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O que ganham as empresas com o uso de uniformes?

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O que ganham as empresas com o uso de uniformes?

Melhor marketing

Quando os colaboradores usam uniformes, estão a divulgar a marca de forma involuntária. Os possíveis clientes também estão a entrar em contacto com a marca sem se darem conta de tal.

Claro que, dessa forma, os uniformes acabam por se tornar uma ferramenta de marketing poderosa, capaz de chegar onde os meios tradicionais não chegam. E, o melhor, é que a marca tanto pode ser divulgada no interior do estabelecimento, como no exterior – em entregas ao cliente ou deslocações de trabalho.

Além da marca, os uniformes também são capazes de divulgar alguns valores, como a capacidade de organização da empresa ou a segurança. Essa partilha de valores ajuda a manter os clientes atuais e a captar novos clientes.

Fortalecimento da marca

As fardas e uniformes também ajudam a fortalecer a identidade corporativa, o que pode ser um grande apoio para a equipa de marketing. Isto porque será mais fácil chegar até aos possíveis clientes, se eles tiverem sido expostos à marca anteriormente.

No entanto, para que a estratégia resulte, será necessário ter alguns cuidados com os uniformes. Por exemplo, as cores usadas devem estar associadas à marca, para que exista uma associação rápida à mesma. Igualmente importante é incluir o logótipo no uniforme, numa zona em que se destaque.

Mas não são apenas essas questões que importam. Também deve escolher uniformes de tamanho adequado a cada colaborador e de um tecido de qualidade, para que não seja transmitida a mensagem errada.

A escolha do tecido também irá influenciar o conforto dos colaboradores, portanto tire algum tempo para fazer a escolha mais adequada.

Colaboradores mais confortáveis e produtivos

Escolher o uniforme mais adequado pode ser uma tarefa demorada, pois terá de escolher o melhor modelo e os tecidos mais adequados. O tamanho também deve ser escolhido com cuidado, com o apoio individual dos colaboradores.

Lembrando que ao escolher os uniformes, deve ter em mente o conforto dos trabalhadores. Os uniformes em algodão costumam ser excelentes escolhas, assim como os de poliéster. Na DAUTI pode escolher batas e uniformescom composição mista, ou seja, uniformes com 50% de algodão e 50% de poliéster. Também existem percentagens diferentes.

Esta compra irá melhorar o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, a sua produtividade. Além disso, os colaboradores também irão poupar tempo e dinheiro, pois não terão de escolher e comprar roupa adequada ao trabalho.

Um ambiente mais organizado e profissional

As batas e uniformes podem ajudar a organizar uma empresa, pois, dessa forma, os clientes irão identificar facilmente quem trabalha na mesma. Dependendo do setor, também será possível identificar quais as funções de cada colaborador – muito comum em clínicas e hospitais.

Os colaboradores também podem beneficiar deste uso, pois saberão quem pertence à equipa, algo ideal para quando entra um novo membro e os restantes colaboradores ainda não foram apresentados. Estes também irão sentir que pertencem à equipa e que existe alguma igualdade dentro da mesma.

Para facilitar a identificação entre colaboradores, as fardas podem ter o nome numa zona visível.

E se os colaboradores não estiverem de acordo com a mudança?

As mudanças podem ser complicadas para os colaboradores, principalmente se já trabalham há alguns anos na empresa. Portanto, antes de o uso ser obrigatório, deve marcar uma reunião com todos os funcionários. Existem também fornecedores como a DAUTI que oferecem um manual de identidade da imagem do colaborador, sendo esta personalizada a cada empresa.

O melhor será explicar quais as vantagens obtidas se todos usarem fardas e uniformes. Mas atenção, aqui o mais importante são as vantagens para cada um dos colaboradores e não tanto para a empresa – embora também seja importante partilhar.

Explique-lhes que os uniformes escolhidos terão bons tecidos, para que estejam confortáveis ao longo do dia, e que serão escolhidos modelos práticos e que facilitem a rotina diária. Além disso, mostre que o destaque de cada um pode ser feito através do marketing pessoal e fale um pouco mais sobre o assunto.

Dessa forma, além de conseguir uma reação mais positiva perante a mudança, também terá colaboradores mais motivados e prontos para crescerem profissionalmente.

A sua empresa está pronta para este próximo passo?