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“Construímos sonhos e isso é o que mais nos orgulha”

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“Construímos sonhos e isso é o que mais nos orgulha”

A Fusion Project & Concept Consultants prima por ter consultores de conceito, parceiros na valorização de projetos, desde a estratégia de investimento até à concretização de conceitos ousados. Tendo em conta as alterações que o setor tem vindo a sofrer, quem é hoje esta marca e de que forma tem acompanhado estas mudanças?

Acreditamos que a Fusion é uma marca que se tem vindo a afirmar e posicionar no setor como uma equipa com quem os parceiros – sejam clientes, promotores, entidades, construtoras, ou outros projetistas – podem contar para concretizar os seus objetivos. Confiança é a palavra principal do nosso dicionário, confiança uns nos outros, nos compromissos assumidos, na competência técnica de todos, e no resultado final do nosso esforço. É assim que gostamos de ser vistos, como parceiros de confiança. Mas é também uma equipa jovem, arrojada, audaz, corajosa e dinâmica, composta por elementos que procuram inovar, que sonham e nunca desistem. Somos hoje mais de uma dezena, e o que fazemos é uma extensão do que acreditamos. Não nos impomos limites. E, se o mundo é feito de mudança, nós também o somos, todos os dias. Mais do que acompanhar tendências, procuramos antecipá-las. Posicionamo-nos no presente, mas sempre aprendendo com o passado, e de olhos no futuro.

A construção, combinada com atividades relacionadas com áreas do imobiliário, reabilitação urbana, arquitetura e engenharia representam, para Portugal, uma das indústrias mais importantes da economia portuguesa. Assim, e tendo em conta o contexto atual em que vivemos, quais têm sido os principais desafios que estas áreas têm enfrentado na prática?

Este setor tem como principais desafios o incremento dos níveis de sustentabilidade das intervenções e a modernização tecnológica, através de sistemas integrados que garantam a qualidade construtiva e o controle de tempo, custo e rigor em obra. A industrialização associada ao setor da construção é incontornável. A construção é um dos setores tradicionais em Portugal, onde temos um conhecimento e uma competência reconhecida e inquestionável, mas este é um salto evolutivo que tem que ser dado agora. Temos que estar ao nível do que de melhor se faz a nível internacional. Tudo isto deve ser feito com alma e identidade, todavia, isso é, no limite, o que nos diferencia.

Numa era em que a digitalização tem sido parte essencial da evolução e continuação das atividades do mercado, de que forma, na v/ opinião, se tem tirado o devido proveito da mesma? Acreditam que existe ainda muito para explorar e aplicar?

Já não se trata de tirar proveito da tecnologia. Ela é mais do que isso, é parte integrante. A construção é tecnologia, o projeto é tecnológico, a integração dos vários projetos é uma orquestra de afinações entre especialidades e arquitetura e a tecnologia é hoje indissociável do rigor necessário às exigências crescentes.

Sim, há muito para explorar e desenvolver, obviamente. Hoje, espaços que incorporem saúde, bem-estar holístico, estilos de vida saudável, valores, conceitos. Esse é também um dos desafios do setor, mas também da sociedade como um todo. O setor da construção vive uma transição do tradicional para o tecnológico, numa tendência que se tornará cada vez mais visível.

Mais concretamente na Fusion Project & Concept Consultants, de que forma têm aplicado os conceitos ousados e com identidade exemplar, tendo em conta a digitalização do setor? Que novas oportunidades têm surgido?

A solução é a fusão. Conceito e tecnologia não são “apenas” complementos um do outro, mas sim uma integração plena. Um conceito pode ajudar a desenvolver uma tecnologia, e uma tecnologia pode inspirar um conceito. Ambos se interferem e conjugam simultânea e mutuamente. Quando dizemos não existirem limites, é nesse sentido. Se necessário, criamos a tecnologia, desenvolvemos o sistema. Já o fizemos antes e continuamos a fazer. Desenvolvemos soluções tecnológicas e integramo-las em projeto, estimulamos a sua industrialização e aplicamo-las em obra. São essas, precisamente, as novas oportunidades. O nome da nossa empresa nasce dessa identificação de fusão, de equipas, de valores, de conceitos, de experiências, de indústrias, e de tudo o que possa contribuir para o sucesso do resultado final das nossas ações.

O mundo está a mudar e a preocupação com o meio ambiente e o respeito pelos recursos naturais é maior a cada dia que passa. É legítimo afirmar que Portugal e estes setores de que falamos, tem estado na linha da frente no que diz respeito à sustentabilidade? De que forma?

Sim, relativamente à sustentabilidade, Portugal tem tentado estar sempre na linha da frente, sobretudo no que respeita às energias renováveis. Mas não chega, é necessário incorporar estratégias bioclimáticas alargadas na intervenção, e não deixar de lado a componente urbanística, para lá da construtiva. É necessário integrar, na verdadeira aceção da palavra, interligar escalas de intervenção, fazer pontes, não nos cingirmos. Temos que, dentro do possível, olhar para o todo, e não apenas para a parte. A visão estratégica é absolutamente fundamental, e é daí que devem vir os sinais e orientações certas.

Portugal tem vindo, de há uns anos para cá, a assumir uma posição favorável no que concerne à visita e estadia efetiva de estrangeiros. Em que medida se pode considerar que existem hoje mais projetos e oportunidades de trabalho para a Fusion Project & Concept Consultants, por este mesmo motivo?

Sim, as oportunidades existem e somos procurados para alguns projetos de investimento nacionais e internacionais, alguns ligados ao turismo, mas muitos outros ligados ao desporto, sabendo-se que temos apostado muito na especialização em infraestruturas desportivas de alto rendimento, e marcado uma tendência nesta área específica com um enfoque muito grande na funcionalidade, sustentabilidade e na identidade arquitetónica. Desporto é emoção. Os nossos projetos também o procuram ser. Precisamos dessa parte intangível porque acreditamos nela. Não dispensamos os laços emocionais que pudermos criar com quem vai vivenciar os espaços que desenhamos. Construímos sonhos e isso é o que mais nos orgulha.

FUSION PROJECT & CONCEPT CONSULTANTS

Sabemos que a Fusion Project & Concept Consultants tem representado e levado o nome de Portugal além-fronteiras, como por exemplo, na Expo Shangai. A visão alargada da marca advém também destas iniciativas internacionais? Que mais-valias se tem retirado destas experiências para o mercado nacional?

Sim, inquestionavelmente. A nossa equipa é internacional. Ver o mundo por inteiro marca a nossa identidade, relativiza a nossa visão, tridimensionaliza-a, confere-lhe amplitude e multiplicidade cultural, e inspira-nos. A cada intervenção refletimos aquilo em que acreditamos e o que somos. E aquilo em que acreditamos advém de várias cabeças, de várias vivências e experiências. Somos muito mais ricos por isso do que seríamos de outro modo.