Contisystems lança Merece, o Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos

A Contisystems lançou um novo movimento – Merece. Merece vem de: Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos.

1528

Este é um movimento que pretende juntar o maior número possível de entidades emissoras para garantir um tratamento ecologicamente responsável dos cartões inutilizados. Para esse efeito, o Merece assegura o seu encaminhamento para reciclagem, transformando-os em mobiliário urbano. Adicionalmente efetua a compensação da pegada de carbono estimada para os cartões com a plantação de 1 árvore por cada kg de cartões recolhido.

De onde surgiu este movimento?

Esta é uma iniciativa da Contisystems, um dos maiores fornecedores nacionais de cartões bancários e nãobancários. Com o objetivo de minimizar o seu impacto ambiental, a Contisystems identificou a sua área de Soluções de Pagamento como sendo grande geradora de plástico que não pode ser encaminhado para o ecoponto amarelo devido aos seus componentes eletrónicos (chip, antena, banda magnética). Ao procurar uma solução para estes resíduos, encontrou a Extruplás, o parceiro que, pelo tipo de processo que usa e pelo tipo de produtos que produz, consegue introduzir como matéria-prima a estilha de plástico com componentes eletrónicos.

Como funciona este movimento?

Atualmente, além da Contisystems, existem 3 membros emissores de cartões: O Santander, o Banco CTT e a Unicre. Contamos que em breve sejam muitos mais para que possamos alargar o impacto desta iniciativa. Os membros do movimento têm a responsabilidade, com todo o apoio e suporte da Contisystems, de recolher os cartões inutilizados. E isso pode ser feito de 3 formas diferentes.

Caixas de recolha
Sempre que os membros entendam como viável poderão disponibilizar caixas de recolha Merece nos seus pontos de atendimento ao público.

Caixa automática
No caso de serem emissores de cartões bancários, os membros podem ainda optar por dar aos seus clientes a opção de deixarem o seu cartão caducado ser capturado na caixa automática, assegurando o seu posterior encaminhamento para o tratamento no âmbito do Merece.

Envio pelo correio
Os envios tanto podem ser de livre iniciativa de consumidores como promovidos pelos emissores, com o envio de um RSF aquando do envio de cartão de renovação.
Para o envio espontâneo será disponibilizado um apartado (atualmente – Contisystems – Apartado 201 – Loja CTT Rebelva (Carcavelos) 2776-970 Carcavelos) para onde poderão ser enviados os cartões para tratamento no âmbito do Merece.

A produção de cada cartão com componentes eletrónicos gera uma pegada de carbono de
aproximadamente 150gr. Para compensar esta pegada, o Merece irá proceder a ações de plantação de árvores.
Através do nosso parceiro Associação Plantar uma Árvore, iremos plantar 1 árvore por cada kg deresíduos recolhido no âmbito desta ação assegurando a sua manutenção por 5 anos.

Evento de Lançamento do Merece
Temos o prazer de o convidar a assistir à transmissão online do evento de lançamento do Merece, no dia 8 de outubro de 2021, às 9h30. Vamos contar com a participação dos primeiros membros do movimento e com os nossos parceiros que nos ajudam a dar aos cartões o final que merecem.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER: https://merece.pt/evento-lancamento