Início Atualidade “O COACHING É UMA METODOLOGIA PARA MELHORAR, CLARIFICAR OU OTIMIZAR A NOSSA PERFORMANCE”

“O COACHING É UMA METODOLOGIA PARA MELHORAR, CLARIFICAR OU OTIMIZAR A NOSSA PERFORMANCE”

0
“O COACHING É UMA METODOLOGIA PARA MELHORAR, CLARIFICAR OU OTIMIZAR A NOSSA PERFORMANCE”

Entre várias experiências, a Bárbara Ruano Guimarães é formada em arquitetura, contudo durante algum tempo a vida decidiu “conduzi-la” para outros patamares. Como nos pode descrever a sua história?
Escolhi arquitetura porque me permitia por em prática o meu lado criativo e a vontade de transformar. Lembro-me da ideia de querer ver as emoções das pessoas ao verem pela primeira vez um novo espaço.
Durante alguns anos tive várias experiências profissionais para além da arquitetura, hoje sei que foi por andar à procura da minha verdadeira intenção: “ajudar…”.
2014 foi um ano chave, muita coisa mudou, assisti à minha primeira palestra de Coaching, separei-me e decidi voltar para Lisboa. Chegar ao que sou hoje, Coach, foi um processo com alguns desafios. Gosto de viver com curiosidade e acredito que há sempre mais alguma coisa aprender, há algo que ainda não conhecemos, por isso, o processo continua.
Tenho uma história simples, sou uma mulher, hoje empresária, que mudou radicalmente de vida aos 40 para se dedicar ao que quer ser e fazer.

Em que momento descobriu a paixão que hoje toma conta do seu percurso: o Coaching? O que é que nos pode contar sobre esta área que poucos conhecem?
Descobri esta paixão quando assisti à primeira palestra de Coaching.
Lembro-me no final, ainda sem saber o que era Coaching, dizer para mim: “é isto que eu quero”.
O Coaching é uma metodologia para melhorar, clarificar ou otimizar a nossa performance.
Numa sessão de Coaching, o Coach ajuda o Coachee (o cliente) a encontrar respostas. Numa primeira conversa, eu como Coach, não sei qual é o desafio do meu cliente, pode ser encontrar respostas, estar bem a vários níveis, atingir uma determinada meta financeira, melhorar o seu desempenho, gerir emoções e níveis de energia, a lista é extensa.
O Coaching é também conhecido como a arte de fazer as perguntas poderosas que quando feitas na altura certa, ajudam o cliente a encontrar as respostas que quer.

A About Life, a marca à qual dá voz enquanto Fundadora e Coach, nasceu da intenção “de querer impulsionar pessoas a encontrar uma visão que lhes permite ser livres, ensinando e apoiando o processo de cada um”, tal como afirma. De que forma trabalha os objetivos dos que a procuram?
A About Life é a marca por detrás dos eventos que organizo. Estes eventos são o Retiro Life Reset, que visa a maximização do potencial de cada um, ganhar clareza e repor níveis de energia e os Cursos de Coaching onde damos técnicas e ferramentas para um sucesso consciente.
Quando perguntamos às pessoas: “o que queres?”, a resposta mais comum é a hesitação, depois dessa, normalmente respondem: “ser feliz”, “viver melhor”, “ter sucesso”… No inicio a clareza é limitada, ao longo do processo de coaching os objetivos vão ficando mais claros o que é essencial para se trabalhar.
O principal inimigo dos nossos resultados é o medo: o medo do que os outros pensam, de não sermos capazes, do futuro, do desconhecido, etc. Ao aumentarmos a nossa confiança e mudarmos o nosso dialogo interno, muito muda. É simples, quando queremos um objetivo devemos pensar, visualizar e sentir como alguém que já o conseguiu.
O Coach ajuda o cliente a encontrar a solução, que muitas vezes parte de ser muito específico sobre qual é o “problema”. O que o cliente aprende é a ter autonomia para ultrapassar obstáculos, porque sucesso não é ter uma vida sem obstáculos é ter a capacidade, física e mental, de os contornar quando surgem. Eu, como Coach, facilito esse processo.

Para melhor entender, quem poderá beneficiar dos serviços da About Life, nomeadamente frequentar os cursos de autoconhecimento que disponibiliza?
Todos podem beneficiar, desde os que querem ganhar clareza sobre o presente aos que querem melhorar a cada dia a sua performance. É para os que querem investir em si. Tenho trabalhado mais com mulheres, vejo que se identificam muito com o meu percurso.

Sendo a Bárbara um (bom) exemplo do que é ser empreendedor, aquando da criação da About Life, quais foram os seus principais desafios? Se pudesse voltar atrás, o que faria diferente?
O principal desafio foi criar a minha identidade no mundo do Coaching. Esta clareza de: “o que é que de melhor tenho para dar?”. Voltando atrás não faria diferente porque não estaria aqui se o tivesse feito… talvez começasse mais cedo.

Sermos movidos por algo que nos fascina é algo comum a todos os que desejam mais e melhor. No seu caso, qual tem vindo a ser o estímulo diário ao longo dos anos?
O meu estimulo diário é ver pessoas mais realizadas e mais confiantes. Pessoas livres de seguir e de escolher a vida que querem viver. O que me estimula diariamente é observar a leveza, transformação e o melhor desempenho dos meus clientes.

Escolher a About Life é…
Escolher uma vida de realização pessoal, associada à melhor versão de cada um, à liberdade, à serenidade, à saúde e equilíbrio físico e mental. É dizer: “hoje valeu a pena!”