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“Portugal está neste momento no top 3 dos mercados com maior produção na WEALINS”

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“Portugal está neste momento no top 3 dos mercados com maior produção na WEALINS”

A WEALINS é uma marca de seguros de vida sediada no Luxemburgo, especializada na conceção de soluções de seguros patrimoniais. Com quase 30 anos de experiência, está ativa em nove mercados europeus. Enquanto Country Manager da empresa em Portugal, como nos pode descrever o consolidar da mesma no mercado português ao longo dos tempos?
Tal como diz, embora seja uma empresa com quase 30 anos de experiência neste tipo de soluções em vários países europeus, a WEALINS durante vários anos trabalhou o mercado português de uma forma indireta, ou seja, comercializava o produto português através dos seus parceiros internacionais. Em 2015 a companhia decidiu ter uma presença mais ativa em Portugal, trabalhando com parceiros nacionais, tal como alterou toda a documentação do seu produto para bilingue, ou seja, em inglês e português.
A companhia decidiu comprometer-se com o mercado português e isso tem vindo a consolidar a nossa marca em Portugal. Continuamos a ter uma grande procura por parte de clientes estrangeiros que mudam a sua residência para Portugal, mas também aumentamos a nossa base de clientes nacionais.
E a nossa produção de 2021 reflete isso mesmo: Portugal está neste momento no top 3 dos mercados com maior produção na WEALINS.

A WEALINS cria seguros de vida de gestão de património, considerando o país de residência do cliente, a sua situação familiar, bem como as suas necessidades e objetivos. Podemos afirmar que um – de muitos fatores – que distingue estas soluções é o facto de serem um “fato à medida”?
Correto. Desenvolvemos aquilo que apelidamos de “fatos à medida” para cada cliente, tendo sempre em consideração as suas necessidades específicas, sejam elas a nível sucessório, proteção de capital ou planeamento do seu futuro e segurança da sua família.
A gama de soluções da WEALINS visa a estruturação, preservação e transmissão do património do cliente sempre em total segurança, tendo por base as suas expectativas e necessidades.

Incorporada no ADN da WEALINS, a inovação está no centro da estratégia de negócios. Que transformações e inovações têm sido possíveis aplicar para criar, cada vez mais, valor às suas soluções?
O Grupo Foyer, e em consequência a WEALINS, fez da inovação um dos seus eixos estratégicos e pretende ser uma empresa tecnológica especializada na prestação de serviços de seguros de qualidade que vão ao encontro das expectativas dos seus clientes. A empresa decidiu implementar um sistema novo e tecnologicamente avançado que criou eficiência na estrutura de trabalho.
Lançamos em fevereiro último o e-Wealins, a nova versão da nossa plataforma digital para os nossos parceiros. Esta plataforma apresenta novos recursos para oferecer um serviço mais rápido e eficiente. Para melhor atender às expectativas e necessidades dos nossos parceiros, a plataforma estará em constante desenvolvimento para oferecer mais funcionalidades.
Com a integração da GB Life em 2020, alargamos a nossa oferta com o produto ePlatinum, para satisfazer as necessidades dos clientes que procuram uma solução 100 % digital que seja simples, rápida, fácil de usar e que ofereça preços únicos. Neste momento, o ePlatinum está apenas disponível no mercado belga.
Lançamos ainda um novo produto digital para França, bem como passámos a disponibilizar uma nova solução para o Mónaco. E continuamos a analisar o desenvolvimento de novas soluções para todos os mercados onde estamos presentes, mas admito que este é um trabalho sempre ongoing na WEALINS.

Em tempos de mudança social e económica devido à pandemia que se vive atualmente, qual o perfil do consumidor português que contrata este tipo de seguros? É legítimo afirmar que também ele mudou?
Não acho que o perfil do consumidor português que contrata este tipo de produto mudou. Considero sim, que os seguros de vida, assim como a transmissão de património, tornaram-se temas mais conscientes na sociedade global, tendo a pandemia despertado o sentido da sua importância. Principalmente na transmissão de património, em que as pessoas começaram a preocupar-se em salvaguardar o bem-estar dos seus familiares no futuro.

A WEALINS garante que os instrumentos financeiros atendem ao princípio da precaução e ao caráter de longo prazo do seguro de vida. Como funciona a estratégia de investimento que, neste caso, é definida pelo segurado?
Os seguros de vida são soluções a longo prazo, afinal grande parte dos clientes contratam este tipo de produto de forma vitalícia.
A estratégia de investimento é definida pelo tomador da apólice no momento da sua contratação e executada pelo gestor de ativos profissional escolhido por este para fazer a gestão do seu portfólio. No entanto, uma das vantagens deste tipo de solução é que não é estanque, ou seja, o tomador da apólice pode alterar a estratégia de investimento ou mesmo o gestor nomeado a qualquer o momento durante a vigência do seguro.

