ME DISPONÍVEL À DISTÂNCIA DE UM «CLICK»”

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“ENCONTRO-ME DISPONÍVEL À DISTÂNCIA DE UM «CLICK»”

Primeiramente, interessa compreender quem é a Paula Pedroso enquanto profissional. Sabemos que conta com um vasto percurso ligado ao setor da Informática e Novas Tecnologias – um Know-how aplicado diretamente à metodologia de trabalho na qualidade de Consultora Imobiliária. De que forma tem interligado as duas vertentes?
Em março de 2020 aquando do primeiro confinamento, percebi que o mundo mudou e a forma de comunicar também e que a tecnologia iria ser antecipada, o que acontece sempre em alturas de crises. Entrámos na era da transformação digital, e eu senti-me preparada para esse desafio, porque já tenho uma larga experiência em crises passadas.
O meu 1º. Passo foi no início de abril: comecei a pensar na minha estratégia de Marketing Pessoal Digital e passei à ação.
O meu 2º. Passo foi criar Qr Code’s, com os meus contactos. Com um simples Qr Code vão diretamente para uma página com as seguintes possibilidades: gravar o meu contato telemóvel, fazer-me uma chamada, enviar-me um e-mail, poder ver no Google Maps onde fica a agência Convictus2 e iniciar a navegação. Tem ainda possibilidade de acesso à zona da Social Media (Facebook, Instagram, Site RE/MAX, Linkedin e Youtube).
Acredito que fui a primeira Consultora Imobiliária a criar um Qr Code na assinatura de e-mail e na publicidade dos imóveis.
O meu 3º. Passo foi criar Qr Code’s na publicidade dos imóveis que angariei e também nas folhas de montra na agência, bem como na Social Media (Facebook, Instagram, Site RE/MAX, Linkedin e Youtube).

Há cinco anos e meio a trabalhar na Re/max dos quais há ano e meio na RE/MAX Convictus2 em Cascais, e numa altura em que os contactos presenciais são limitados e as visitas quase inexistentes, a utilização de ferramentas tecnológicas ajuda a ultrapassar estas limitações. Atualmente, e mais do que nunca, tem aplicado as suas competências e habilidades quanto à literacia digital? Que exemplos nos pode fornecer?
Sim, muitas coisas foram alteradas, desde o meu Plano de Marketing – que passou a ser Plano de Marketing Digital exclusivamente desenhado para a promoção de determinado imóvel.
Faço um trabalho em exclusivo a partir do meu Plano de Marketing Digital, para a promoção do imóvel e acompanho todas as fases do processo, (publicidade nas plataformas digitais, qualificação de clientes compradores, marcação de visitas virtuais e/ou presencial. Já na fase da tomada de decisão, propostas, relatórios de atividade, no Contrato de Promessa de Compra e Venda) até à escritura.
Continuo a trabalhar e em segurança! Respeitando todas as normas da Direção Geral da Saúde e encontro-me disponível à distância de um «click».
Envio em forma digital para os potenciais vendedores de imóveis, um documento com a informação de que como os posso ajudar e em segurança.
• Desde fazer um Estudo Comparativo de Mercado do imóvel totalmente GRÁTIS e ONLINE;
• Informar de quais os documentos necessários para a venda do seu imóvel;
• Explico quais os procedimentos contratuais legais;
• Acompanho as visitas virtuais:
• As visitas multimédia permitem que os clientes compradores visitem um imóvel, em tempo real e em segurança, através de fotos e vídeos 3D ou 360º, mas sempre acompanhados por mim, através do zoom ou vídeo chamada no WhatsApp;
Toda a minha publicidade possui um Qr Code exclusivamente desenhados para todos os imóveis e que serão distribuídos por e-mail, em todas as Redes Socias, mensagens por WhatsApp e site, para assim otimizar as possibilidades de encontrar o comprador certo para o imóvel.
E é desta forma que crio uma maior interação com os clientes, vendedores ou compradores.

