Vinho de Talha alentejano é parceiro oficial de evento londrino em honra da Rainha de Inglaterra

Comissão Vitivinícola Regional Alentejana congratula-se com aumento da notoriedade deste vinho inigualável que conta já com uma tradição de mais de 2 mil anos.

1482

Produtor alentejano de Vinho de Talha, sediado na região vitivinícola da Vidigueira, foi convidado pelo The International Club for Rolls-Royce & Bentley Enthusiasts, um grupo mundial de fãs das prestigiadas marcas automóveis, para ser o parceiro oficial do evento “Strive for Perfection”, que se realiza em Londres, no próximo dia 08 de outubro, em honra da Rainha de Inglaterra, Isabel II.

De acordo com o produtor, Honrado Vineyards, a escolha da empresa da região vitivinícola alentejana para este evento foi motivada pela crescente notoriedade do vinho português no mercado internacional e pela herança histórica e milenar do Vinho de Talha.

No evento vai ser lançado um livro de entrevistas dos parceiros da The International Club for Rolls-Royce & Bentley Enthusiasts, no qual também o Vinho de Talha será, uma vez mais, destaque. A publicação vai ser distribuída pelos mais de 20 mil sócios do clube e colocado em exposição em todos os stands da Rolls Royce e da Bentley espalhados pelo mundo, o que irá contribuir para a divulgação do Vinho de Talha ao nível global.

“É uma honra para a nossa comissão termos conhecimento que um dos nossos produtores terá o orgulho e a responsabilidade de levar a história dos Vinhos de Talha alentejano além-fronteiras. Acresce que esta participação vem dar força à candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da Produção Tradicional de Vinho de Talha, que tanto ansiamos conquistar”, salienta Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

O evento, que é organizado em honra da Rainha da Inglaterra, e para o qual a própria foi convidada, conta com uma zona de exposição onde o produtor alentejano poderá divulgar a marca e fazer provas de vinho.

Recorde-se que o modo de vinificação do Vinho de Talha chegou ao Alentejo pelas mãos dos romanos, há mais de 2 mil anos e permanece, até aos dias de hoje, como parte da cultura e ADN da região. Este vinho inigualável distingue-se essencialmente pelo facto de fermentar na talha, ao invés de em cubas, o que lhe confere características únicas.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.