Muitos afirmam que Portugal tem um mercado de alto potencial para investir. Na sua opinião, o que fomenta esta ideia?
São várias as razões: desde o facto de ser um dos países mais seguros do mundo, a qualidade de vida e estabilidade económica e social que temos conseguido manter nos últimos anos, mas acredito que ainda temos muitos desafios pela frente, enquanto país, para que possamos atrair mais investimento.

Com todos os olhos postos em Portugal, tem sido considerado um país de eleição para viver e apostar. Acredita que a qualidade de vida que Portugal oferece, aliada a cidades cosmopolitas como Lisboa e Porto, tem sido um fator determinante para o investimento no mercado português? Porquê?
Considero que o facto de Lisboa e Porto serem cidades cosmopolitas, que em nada ficam atrás a qualquer outra cidade europeia, a segurança, a qualidade da nossa gastronomia, bem como o facto de sermos um dos destinos mais ensolarados da Europa têm ajudado muito sem dúvida. Os incentivos fiscais criados, como por exemplo o regime de residentes não habituais também têm fomentado essa eleição.

Para quem vem para Portugal, fica e reside, quão importante é ter de aplicar os seus bens e valores e, por outro lado, quão importante é o acompanhamento que a WEALINS oferece neste processo?
Vivemos num mundo global, onde a movimentação de pessoas é cada vez mais natural, seja por razões profissionais, pessoais ou familiares, por isso a portabilidade de um contrato de seguro é de extrema importância.
A WEALINS trabalha com uma rede independente de especialistas para que os nossos produtos estejam sempre em conformidade com a legislação do país de residência do cliente.
Sempre que um Cliente já possua uma solução WEALINS contratada e decida mudar a sua residência fiscal, o nosso leque de serviços cobre exatamente a análise das eventuais alterações necessárias face à nova jurisdição, para que o produto contratado mantenha a sua classificação enquanto “seguro de vida”, totalmente adaptado como tal à lei vigente desse país, ou seja, com a blindagem necessária para tal.  Um seguro de vida é um produto a longo prazo e por isso consideramos que a excelência do serviço pós-venda é vital

Com todas os desafios fruto da COVID-19, considera que os seguros de vida, enquanto produto de investimento, não só se mantiveram estáveis, como se impulsionaram e cresceram no mercado português? Como nos pode descrever o atual panorama?
Os seguros de vida continuam a ser um mercado em crescimento, não apenas pela maior procura por esta gama de soluções de forma transversal, mas porque ao longo dos anos a procura de soluções flexíveis e de poupança tem vindo a aumentar. Os investidores pretendem não só salvaguardar o seu património, manter uma gestão de excelência deste, tal como decidir a sua transmissão, isto sempre de uma forma fiscal eficiente e os seguros de vida conseguem combinar todas estas vantagens. A segurança que esta tipologia de produto encerra é fator diferenciador e os nossos parceiros reconhecem as vantagens para os seus clientes.

Que abordagem e estratégia tem sido aplicada pela WEALINS na promoção do mercado português para investir?
As nossas abordagens de marketing são muito específicas. Normalmente com entrevistas e publicidade em revistas de referência, como é o caso da Revista Pontos de Vista, com patrocínio de eventos específicos realizados pelos nossos parceiros, quer sejam vocacionados para uma clientela mais internacional ou nacional ou palestras de informação sobre as alterações legais e fiscais no mercado, que podem ser digitais ou presenciais.

Todos os setores, de uma maneira ou outra, estão a mudar. Assim, que novas tendências acredita que ditarão o universo dos seguros de vida no futuro em Portugal?
Antes de mais nada, teremos de perceber o que mudou no mercado, verificar o impacto causado pela pandemia e só aí será possível perceber quais as novas tendências para o futuro. Mas esta é uma análise diária no nosso tipo de negócio, realizada sempre em parceria com os nossos parceiros, sejam eles da área financeira, legal ou fiscal. A nossa prioridade continua a ser a manutenção de um serviço de excelência para nossos parceiros e clientes.

O que podemos esperar da WEALINS para o futuro, no acompanhamento destas novas tendências e também no campo da inovação, mantendo sempre como pilar a proximidade com os clientes?
Continuar a inovar, desenvolver novas soluções, encontrar o equilíbrio certo entre digitalização e relações humanas para atender às necessidades e expectativas dos parceiros e seus clientes, já que considero que a confiança e a presença física ainda são essenciais na construção de relacionamentos de longo prazo e neste tipo de negócio, mantendo sempre um serviço de excelência.