Desde 1990 que a SoftFinança mantém a sua visão em consolidar parcerias com os clientes assentes na experiência e know-how em projetos de engenharia de soluções na área das tecnologias de informação nos diferentes setores de atividade onde atuam. Primeiramente, interessa compreender de que forma é que, ao longo dos 30 anos de história, se tornaram uma referência em todos os mercados em que estão presentes. Quais têm sido os fatores-chave para excelência da empresa?
A SoftFinança foi constituída para desenvolver as primeiras soluções de ATM em Portugal, tendo estado presente no inicio da generalidade das soluções que se vieram a implementar no mercado português.
Esta focalização numa área muito especifica, em que começamos a operar no desenvolvimento de soluções de self-service para os bancos servirem os seus clientes aumentando a sua satisfação e disponibilidade, acabou por marcar o rumo da nossa vida, tendo nos especializado em soluções que estão entre o Core e o Cliente – soluções Self-service, banca telefónica e IVR, aplicações de gestão de balcão, soluções de internet banking para particulares e empresas, e mais recentemente, Mobile Banking e Mobile Payments.
Há uma clara especialização em Soluções aplicacionais, inicialmente como projetos e mais recentemente como produtos, sempre pensadas para servir nas diferentes opções de hardwares que cada cliente escolhe, o que lhes confere uma versatilidade e longevidade das soluções que propomos.
Uma das várias estratégias da SoftFinança é a sua internacionalização. Assim, é contínua a procura de oportunidades em novos mercados, com especial enfoque nos países de língua oficial portuguesa e comunidade francófona. Qual o motivo para olharem mais atentamente para a lusofonia como os mercados eleitos para a expansão da empresa?
O mercado nacional é naturalmente limitado pela sua dimensão, mas é um dos mercados mais dinâmicos e inovadores, pelo que acabamos por desenvolver um conjunto de produtos e competências que são sempre aplicáveis noutros mercados.
Acompanhámos os nossos Clientes na sua internacionalização natural nos países da CPLP, suportando soluções nos vários países de língua portuguesa e também na europa, onde continuamos a estar presentes e apresentar as nossas soluções, tendo clientes locais e de origem nas instituições portuguesas.
Mais recentemente, e porque a experiência de internacionalização está a correr bem, olhamos para novas oportunidades de continuar a crescer e estabelecemos uma operação em Dakar, no Senegal, com o objetivo de chegarmos aos países da comunidade francófona de África.
Sendo uma empresa com conhecimento de negócio e de tecnologia, a SoftFinança está focada no resultado de entrega de valor com base nas soluções que oferecem. De que forma encontram o equilíbrio correto para integração dos serviços da empresa, tendo em conta a informação que recebem dos clientes e das suas diferentes culturas? Quais são os principais produtos que disponibilizam e que valor aportam aos mais diversos negócios?
A indústria do IT é muito inovadora e dinâmica, o que nos obriga a estar sempre a evoluir por forma a podermos continuar a satisfazer os requisitos dos nossos clientes. Num contexto em que a transformação digital se está a generalizar e todos os setores de atividade vivem hoje esse desafio, a oferta de soluções resultantes de uma sistematização de know-how nesta área aplicada ao longo de 30 anos gera uma conforto aos novos clientes que olham para as nossas soluções como forma de também eles satisfazerem estes desafios.
Por outro lado, todas as nossas soluções são orientadas a uma experiência de utilização que surpreenda o Cliente, o que aumenta o sucesso da nossa oferta, em especial em setores de atividade que se confrontam agora com a necessidade de oferecer soluções mais orientadas ao Cliente, que é também um utilizador cada vez mais sofisticado e exigente.
Com estas preocupações que sempre marcaram as nossas ofertas, e por outro lado pelo longo caminho que já percorremos com os nossos Clientes, gera-se um sentimento de confiança e parceria, que são também uma característica da nossa forma de estar.
Vivemos num ambiente em rápida e constante mutação, sendo fundamental que as organizações sintam uma necessidade efetiva de estar a par daquelas que são as últimas tendências. Sabemos que no caso da SoftFinança, a inovação é um ponto assente na metodologia dos seus serviços – algo que melhora a posição da empresa na cadeira de valor, permitindo o forte crescimento que temos assistido. Podemos portanto afirmar que a evolução tecnológica é o braço direito do rigor e da qualidade que habitualmente entregam aos projetos? Como procuram inovar diariamente?
Efetivamente inovar é para nós uma necessidade como forma de continuarmos a responder aos desafios dos nossos clientes.
Mas esta inovação tecnológica, para alem do que comporta em si, nas nossas ofertas tem que estar sempre orientada ao sucesso do cliente, aportando um valor que gere a diferença nas nossas Soluções.
O compromisso de integrar a inovação nos modelos de negócio dos nossos clientes, promovendo uma dinâmica de evolução é uma preocupação que marca a nossa oferta.
Ao confirmar as diversas alterações que a sociedade está sujeita, aquela que vivemos atualmente é uma prova legítima de tal realidade. A pandemia veio mudar efetivamente as rotinas de pessoas, empresas e organizações, estabelecendo novas regras, conhecidas hoje como “o novo normal”. Para a SoftFinança, quais foram os principais desafios que se instalaram?
Na nossa atividade o teletrabalho já existia e a gestão remota já fazia parte do nosso quotidiano.