O modelo de negócio das agências imobiliárias era até então ainda muito parecido aos modelos de negócios tradicionais, de pessoas para pessoas, e em tudo presencial. Acredita que a pandemia veio alterar este paradigma?
Sim, sem dúvida nenhuma, verificaram-se mudanças trazidas na quarentena, que devem continuar numa fase pós COVID-19. A forma de trabalhar e comunicar sofreu alterações, desde o teletrabalho, às reuniões e visitas virtuais, aos webinars, redes sociais, telescola e o ensino online. Tudo isto se tornou uma realidade para todos nós. Ainda assim, continua a ser de pessoas para pessoas, só que de uma forma virtual.

No entanto, há quem afirme que o modelo tradicional não deixa ainda assim de ser relevante para as agências imobiliárias. Concorda? O futuro não passará por ser 100 por cento digital?
Sim, concordo, nesta altura acho que ainda estamos numa fase híbrida e que vai permanecer assim por algum tempo.
As agências imobiliárias para serem competitivas neste mercado estão a dar passos já consideráveis, na transformação digital, pelo que vejo na minha agência, sim, podemos chegar aos 100 por cento digital praticamente em todo o processo (documentação, visitas virtuais, marketing digital, crédito habitação, contratos com assinatura digital, etc) mas sempre com uma forte componente humana, relação de confiança entre os intervenientes pois este negócio é e será sempre de pessoas para pessoas.

A perspetiva a longo prazo para este setor é positivo no que à digitalização diz respeito. Em tempos de pandemia, também os clientes foram adeptos de se adaptarem a esta mudança? Ou seja, é possível desde já analisar os frutos colhidos desta transformação?
Sim, considero que todos aderimos ao digital, uns com mais ou menos dificuldade, mas aqui as agências tiveram um papel fundamental na formação dos seus agentes. Em relação aos frutos, sim podemos verificar que muitos de nós, agentes e agências mesmo com todos os constrangimentos nestes tempos de pandemia ultrapassamos os nossos objetivos, que foi o meu caso.

Podemos comprovar que entrámos na “Era Digital”. Para melhor entender, no âmbito da promoção de determinados imóveis, quão vantajoso é criar um plano de Marketing Digital? Como decorre este processo?
Para mim, nos tempos que correm, um Plano de Marketing Digital bem feito, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da minha atividade, por isso desenho sempre um Plano de Marketing Imobiliário Digital para cada imóvel angariado, uma vez que cada casa é uma casa.
O objetivo é atrair e fechar negócio com um preço justo, no mais curto espaço de tempo possível.
A estratégia passa por saber comunicar em todos os canais de comunicação digital, atualmente, a maioria das pessoas têm computador ou pelo menos um smartphone sempre ligado à Internet 24 horas por dia, o que possibilita a comunicação e proximidade através de e-mail, site, redes sociais e chamadas de vídeo no WhatsApp. Assim conquisto novos clientes e aumento a minha carteira de potenciais clientes compradores e de angariações.

Olhando para o vindouro, qual continuará a ser a missão da Paula Pedroso enquanto Consultora Imobiliária e aliada do Digital? Que outros novos projetos pensa adotar nesta fase ainda de pandemia?
Bem, desejo continuar a trabalhar nesta área de atividade e na mesma agência imobiliária, pois sei que é uma agência que não pensa só a curto prazo, mas também a longo prazo. O Grupo Convictus é uma referência no mercado imobiliário, aposta muito na formação, o apoio aos agentes é total e é sempre bom estar entre os melhores.
Quanto aos novos projetos, primeiro tenho que alargar a minha comunicação noutros canais, como por exemlo: apostar no Youtube e noutros, melhorar e reforçar a comunicação nos canais em que já tenho presença.
Depois é continuar a estar a par do surgimento de nova tecnologia, conhecê-la, formação, formação, formação, inovar e reinventar-me sempre todos os dias.
“Quem somente pensa ser de hoje, amanhã corre o risco de ser de ontem”.