Acho que o grande desafio hoje é como mantemos o espirito corporativo, a dinâmica social interna que nos caracteriza, e todas as interações de caracter mais institucional ou pessoal que surgem espontaneamente no nosso dia a dia e que são características da nossa cultura, fazem parte do ADN da SoftFinança.
Encontrar um novo equilíbrio que nos permita manter a nossa forma de ser é algo que todos estamos a descobrir todos os dias, mas conscientes que estamos numa mudança em que já é claro que não voltaremos ao passado.
Temos que olhar para estas mudanças como uma oportunidade e não apenas como uma fatalidade, e apesar de todo o impacto que está a gerar em Todos, temos que tentar encontrar aspetos positivos, que também os há, como por exemplo a solidariedade e a disponibilidade para nos ajudarmos que agora é muito mais valorizada do que há um ano. É mais um desafio que teremos que vencer, esforçando-nos muito para minimizar os impactos negativos.
Apesar de todas as adversidades, há cerca de dez anos a SoftFinança criou O SEGG – uma gama de soluções digitais, que nasce já com o objetivo de apoiar a transformação digital dos seus clientes, complementando a tradicional relação física. Sem saber, estava já a criar uma solução para este momento que atravessamos – aquele que nos obriga, enquanto comunidade, a optar pelo distanciamento social. Acredita que foi uma ideia futurista, ou seja, já a pensar na importância que o digital ganharia com o tempo?
Sem duvida que o SEGG, tal como outras soluções da SoftFinança o foram no seu tempo, representa uma forte inovação orientada para o tipo de relacionamento que se começava a antever, mas muito longe da aplicabilidade massiva que tem nos dias de hoje.
É uma solução que se mantem inovadora ao longo destas mudança de contextos e que respondeu às necessidades de acolher e encaminhar os clientes das organizações em contextos tão diferentes, ainda que alguns aspetos desta nova normalidade não fossem sequer equacionáveis.
Mas a necessidade de dotar as organizações de soluções que sustentem as alterações de processos decorrentes de uma transformação digital, em que o SEGG é claramente uma destas componentes, sempre uma convicção da SoftFinança, razão pela qual sempre dedicamos muita atenção à evolução da solução em especial na adoção de novos formatos de relacionamento com o cliente, sendo o mais abrangente possível, e dessa forma proporcionando uma estratégia o mais inclusiva possível nesta transformação digital.
O SEGG é versátil e funcional em diversos setores, como turismo, saúde, retalho, entre outros, evoluindo a cada projeto para a plataforma de relacionamento digital que é hoje. No que consiste exatamente esta solução e que vantagens traz ao negócios das empresas, neste contexto complexo e incerto?
O SEGG é bastante versátil, está desenvolvido para ser implementado em diferentes tipos de atividades, em organizações com dimensões muitos diferentes e níveis de digitalização dos seus processos diferentes.
A Solução SEGG consiste num sistema de comunicação digital e de acolhimento e encaminhamento dos clientes. As componentes de gestão de atendimento, com senhas em papel ou no telemóvel, ou com o simples registo de que o cliente já está a chegar as nossas instalações, iniciam todo um processo de acolhimento e encaminhamento do cliente no espaço da organização, de forma a proporcionar a melhor experiência possível independentemente do teor do tipo de contacto.
Durante toda a permanência na organização o Cliente encontra diferentes dispositivos digitais que lhe fornecem informação – Os Corporate TVs , ou que lhe permitem interagir através de varias plataformas de Self-Service ( um Tablet, um Kiosk ou uma Montra Digital que interage com a nossa solução Mobile ). As Monstras digitais de grande formato e sancas luminosas permitem-nos prestar toda a informação à distância, despertando o interesse e informando o Cliente.
Toda a solução tem uma plataforma única e integrada de gestão, que nos permite disponibilizar conteúdos em diferentes formatos, estáticos ou dinâmicos, com vídeo em diferentes resoluções, adaptados a cada um dos meios de que dispomos, oferecendo a flexibilidade de poder ir acrescentando canais de comunicação de diferentes tipos, sempre integrados na mesma solução.
Para a organização é muito importante para além da disponibilização dos conteúdos, poder obter métricas de satisfação dos seus Clientes assim como as performances do serviço que está a prestar, pelo que a componente de gestão da solução, também integrada no SEGG fazem desta solução uma ferramenta muito potente para ajudar as organizações a evoluírem nesta adoção de novos processos que nos levam à transformação digital.
Em conclusão, a SoftFinança está mais do que capacitada para ultrapassar qualquer obstáculo que se imponha?
Todos os dias trabalhamos para procurar ter esta capacidade.
Gostaria por fim, de deixar uma mensagem a todos os clientes, parceiros e amigos que contribuem diariamente para o sucesso da SoftFinança desde 1990?
30 anos de percurso é uma caminho já cheio de desafios e experiências que nos enchem de Orgulho pelo legado que fomos construindo ao longo deste percurso, que tem sido marcado pela capacidade de organizar uma Equipa de Colaboradores que tem se empenhado na dedicação e entrega de tudo o que fazemos, e na confiança e reconhecimento por parte dos nossos Clientes que connosco têm feito parte deste caminho.
Reconhecidos, só podemos desejar continuar a poder superar as expectativas de Todos. Só desta forma poderemos continuar a projetar o nosso futuro assente nos valores que sempre nos reconheceram.